No mundo altamente conectado e digital de hoje, as redes sociais têm um papel fundamental na promoção e divulgação de hotéis, pousadas e Airbnbs. Mas, gerenciar um hotel inteiro e ainda ter tempo para as redes sociais são tarefas que consumem muito tempo e que algumas até podem ser deixadas de lado.
Felizmente, a inteligência artificial (IA) já virou tendência e está se tornando uma poderosa aliada para facilitar essa gestão. Neste artigo, você aprenderá como a IA pode te ajudar a otimizar a presença online do seu estabelecimento, através de algumas dicas de ferramentas para criação de textos, geração de imagens, vídeos e insights de conteúdo para turbinar seu marketing digital.
Chat GPT
O Chat GPT é uma plataforma que funciona semelhantemente como o Google, ele entrega respostas para praticamente qualquer pergunta que você fizer a ele. Desde que seja com informações até setembro de 2021.
A sacada foi que, além dele responder exatamente o que você quer descobrir, ele pode ser usado para gerar ideias de contextos inseridos através de um prompt (comando) em formato de texto.
A partir dele, surgiram inúmeras outras ferramentas como essa que usam da IA para facilitar a rotina de alguns profissionais criadores de conteúdo e que pode ser usado por você para “quebrar esse galho” na hora de criar uma publicação no Instagram. Conheça algumas logo abaixo.
Para criar textos
Já ouviu aquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Então, os textos são as peças-chave para atrair a atenção dos potenciais hóspedes. A IA irá auxiliar na criação de textos cativantes e persuasivos para se conectar com a linguagem do seu hóspede nas redes sociais do seu hotel ou pousada.
Ferramentas como o ChatGPT permitem gerar automaticamente descrições criativas e informativas sobre os serviços, comodidades e experiências únicas que seu estabelecimento oferece.
O ContentBot é outra dica legal de criação de conteúdo que utiliza IA para gerar postagens para redes sociais. Com ele, você cria legendas, hashtags e até mesmo, posts completos.
É importante lembrar que por mais que essas descrições podem ser adaptadas para diferentes plataformas e até te ajudem a captar o interesse dos usuários, elas não substituem a função de um profissional da área que irá filtrar e avaliar o que é válido ou não usar nas redes sociais.
Leia também: A importância das redes e como usá-las para conseguir novos hóspedes
Gerando imagens com IA
Uma imagem com alta qualidade e fotografada no ângulo certo gera aquele fator “uau” na hora que seus hóspedes estão avaliando suas reservas. Mas, você sabia que nem todo post exige fotos dos quartos e banheiros? Você pode criar publicações com imagens e contextos que não sejam do seu hotel como foco principal.
Você pode criar publicações com imagens e contextos que não sejam do seu hotel como foco principal. As dicas, posts motivacionais, depoimentos de clientes, bastidores são ótimas formas de gerar conteúdo de valor nas redes.
Uma dica é usar o DeepArt, ele usa algoritmos de Machine Learning para transformar fotos comuns em obras de arte únicas, permitindo que você crie imagens exclusivas para suas postagens.
Além disso, existem plataformas que fornecem bancos de imagens alimentados por IA, como o Unsplash e o Canva, que oferecem várias fotos gratuitas e de alta qualidade para uso comercial.
Vídeos também podem ser criados com IA
Além das imagens, o vídeo também tem um grande impacto nas redes sociais. Isso porque os algoritmos entregam mais este modelo e favorecem as hospedagens que criam esse tipo de conteúdo. Use essa dica para encontrar uma maneira eficaz de mostrar as instalações do seu hotel e proporcionar uma experiência imersiva aos hóspedes em potencial.
E você não precisa saber editar esses vídeos após gravar, a IA tem soluções para isso também. O InVideo e o Clipchamp, por exemplo, permitem criar vídeos de maneira rápida e fácil, oferecendo modelos personalizáveis e trilhas sonoras empolgantes.
E agora, o que fazer?
Saber o que postar nas redes sociais pode ser um desafio constante. E a IA fornece insights valiosos sobre os interesses e preferências dos seus seguidores. Plataformas como o Hootsuite utilizam tecnologias avançadas para analisar dados de redes sociais, identificando tendências, padrões de engajamento e o melhor momento para postar conteúdo.
Todas essas ferramentas existem para que você tenha um ponto de partida e consiga criar uma estratégia de mídia social de um jeito mais tranquilo e eficiente.
Use a IA para elaborar um calendário de publicações, ou seja, crie editorias e tons de voz que conversem com seus clientes de um jeito impactante e invista seu tempo para melhorar sua presença online e aumentar as chances de atrair novos hóspedes para o seu hotel, pousada ou Airbnb.
Veja também mais conteúdos aqui no blog para se inspirar e melhorar ainda mais a experiência no digital do seu hóspede com você.
🛎️ Como atrair mais hóspedes para o seu hotel em 2023
🛎️ Insights sobre transformações que impactam a hospitalidade
🛎️ Tendências de experiência: o que é e como aplicar no seu hotel
🛎️ Google hotel center: descubra como essa ferramenta pode te ajudar a aumentar o número de reservas
🛎️ Como investir no marketing local para atrair viajantes regionais?
🛎️ Canais de vendas para melhorar as reservas no seu motel