O que não está no mundo virtual não existe. Parece estranho e até assustador dizer isso, mas é fato que empresas, profissionais e serviços que não tem (boa) presença digital, são menos vistos e menos lembrados pelo público. No marketing para o ramo da hotelaria não é diferente. Para que seu hotel ou pousada seja uma referência, tenha procura por reservas e transmita credibilidade, mais do que a beleza que Vinícius, o de Moraes, disse que é fundamental, o marketing digital do seu hotel, ou melhor, o marketing digital bem feito, é fundamental nos dias de hoje.
Mas como fazer isso? Por onde começar? São tantas as redes sociais, aplicativos e meios – Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, site, blog, podcast, LinkedIn, chatbot – que constroem a presença digital de uma marca que, para quem vê de fora, pode parecer um emaranhado bem emaranhado. Mas, calma! Preparamos este artigo com um checklist prático, com três etapas e um passo a passo de redes sociais para hotéis e pousadas que vai desfazer todos nós por aí. Vamos lá?
Antes do perfil nas redes, o perfil do seu público
Estar presente para quem? A presença digital deve ter um destinatário. E este deve ser bem definido para que a mensagem endereçada seja, de fato, de seu interesse. Para que a comunicação, em qualquer meio, aconteça de forma fluida e eficaz é preciso ter o perfil do público bem traçado. Para isso, comece do zero e comece com as perguntas que apresentamos abaixo:
- Qual é a faixa etária do seu público?
- Qual é a proporção, por gênero?
- Qual é a principal atividade das pessoas que procuram seu hotel?Quais as secundárias?
- Qual a renda média do seu público?
- Qual o nível de escolaridade?
- Qual é o estilo de vida?
- Quais são os hábitos de consumo?
Estas questões são algumas referências e você pode conseguir as informações por meio do Cadastro dos Hóspedes. Mas não é preciso ficar apegado a elas. Você pode estabelecer o público-alvo definindo uma persona que é real, que frequenta o hotel ou pousada. Você pode usar como base o perfil de um hóspede fiel e ideal para entender melhor quem quer se hospedar no seu negócio (e quem você quer hospedar). A definição do público-alvo é importante também para definir em quais redes sociais o hotel ou pousada estará presente. É preciso ter foco neste momento para “desenhar” a persona. Quanto mais detalhada ela for, melhor para seus resultados de marketing para seu hotel.
A audiência quer conteúdo interessante nas redes sociais
Sabendo bem quem estará do outro lado da linha, ou melhor, da tela, agora é a hora de definir o que será oferecido. Quais conteúdos, você, como hotel ou pousada, vai compartilhar em suas redes sociais? Com tantas informações sendo geradas em um clique, a audiência tem ficado cada vez mais exigente, por isso, é preciso ter qualidade, em todos os sentidos, para despertar e manter a atenção do seu público.
Antes, no entanto, de definir o planejamento das pautas, organize um calendário com as datas das publicações para deixar tudo mais visível e organizado, ok?
Agora, sim! Como produzir um conteúdo de qualidade?
Beleza se põe na mesa
- imagens bonitas, esteticamente bem produzidas, com boa resolução, boa luz e harmonicamente construídas são essenciais. Elas é que vão chamar a atenção para o primeiro olhar e são elas que vão determinar a primeira impressão do seu negócio. Não é preciso dizer que precisam ser fotos reais do hotel ou pousada, certo?
Informe, emocione, transforme
- o conteúdo precisa informar, entreter, comover e educar os seguidores, então, ao lado da imagem, o texto precisa ser bem escrito, atraente, precisa mexer com as emoções de quem lê ou escuta. É preciso tocar o outro, despertar nele a vontade de conhecer seu espaço, de sentir que aquele é o seu lugar para se hospedar, pois se identifica, vibra na mesma frequência. Encontre referências de conteúdo para se inspirar no Google, no Pinterest e no YouTube.
Ofereça soluções
- sabendo das características do seu público-alvo fica muito mais fácil identificar quais são seus interesses e quais são as inquietações que você, como hotel ou pousada, pode atender e solucionar por meio da comunicação via conteúdo digital.
Converse com seus seguidores
- gerar engajamento é um dos principais objetivos quando se está nas redes sociais. Sendo assim, ao receber comentários e perguntas, esteja atento para responder aos usuários o quanto antes e de maneira gentil, clara e positiva. Nunca deixe sua audiência falando sozinha.
Invista em blog posts e seja um gerador de conteúdo
Para que os robôs do Google vejam seu negócio com melhores olhos, colocando em melhores posições em seu mecanismo de buscas de resultados, aposte na produção de blog posts no seu site. Os artigos produzidos devem ser autorais, ou seja, nada de cópias, e conter informações que interessam ao seu público.
No caso da hotelaria, temas que podem ser explorados são: estrutura do hotel, belezas naturais da região, história e curiosidades da cidade em que está localizado, atrações turísticas, dicas práticas para facilitar as viagens etc. As palavras-chave são muito importantes e estratégicas para atrair o público certo. Uma ferramenta gratuita, que você pode utilizar para pesquisar quais são a buscas mais comuns no Google, é o Ubersuggest. Lá você pode ver quais são as palavras que levam a pessoa para o seu site ou, por exemplo, ver na sua cidade ou região, quais os conteúdos que as pessoas mais procuram (gastronomia, passeios etc).
Enfim, as possibilidades são muitas. O que é preciso é determinação e conhecimento em técnicas de SEO para que seu texto seja mais visto pelos algoritmos do Google. Quer saber quais são? Vamos lá:
- Ter uma palavra-chave (ou uma expressão-chave) para o artigo;
- Produzir textos entre 300 e 1500 palavras;
- Incluir imagens para ilustrar o texto e usar a palavra-chave no título;
- Incluir a palavra-chave no primeiro (ou máximo segundo) parágrafo;
- Sempre que possível, incluir links ao longo do artigo que direcionem para outro artigo dentro do seu blog, gerando assim mais cliques;
- Encerrar o texto com um chamado para uma ação direta e clara, como por exemplo, “entre em contato” e “acesse o site” para gerar tráfego na sua página virtual;
- “Quebrar” o texto com intertítulos para que não fique cansativo para a leitura. Os intertítulos ajudam também a deixar mais dinâmico e didático o conteúdo.
Checklist geral das redes sociais
Com as informações sobre a importância de um bom conteúdo para uma presença digital que faça, realmente, a diferença e traga resultados efetivos para o marketing do sue hotel em forma de reservas, vamos partir para um checklist geral de como atuar nas redes sociais:
- Use o mesmo nome e o mesmo avatar (imagem do perfil), de preferência, em todas as suas redes sociais e canais de comunicação (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube etc).
- Estabeleça de uma a três redes sociais para estar presente. Melhor do que estar em todas é estar sempre ativo em uma.
- Tente manter a frequência de posts diários. Mas lembre-se de ter conteúdo, de falar de conceito e não cair no batido “Bom dia!” ou “Dia linda por aqui”.
- Blog posts podem ser publicados uma vez na semana e vídeos no Youtube, de 1 a 2 por semana.
- No caso dos vídeos para YouTube, os títulos não devem passar de 100 caracteres e devem conter a palavra-chave também. Na descrição dos vídeos, procure ser criativo e inclua links que levem para o site ou blog do seu hotel.
Com esse checklist de redes sociais para seu hotel no qual reunimos as principais dicas de presença digital e redes sociais na hotelaria fica mais fácil começar ou aprimorar a comunicação do seu negócio! Aproveite, explore as muitas possibilidades e coloque seu hotel no topo. Para mais dicas de marketing para hotelaria, faça o download do nosso checklist agora mesmo e confira orientações práticas e úteis para seu dia a dia.