O setor hoteleiro é marcado por altos e baixos ao longo do ano, sendo a baixa temporada representada como um período de queda na ocupação e receita. Para driblar esse momento desafiador e garantir o sucesso do seu hotel, pousada ou Airbnb durante todo o ano, o marketing digital chega para impulsionar suas reservas.
Essa estratégia nada mais é do que o conjunto de ferramentas muito eficazes para atrair novos hóspedes, fidelizar os já existentes e impulsionar as reservas mesmo quando o volume natural diminui.
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Com essas dicas você conseguirá transformar este período de menor demanda em várias oportunidades. Continue a leitura para entender o que é o marketing digital e como ele pode ser aplicado na hotelaria e melhorar suas taxas durante todo o ano.
O que é marketing digital
Diferentemente do marketing tradicional, que muitas vezes inclui mídia impressa e transmissões em tv ou rádio, o marketing digital, como o próprio nome já diz, é direcionado às plataformas digitais como websites, redes sociais, e-mails e motores de busca (Google, Bing e Yahoo!) para promover os serviços do seu hotel, pousada ou Airbnb.
Uma das suas inúmeras vantagens é a facilidade de criar uma abordagem mais direta e interativa para se conectar com o público.
Além disso, ele traz ferramentas que permitem analisar os dados de campanhas online mais rápido do que no formato tradicional. Assim, é possível ter uma compreensão mais aprofundada das preferências e comportamentos dos hóspedes e visitantes do seu site ou redes sociais, por exemplo, permitindo que você personalize sua comunicação para criar novas ofertas de forma mais eficaz.
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Qual a importância do marketing digital para hoteleiros
Para os hoteleiros, o marketing digital não é apenas uma ferramenta para aumentar a visibilidade ou melhorar a imagem da marca. É uma estratégia essencial para alcançar potenciais hóspedes de forma mais barata e eficaz, especialmente durante períodos de baixa temporada.
Um exemplo são as campanhas direcionadas, onde os hotéis podem segmentar nichos de mercado específicos, por exemplo: famílias procurando por férias econômicas ou casais em busca de um lugar para passar a lua de mel.
Além disso, o marketing digital aproxima os hóspedes da sua marca, já que podem ter uma comunicação em tempo real e tirar dúvidas antes de realizar efetivamente a reserva.
Dicas para você criar sua estratégia de marketing digital
E-mail marketing
Apesar de muitos acharem que ninguém utiliza o e-mail nos dias atuais, o e-mail marketing ainda é uma das ferramentas mais poderosas no arsenal do marketing digital. Para você, hoteleiro, envolve enviar newsletter para informar aos inscritos sobre ofertas, promoções, e eventos no hotel ou dicas de viagem que podem atrair os hóspedes durante a baixa temporada.
Uma dica é personalizar os e-mails com base no histórico de reservas e preferências dos hóspedes para aumentar as taxas de abertura e conversão. Lembre-se de adicionar o nome do remetente no corpo do texto, isso fará com que quem o receba se sinta acolhido em todos os momentos.
Redes sociais
As redes sociais são provavelmente a primeira plataforma que todos imaginam quando se fala em marketing digital. É porque elas podem promover uma atmosfera através de fotos e legendas que trazem a imersão e o gostinho de como será a estadia com as experiências únicas que seu hotel oferece. É por isso que quase todas as empresas já estão utilizando essas plataformas, então como se diferenciar?
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Publicar fotos e vídeos de alta qualidade, compartilhar depoimentos e feedbacks de hóspedes satisfeitos, promover eventos locais e até investir em mimos são algumas maneiras de engajar o público e gerar interesse.
Não deixe a caixa de mensagens de lado, responda a todos o mais rápido que puder. Outra dica é usar os adesivos interativos do Instagram Stories como um termômetro de quanto seu público está engajado nos seus conteúdos. Crie uma comunidade à sua volta.
Otimização do site
O site do hotel ou pousada serve como a principal presença digital e, muitas vezes, é o primeiro ponto de contato para muitos hóspedes em potencial. Uma vez que a maioria das pessoas que pensa em viajar, sempre pesquisa nos motores de busca.
E para aparecer nas primeiras páginas e se destacar, garanta que o site seja visualmente atraente, fácil de navegar e otimizado para dispositivos móveis.
Além de tudo isso, a otimização para mecanismos de busca (SEO) pode melhorar a posição do site nas páginas de resultados dos buscadores, aumentando a visibilidade para aqueles que procuram acomodações na área.
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Plataformas de anúncios pagos
Já ouviu falar em anúncios pagos? Como Google Ads ou Facebook Ads? Então, essa ferramenta vai ampliar a sua mensagem nesse mundo digital e alcançar até quem ainda nem estava pensando em viajar.
Os anúncios são altamente personalizados e criados para atingir as pessoas certas com base em sua localização, interesses e comportamento online. O que é uma grande vantagem que faz com que aumente a probabilidade de atração de hóspedes que se encaixam no perfil demográfico do hotel.
Dentro dos anúncios pagos, você pode customizar uma imagem com uma mensagem que vai atingir em cheio o coração do seu próximo hóspede. Essa é a sua chance de fazer esta pessoa se apaixonar pelo seu espaço.
Agora você já sabe como integrar essas estratégias em um plano de marketing digital para não se deixar vencer pela baixa temporada. Conte também com mais dicas publicadas aqui no blog para somar a sua estratégia de hotelaria.
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