Que o Brasil é um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, todos nós já sabemos. Mas, uma novidade que está dando o que falar nas mídias é que além de nós brasileiros amarmos o Brasil, inúmeros turistas estrangeiros estão colocando nosso país como principal destino em suas viagens.
Segundo algumas pesquisas, foram mais de 2,97 mimlhões de estrangeiros que visitaram o Brasil em janeiro de 2023 e em 2022 gastaram US$ 1,1 trilhões. Neste ano também, os turistas internacionais foram responsáveis por um aumento de 108% em apenas 5 meses, demonstrando a força de atração e ainda, o imenso potencial de turismo que o Brasil tem.
Neste ano de 2023, o setor do turismo está conseguindo se recuperar mundialmente após a pandemia de coronavírus (que impediu o deslocamento e viagens). A Pesquisa de Impacto Econômico (EIR) elaborada pelo Conselho Mundial de Viagens (WTTC) diz que este setor irá movimentar cerca de US$ 9,5 trilhões nas economias dos países e gerará 24 milhões de empregos. Tanto é que até junho de 2023, o turismo internacional já injetou R$2,4 bi, sendo a segunda melhor marca em 28 anos de acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Mas afinal, além de ter uma cultura rica, paisagens perfeitas, possuir uma das maiores economias do mundo, ser famoso pelo carnaval animado e ainda abrigar a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, o que faz tantas pessoas quererem passar as férias conosco?
Hospitalidade é nosso nome do meio
Quando falamos em turismo, logo vem o fator “hospitalidade” como um dos pilares fundamentais deste ramo. E se você parar para pensar, ela é considerada para tudo: atendimento, cozinha, recepção, organização dos quartos e até nos detalhes de todos os serviços ofertados em hotéis, pousadas e Airbnbs.
Já diziam os antigos: receber bem é mesmo uma arte e um traço cultural único dos brasileiros. Em 2020, o Ministério do Turismo até fez uma pesquisa para descobrir qual estado era o mais acolhedor, e teve como resultado o Mato Grosso do Sul com aprovação de 99,8% dos visitantes internacionais, seguido de Santa Catarina (99,2%), Rio Grande do Sul (98,9%) e o Paraná (98,5%).
É verdade que nosso povo sabe como receber bem as pessoas e fazê-las se sentirem em casa. Isso faz da hospitalidade brasileira uma enorme vantagem para nós. Separamos abaixo algumas dicas e sugestões para melhorar a experiência de seus hóspedes e unir com nossas tradições.
Leia também: Insights sobre transformações que impactam a hospitalidade
Como incorporar as tradições brasileiras
Hospitalidade calorosa
Somos craques na simpatia, então faça treinamentos com todos os funcionários periodicamente para que sempre recebam qualquer hóspede com aquele sorriso e atenção necessária durante todo o contato com estas pessoas. Veja o que pode fazer para facilitar o check-in e o check-out, além de mostrar disposição em ajudar em qualquer necessidade.
Veja mais: Check-in e check-out na hotelaria: como otimizar esses momentos e oferecer uma melhor experiência ao hóspede?
Oferecer informações sobre a cultura local
Parte da hospitalidade impecável é a disponibilização de informações sobre a cultura, tradições e atrações locais aos turistas. Deixe alguns materiais e guias impressos e traduzidos em várias línguas para poderem entender e apreciar melhor a região em que estão.
Gastronomia brasileira
Cada região do Brasil tem a sua própria gastronomia, com sua diversidade e temperos. Ofereça refeições típicas desta culinária no cardápio do hotel, seja no café da manhã, almoço ou jantar. E se seu hotel ou pousada não possuem cozinha, encontre uma forma de apresentar esta experiência através de restaurantes parceiros e comércios locais.
Festividades e eventos culturais
Promova eventos ou atividades no seu hotel que reflitam a cultura brasileira, um exemplo interessante são as noites de música ao vivo, danças tradicionais, exposições de artesanato ou fotografias regionais. Outra dica é aproveitar suas redes sociais para divulgar os eventos que irão acontecer próximo ao seu estabelecimento que podem aproximar mais hóspedes nacionais e atrair os internacionais.
Leia também: A importância das redes e como usá-las para conseguir novos hóspedes
Atendimento multilíngue
Assim como falado na dica sobre os guias de cultura local, ofereça também serviços de atendimento em diversos idiomas, aproveite para capacitar seus colaboradores com aulas de idiomas para garantir uma comunicação eficiente com os turistas internacionais e gerar mais valorização destes profissionais que trabalham com você.
Dica extra para receber e acolher bem
A qualidade dos serviços prestados e o conforto oferecido aos hóspedes, são fatores determinantes para a hospitalidade. Invista em infraestrutura, capacitação da equipe e produtos de qualidade, como roupas de cama e banho, para proporcionar uma experiência inesquecível aos hóspedes.
A qualidade do enxoval e dos produtos de higiene oferecidos a eles são fatores que impactam diretamente em como cada hóspede irá se sentir acolhido. Sendo assim, invista em produtos Conamore, como a linha de lençóis Prime e também em produtos de higiene pessoal, os amenities.
Lembre-se de que nossos hóspedes nacionais e internacionais precisam se sentir bem acolhidos e ficar com aquele gostinho de “quero mais”, para que retornem e repitam a experiência maravilhosa que você proporcionou a eles.
Se quer saber mais dicas de hotelaria, leia também nossos outros artigos. Com certeza, irá descobrir dicas ótimas para por em prática.
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