Para chegar ao destino ideal, a busca passa, primeiro, pelo espaço virtual. Não tem jeito. Na era da conectividade e do acesso ao mundo pela palma das mãos, hotéis e pousadas que querem ser vistos e escolhidos devem ter lugar cativo – e ativo – nos sites de reservas e nos aplicativos conhecidos como metabuscadores, como é o caso da plataforma Trivago.
Ao planejar a estadia de uma viagem, fica tudo mais fácil quando, em um mesmo espaço online, o viajante é capaz de encontrar as informações que considera mais relevantes como valor das diárias, localização, acomodações e pode, ainda, visualizar, sem mudar de página, as diferentes ofertas disponíveis para ele.
Assim, num clique, ele tem milhares de opções para avaliar e fazer sua escolha de hospedagem ideal. Mas como fazer minha pousada aparecer no Trivago? Como me cadastrar e ter as vantagens de estar em metabuscador?
Para responder a essas e outras perguntas sobre como divulgar sua pousada no Trivago, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e prepare-se para ir longe!
Viagens, hospedagens e a internet no Brasil
Para começar, um breve cenário do acesso à internet no Brasil e o uso dos aplicativos pela população: três em cada quatro brasileiros acessam a internet – o que equivale a 134 milhões de pessoas.
O dado é da pesquisa TIC Domicílios 2019, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.
O levantamento mostra ainda que, quando se fala em frequência de uso, 90% das pessoas ouvidas relataram acessar a internet todos os dias, 7% pelo menos uma vez por semana e 2% pelo menos uma vez por mês.
E, olha só, entre as informações mais buscadas, estão produtos e serviços (59%), serviços de saúde (47%), pagamentos ou transações financeiras (33%) e viagens e acomodação (31%).
Já no Estudo da Demanda Turística Internacional – Brasil, de 2018, feito pelo Ministério do Turismo, o uso de internet para consulta, reserva ou compra de serviços turísticos – no quesito hospedagem – passou de 37,9%, em 2014, para 46,8%, em 2018.
Dessa maneira, fica fácil entender como é indispensável ter a sua pousada em evidência na internet para que ela apareça, seja vista e reconhecida. Impossível não fazer checkin no ambiente virtual.
Mas, como aparecer no Trivago?
Antes de falar sobre como divulgar sua pousada no Trivago, é preciso saber o que é o Trivago. Engana-se quem pensa que é um site de reservas online.
O dispositivo Trivago é considerado líder mundial em metabusca de hotéis. Isso porque ele fareja, mapeia, reúne e mostra todas as opções de hospedagens online disponíveis para aquele destino solicitado, de acordo com os critérios definidos pelo viajante.
Assim, os metabuscadores, na hotelaria, agrupam informações de sites de buscas, de reservas e dos sites dos próprios estabelecimentos de hospedagem para apresentar as tarifas de diferentes pousadas e em um determinado destino.
O Trivago é um metabuscador bastante conhecido por aqui e seu objetivo é, então, oferecer, em um só clique, a possibilidade do hóspede comparar os valores dentro de uma vasta seleção de estadias.
Mas não para por aí. Além dos preços rapidamente disponíveis para avaliação do viajante, o Trivago oferece uma visão completa do lugar e uma análise sobre a qualidade da pousada de forma transparente. As estrelas indicam a reputação da hospedagem de forma imparcial.
Hoje são mais de 700.000 estabelecimentos hoteleiros já registrados na plataforma do Trivago, que pode ser encontrada em 33 idiomas.
Quais as vantagens de estar no Trivago?
Como vimos, a internet é uma ferramenta fundamental para a hotelaria e para o marketing do setor. Ter um site próprio, fazer uso das redes sociais, estar em sites de reservas online e nos metabuscadores deve ser visto como estratégico para o negócio.
Por isso, ao criar um perfil no Trivago, que é uma plataforma gratuita – importante destacar -, sua pousada pode:
- ter mais visibilidade;
- ganhar mais credibilidade;
- alcançar milhões de viajantes;
- atrair mais interessados;
- fechar mais reservas.
Como cadastrar minha pousada no Trivago?
Bem, agora vamos partir para a ação! Qual caminho devo seguir para cadastrar minha pousada no Trivago? Vamos te indicar aqui.
Para os proprietários e gestores de hotéis e pousadas, o Trivago possui o Hotel Manager, dispositivo gratuito que permite a criação e o gerenciamento do perfil da sua pousada, possibilitando que ela fique visível aos viajantes.
Assim, sabendo que os hóspedes pesquisam e comparam antes da decisão de compra sobre qual estabelecimento é o ideal para eles, na hora de fazer o seu cadastro no Trivago, lembre-se de deixá-lo bem completo e atraente.
E, como você tem autonomia para gerir sua pousada na plataforma, explore todas as possibilidades.
Para isso, veja as dicas abaixo:
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Informações do perfil
Coloque informações específicas, assim será mais fácil para o buscador do Trivago apresentar sua pousada aos potenciais hóspedes.
Importante divulgar um conteúdo de qualidade com dados de contato, imagens em alta definição, detalhes das instalações e dos serviços.
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Opiniões e avaliações dos hóspedes
Compartilhar o ponto de vista e as experiências dos viajantes que já ficaram na sua pousada é uma forma de transmitir confiança e mostrar como seu atendimento é diferenciado.
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Valores
As tarifas aparecem logo de cara e a plataforma mostra todas as opções para o viajante comparar. Assim, elas podem ser um fator decisivo, mas, diante da concorrência é preciso considerar muitos fatores e questões estratégicas.
Nem sempre baixar o valor pode ser garantia de reserva.
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Interação com os hóspedes
A presença no ambiente virtual deve ser ativa. Por isso, é preciso que haja comunicação e engajamento com o público. É importante estar atento para responder às perguntas e agradecer pelas avaliações positivas.
Caso haja questões negativas, não tente esconder, mas sim, resolver, mostrando as soluções de forma gentil e amigável.
A interação com os clientes torna a relação mais humana e traz proximidade.
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Pesquisas diretas
No Trivago, quanto mais o nome do local for pesquisado diretamente no seu buscador, maior será sua popularidade no dispositivo.
Então, reforce as informações sobre a sua pousada com qualidade, assim ela terá mais chances de ser promovida a milhares de hóspedes em potencial.
Enquanto você edita e potencializa o perfil no Trivago, você pode ver a posição do seu estabelecimento nos resultados de busca. De acordo com o metabuscador, as pousadas com bom posicionamento têm até 5 vezes mais visitas.
Por fim, lembre-se que os metabuscadores, como o Trivago, farejam, analisam e captam o conteúdo em diversos sites para, então, entregar ao viajante que pesquisa. Entre os aspectos considerados estão:
- características do hotel;
- avaliações de outros hóspedes;
- limpeza;
- conforto;
- alimentação oferecida;
- tarifas para o período pesquisado.
Então, além de manter o perfil no próprio Trivago atualizado, mantenha todos os outros canais virtuais da pousada em dia também, ok?
O que achou das informações compartilhadas aqui? Cadastre-se no Trivago, faça bom uso da plataforma e melhore o desempenho da sua pousada. Para mais dicas sobre marketing e hotelaria, acesse nosso blog.