Você muito provavelmente já ouviu falar de marketing digital por aí e até mais: do marketing de conteúdo. Mas, ainda não sabe muito bem o que é e nem como usar essa estratégia ao seu favor. Fique tranquilo, porque marketing de conteúdo não é um bicho de 7 cabeças e também não tem nada a ver com se tornar um digital influencer e ter que fazer dancinhas para a câmera.
Neste artigo, vamos te contar como usar essa ferramenta poderosa para atrair mais hóspedes para seu hotel ou pousada e ainda listamos algumas ideias de conteúdos que você pode usar para começar essa jornada.
Como o marketing de conteúdo pode ser uma ferramenta poderosa para os hotéis
Chamamos de marketing de conteúdo as publicações feitas em sites e nas redes sociais que tem o objetivo de ensinar seu público sobre um tema específico. No setor do turismo e da hotelaria, alguns exemplos seriam: “Como se preparar para uma viagem” ou “10 curiosidades sobre o destino x”.
O legal dessa estratégia é que ela pode ser usada no seu site ou nas diversas redes sociais que existem e ainda em formatos diferentes: texto, vídeo, fotos, imagens, e-books e por aí vai…
Essa ferramenta é poderosa porque trabalha sanando as necessidades dos viajantes, por exemplo: imagine que um casal de turistas está planejando uma viagem para o Ceará, mas ainda não sabe o que levar na mala e nem quais são os lugares turísticos para conhecer.
A primeira coisa que as pessoas fazem, nesse caso, é pesquisar na internet: “o que fazer em Fortaleza por 5 dias”, seja no Google, YouTube e até em alguma rede social. É aí que o marketing de conteúdo entra, porque aparecerão alguns sites com as mesmas dicas e é interessante que seu hotel ou pousada esteja entre os primeiros dessa busca.
Leia também: A importância das redes e como usá-las para conseguir novos hóspedes
Quando os turistas acessam o conteúdo de uma marca dessa forma, a chance de compra do serviço ou produto que ela oferece aumenta, ou seja, é assim que as pessoas saberão da existência do seu estabelecimento e irão (possivelmente) fechar uma reserva. Já ouviu aquele ditado: “quem é visto é lembrado”? No marketing de conteúdo segue a mesma lógica.
Tipos de conteúdos usados atualmente
Como falamos ali em cima, existem vários jeitos de criar um conteúdo que seja interessante, agregue valor e não faça com que seu futuro hóspede sinta que você está querendo convencer ele a comprar um serviço.
Listamos alguns formatos que com certeza vão te ajudar a começar a criar:
Blogs
Os blogs são feitos para quem gosta de assimilar todas as informações com calma e ainda tomar nota de tudo. Eles são interessantes porque podem fazer com que seu site apareça nas primeiras páginas do Google, Bing e outros sites de busca.
Para um blog funcionar é interessante que o texto seja bem escrito, seguindo as normas gramaticais e ainda que seja gostoso de ler (até porque ninguém merece pegar no sono no meio de uma leitura, né?). Lembre-se que um texto de blog não é um artigo científico, mas sim um espaço que permite a espontaneidade sem perder a credibilidade e que se conectar com seu público.
Veja mais: Como a inteligência artificial pode ajudar na gestão das redes sociais do seu hotel
Use imagens, gráficos, vídeos e até áudios na página para agradar a todos: desde os leitores até os que gostam de ouvir o que foi escrito (como um audio-book, podcast ou rádio).
Guias de viagem
Os guias de viagem podem entrar em uma categoria chamada de “conteúdos ricos” que são aqueles um pouco mais extensos, com mais páginas e também mais liberdade para serem mais explicativos. Aqui você pode desenvolver um e-book, um infográfico e até uma tabela que ajude ou resolva uma dúvida de quem tem interesse em viajar.
Para saber como criar esse guia, primeiro defina o tema central. Pode ser sobre o local onde você está localizado e pode incluir assuntos como culinária, cultura, atrações, eventos, passeios e atividades. O segundo passo é escrever e formatar esse arquivo com um design agradável.
Crie uma página online no seu site que irá funcionar para capturar seus contatos ou como é comumente chamada: “landing page”. Para ter acesso ao seu material, as pessoas precisarão deixar seus dados de contato por meio de um formulário, onde, a partir dessa condição, você enviará e-mails com ofertas e mais dicas.
Veja nosso exemplo: E-book e checklist gratuitos para arrumar os quartos do seu hotel conforme as estações do ano
Produção de vídeos e fotos atraentes
As pessoas podem ser atraídas para seu hotel ou pousada por “N” fatores e os olhos são um exemplo. É por isso que produzir um vídeo ou tirar fotos de qualidade são úteis para sua estratégia de marketing de conteúdo.
Os viajantes querem ver como são os quartos, os banheiros, como são os bastidores do seu hotel ou pousada e até o bairro onde está localizado. O céu é o limite para inventar assunto e conseguir conquistar a atenção do seu público através de vídeos criativos e boas fotos.
E por ter tantas pessoas criando conteúdo também, ter a atenção dos seus futuros hóspedes pode ser uma tarefa desafiadora, é por isso que a nossa maior dica é construir um relacionamento duradouro com seus seguidores e visitantes do seu site.
Leia também: Como os viajantes escolhem seus hotéis e como fazer para ser o escolhido
Pense que pessoas gostam de ver assuntos relacionados com seu dia a dia e gostos pessoais. Seja autentico em tudo o que fizer e também verdadeiro. Jamais prometa nada que não pode cumprir, como fotos com efeitos mentirosos e fatos que enganam.
Dê atenção e cuide do seu público, se mostre interessado por ele e por cuidar de toda a sua jornada, desde o planejamento do sonho de viajar até depois do check-out.
E se quer conhecer mais sobre dicas de hotelaria, empreendedorismo, marketing e muito mais, te convidamos para conferir nossos demais artigos publicados aqui no blog.
🛎️ O que esperar do turismo em 2024
🛎️ Como escolher o melhor enxoval para a meia estação
🛎️ Cenário e projeções do turismo no Brasil para 2023 e 2024
🛎️ Como transformar a experiência do hóspede de forma sensorial
🛎️ Como incorporar tradições brasileiras ao seu hotel e receber mais turistas
🛎️ Como a inteligência artificial pode ajudar na gestão das redes sociais do seu hotel