Como fazer uma estratégia de preço e vendas na sua hospedagem

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Previsão de preços, estratégias de taxas, descontos, promoções e tarifários. Esses são alguns dos termos encontrados quando pesquisamos sobre estratégias de preço na hotelaria. Mas, calma, você não precisa ser um mestre contador ou um gerente de precificação para dominar essa habilidade e alcançar um bom preço nas suas vendas.

Nesse artigo vamos te mostrar o que é preciso fazer e tomar conhecimento para alcançar suas metas e objetivos de vendas. Acompanhe!

Veja também: Tarifário – o que é e como definir

Os principais desafios

Sabemos que existem vários desafios a serem superados no setor da hotelaria, como: alta competitividade, imprevisibilidade de demanda e concorrência. A determinação do preço ideal para um quarto de hotel pode ser um processo complicado porque preços excessivamente altos podem afastar os clientes em busca de valor, enquanto preços muito baixos podem prejudicar a lucratividade.

Lidar com essas flutuações exige uma abordagem inteligente que podem incluir algumas ferramentas e conhecimento de gestão de receitas que vão te ajudar a adaptar seus preços em tempo real.

Leia também: Como os viajantes escolhem seus hotéis e como fazer para ser o escolhido

Manter-se à frente da concorrência requer também um monitoramento constante dessas estratégias, para ajustar conforme a necessidade do momento em que seu hotel ou pousada estão inseridos, sem depender de uma “forma de bolo” para fazer isso.

Conheça as melhores estratégias de marketing, preço e vendas

Estratégias de marketing

Investir em tecnologia é essencial, mas não obrigatório. Sistemas de gestão de receitas avançados e software de análise de dados podem fornecer insights valiosos para a tomada de decisões, mas se você não puder arcar com esses custos, pode começar a fazer essa gestão pelo Excel ou até em uma planilha feita à mão. O importante é ter o controle para conseguir gerar receita e mais lucro para seu negócio.

Para acompanhar a concorrência acirrada, mantenha-se sempre atualizado sobre as táticas e estratégias dos concorrentes, observe como se movimentam no setor. Isso não apenas ajuda a entender as tendências do mercado, mas também permite ajustar suas próprias abordagens de preço e venda de reservas e promoções.

Veja também: Marketing na hotelaria – saiba como utilizar os canais de vendas para ter mais reservas na temporada

A segmentação de clientes é outra estratégia eficaz. Quando você compreende verdadeiramente as necessidades e preferências individuais dos seus hóspedes, começa a gerar inúmeras ideias de ofertas personalizadas, que vão ao encontro do que seu público precisa e, consequentemente, aumenta a atratividade do seu hotel.

É importante também investir no treinamento da equipe. Uma equipe de vendas bem treinada consegue vender o serviço excepcionalmente. Eles atuam através das pessoas que já sabem o que querem e finalizam aquele “chute no gol”.

Estratégias de preços

Lembre-se sempre que a sazonalidade tem uma função muito importante na precificação dos seus quartos e estadias, afinal, durante períodos de alta demanda, como férias ou eventos locais, você pode aumentar suas tarifas para aproveitar ao máximo a procura.

Da mesma forma, durante as baixas temporadas, preços mais competitivos podem atrair hóspedes em busca de ofertas. E é aí que entram as promoções e pacotes como estratégias eficazes para atrair hóspedes.

Leia mais: Custos e despesas – entenda a diferença e como gerenciar melhor seu caixa

Oferecer descontos em estadias prolongadas, com refeições ou serviços adicionais no pacote, ou até mesmo, fornecer benefícios exclusivos para reservas diretas não só atraem mais reservas diretas, como também e incentiva a fidelidade do cliente e seu feedback positivo no check-out.

A flexibilidade de preços é uma abordagem cada vez mais popular. Hotéis podem usar sistemas de preços dinâmicos que ajustam automaticamente as tarifas com base na demanda rapidamente. Assim você consegue otimizar a receita e responder diretamente às mudanças do mercado.

Estratégias de vendas

A gestão de redes sociais e avaliações online tem um papel fundamental nas suas vendas, quando seu perfil consegue manter a atenção de hóspedes, a procura de quartos pode aumentar e as avaliações, constroem uma reputação positiva e atraem mais pessoas em potencial.

Leia mais: Checklist para redes sociais do seu hotel ou pousada – um passo a passo sem segredo

Outra dica interessante é fazer uso do upselling e cross-selling para aumentar significativamente a receita. Mas o que significam esses termos? É basicamente oferecer serviços adicionais, como upgrade de quarto, refeições no restaurante do hotel ou tratamentos de spa, que podem aumentar o valor total da venda por hóspede.

Além de tudo o que falamos, ter uma política de cancelamento flexível é uma estratégia que pode melhorar seus resultados em tempos de incerteza. Uma dica é oferecer aos hóspedes a flexibilidade de cancelar ou modificar reservas sem penalidades. Parece ser um passo atrás, mas, na verdade, é assim que você ganha a confiança e incentiva mais reservas.

Em um setor em constante evolução, é importante que você esteja sempre atento às tendências do mercado e às preferências dos hóspedes. É por isso que publicamos diversos outros artigos que vão te ajudar nessa caminhada também.

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