Depois de dois anos desafiadores para o turismo, por conta do Covid-19, o cenário pós-pandemia se mostrou muito otimista e 2022 já resultou em uma melhora considerável para o setor, deixando os empreendedores do ramo hoteleiro com muita expectativa para 2023.
Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, durante a realização do Summit Global, as projeções são de que esse setor movimentará perto de US$9,6 trilhões (o equivalente a cerca de R$50 trilhões, na cotação atual) na economia mundial em 2023.
E para que você não perca a oportunidade de atrair mais hóspedes no ano que está por vir, nós criamos esse artigo que contempla desde dicas de marketing digital até a como preparar seu hotel, com mais comodidade, para oferecer a melhor experiência.
Acompanhe a leitura! 🙂
Tendências de comportamento para 2023
Para sabermos que tipos de ações devemos implementar a fim de captar mais hóspedes, é importante entender o cenário e as tendências de comportamento.
A crise sanitária mexeu e ainda vem mexendo muito com o turismo, inclusive no Brasil, onde pudemos observar um interesse muito maior em viagens por conta da alta taxa de vacinação e sentimento de confiança no sistema de saúde. E, de acordo com esse novo comportamento, a mudança que vemos no cenário para 2023 é:
- A fim de reduzir custos, passeios e viagens mais regionais
- Interesse maior em conhecer lugares históricos
- Turismo em grupo
- Ecoturismo em ascensão
(fonte: Allianz Partners Brasil e LatAm)
Marketing Digital
O marketing digital se mostrou um grande aliado na captação de novos clientes, não é mesmo?
Atualmente temos diversas ferramentas como: Facebook, Instagram, TikTok, WhatsApp, Telegram, entre outras, para nos ajudar a fortalecer a imagem do nosso hotel ou pousada. Mas antes de sair investindo em todas, veja a que mais se assemelha ao seu público e com o seu tipo de negócio. Algumas que estão mostrando muita força para o setor hoteleiro são:
Google Meu Negócio: Gratuito e fornecido pelo Google, possibilita que seus hóspedes postem avaliações sobre seu hotel ou pousada e a responder críticas e dúvidas. Além de fornecer estatísticas sobre a movimentação no seu site.
Instagram e TikTok: As duas ferramentas podem ser usadas para mostrar o dia a dia do seu hotel e também fotos e vídeos de suas acomodações. No Instagram use e abuse dos Reels!
WhatsApp e Telegram: Dois canais de mensagens com seus hóspedes, eles auxiliam nas respostas mais rápidas, via mensagem, e também possibilitam a criação de listas de transmissão para propagar promoções.
Facebook: Apesar de não estar mais tão em evidência, o Facebook é a rede social onde mais se concentra o público mais velho, que possui o maior poder aquisitivo para viajar, onde dados mostram que que a proporção de pessoas com mais de 55 anos que usam o Facebook cresceu de 49% para 53% entre 2017 e 2019. Além de ser imprescindível para a realização de anúncios nas redes sociais!
Google Ads: Usado para fazer anúncios que serão veiculados no site de buscas, uma boa gestão de seus anúncios faz com que você apareça para um público qualificado e se destaque em relação aos seus concorrentes.
E, que tal investir em um site próprio? Ter uma página te auxiliará a ter mais credibilidade e a atrair ainda mais hóspedes. Ah, e não se esqueça: é muito importante que o site seja responsivo e possa ser usado em diferentes dispositivos como computadores, celulares e tablets.
Seu site também pode ajudar a conquistar mais leads, fazendo com que eles assinem sua newsletter para receber mais informações sobre promoções, curiosidades locais etc.
Ficou interessado mas não sabe por onde começar? Acesse nosso Check List Para Redes Sociais para te ajudar nesse momento!
Turismo Regional e em grupos
Outra vertente do turismo que cresceu muito em 2022 e promete seguir em ascensão é o turismo regional e em grupos. Por isso, é sempre legal investir nesses dois tipos de programa. Que tal oferecer um Day Use para as pessoas da sua região conhecerem seu hotel? Ou então, pacotes promocionais para grupos de viajantes?
Sustentabilidade
A sustentabilidade também está se mostrando cada vez mais necessária e vai de encontro com o ecoturismo, pois segundo a última Web Summit, evento que aponta as principais tendências comportamentais que irão reger os próximos tempos, é que muito mais que questão higiênica, a sustentabilidade será uma questão essencial para os consumidores escolherem determinada experiência e/ou produto.
Então, ofereça opções sustentáveis em sua estadia por meio de iniciativas concretas, presente no dia a dia do hotel, nas ações de seus colaboradores e na educação de seus hóspedes. E, se quiser mais dicas sobre esse tema, é só clicar aqui e ficar por dentro do assunto!
Baixa Temporada
Apesar de 2023 prometer dar aquele gás no turismo, a baixa temporada existe e é importante estar preparado para ela.
Você pode investir sim em baixar a diária durante esse período, mas é preciso saber como fazer. Por exemplo: Se de terça à sexta-feira seu hotel apresenta baixa no número de reservas, que tal oferecer um desconto durante esse período?
Outra forma de atrair mais hóspedes durante a baixa temporada é oferecer serviços extras como spa, manicure, massagem e tudo que sua criatividade e orçamento permitirem!
Eba! Já estou recebendo mais hóspedes, o que fazer agora?
Agora que você já começou a receber mais hóspedes é importante conseguir retê-los. Por isso, durante o Check In, tente pegar todos os dados que farão a diferença na hora de utilizá-los ao seu favor. Um exemplo é saber o motivo da viagem: se um casal está se hospedando e o motivo da viagem for aniversário de casamento, ter esse dado é super interessante para no próximo ano poder oferecer oportunidades para eles se hospedarem novamente com você.
A qualidade da equipe e um bom atendimento também fazem toda a diferença para reter esse hóspede e uma gestão de qualidade é o que mais reflete nessas duas questões. E se você, gestor, tem dúvidas de como gerir bem um hotel, a gente te ajuda: é só ler aqui.
E por último mas não menos importante, a arrumação do quarto é algo imprescindível para que seu hóspede tenha uma experiência 100% satisfatória pois o cuidado e o olhar para os detalhes da arrumação do quarto podem proporcionar uma experiência de viagem muito mais interessante, gerando melhores avaliações dos clientes. Neste sentido, deixamos para o final um artigo que será uma mão na roda para que você mantenha uma arrumação impecável no seu hotel. É só clicar aqui para ler.