Ícone do site Hotelaria BLOG CONAMORE

Como organizar o enxoval do seu hotel, otimizando espaço e ganhando tempo

Sabe aquele momento onde tudo acontece na mesma hora? Como se quase não desse tempo para respirar? Pois é, nós sabemos que são nessas horas que a organização vai para o espaço e até o enxoval entra na dança caótica que é ser um hoteleiro ou anfitrião e ainda ter que cuidar de tudo: organizar o enxoval, checar se os quartos estão arrumados corretamente e ainda receber os hóspedes que estão chegando.

Para te ajudar, listamos algumas dicas excelentes de organização que vão mudar sua rotina daqui pra frente. Vem com a gente?

Por que preciso organizar meu enxoval?

O enxoval entra naquela lista onde os pequenos cuidados fazem a diferença, quando estão dentro dos padrões e também quando não estão. É porque seu hóspede fecha a reserva e espera ser bem acolhido e este acolhimento vem do bom atendimento, da boa recepção e do enxoval profissional de qualidade.

Para se informar: Toalha – tipos de fios e como eles fazem a diferença

Já imaginou se o hóspede, ao abrir a porta do quarto, percebe que os lençóis estão amarelados ou descosturados e até sujos? Pega mal, não é?

Organizar o enxoval é o primeiro passo para entregar o melhor, ou seja, uma hospitalidade que vai além de qualquer outro lugar. Inclusive, até da concorrência.

Comece por aqui: dicas de organização

Para começar a se organizar, tenha em mente que tudo depende de um bom planejamento. Mas não só isso, a boa organização do enxoval precisa fazer parte de uma rotina, com controle das peças, dos processos que envolvem o cuidado com cada item e da prevenção.

Controle das peças

Controlar é saber exatamente quantos itens estão sendo usados no momento, quantos estão sendo lavados e ainda, a quantidade exata de itens em estoque. Por isso, saiba exatamente o tempo útil de cada peça para renovar o enxoval na hora certa.

Você também vai gostar: Como preparar o quarto do seu hotel ou pousada para a alta temporada

Por exemplo, você sabia que as fronhas são os itens que mais precisam de manutenção? É porque os hóspedes têm mais contato com elas através do rosto, obrigando seu hotel ou pousada a levar pra lavar com mais frequência. Por isso, nossa dica é: anote a data comprada e a que começou a aparecer marcas de uso ou sinais de desgaste para saber exatamente quando comprar novas e substituir.

Estoque

Seja em hotel, pousada ou em Airbnb, todos esses lugares precisam de um espaço separado para manter o enxoval bem cuidado. Proporcione prateleiras longe do sol e da umidade para prolongar ainda mais cada item.

Quer uma dica de organização? Compre etiquetas e cole-as de forma que todos saibam exatamente qual item é qual. Pode separar os tamanhos por cores e outras indicações. Outro conselho é fazer uma marcação nas etiquetas do enxoval novo para visualizar se o lençol, fronha ou toalha já estão desgastados. 

Leia também: De quanto em quanto tempo devo fazer a troca do enxoval?

Essa dica é ótima para não confundir, ao levar na lavanderia, com outro lugar, caso escolha terceirizar a lavagem.

Limpeza e higienização

Para organizar a etapa da limpeza, lembre-se de treinar toda sua equipe para seguir um padrão de qualidade de arrumação dos quartos e também dos processos para higienizar e fazer as trocas.

Veja uma lista com algumas sugestões para um bom gerenciamento:

Como saber quantas peças comprar?

Saber a quantidade de itens ajuda a não pecar nem para menos e nem para mais na hora da compra. Para fazer isso, comece criando uma planilha no computador ou até mesmo à mão. A ideia é listar a quantidade de quartos, banheiros e camas que seu hotel ou pousada possuem para gerenciar um inventário com registro de uso, ida e volta da lavanderia.

Leia mais: Enxoval de hotel – dicas e itens essenciais para oferecer uma estadia confortável

Sobre a quantidade exata de itens que você deve investir no seu hotel, pousada, Airbnb ou motel, será possível saber quando perceber o volume de rotatividade em seu estabelecimento. 

Mas, a princípio, determine pelo menos:

Em seguida, elabore um sistema de rodízio entre as peças: deixe os novos itens que acabaram de chegar da lavanderia descansar por pelo menos 48 horas e use os que já estavam esperando para ser usados. Assim, você irá rotacionar todos os itens igualmente, sem que um se desgaste mais do que o outro.

Veja mais: Logística reversa: será que funciona para meu hotel ou pousada?

Tempo é dinheiro

Existem algumas ferramentas criadas especialmente para o setor da hotelaria que ajudam a ganhar tempo no dia a dia. Dentre elas estão as digitais, como softwares de gestão hoteleira que facilitam o acesso às informações de quartos ocupados e aquelas relacionadas ao controle de reservas. E também as ferramentas físicas como o nosso check-list de arrumação.

Os checklists são práticos e funcionais e contam com itens que não podem ser esquecidos durante as trocas, organização e higienização dos quartos e banheiros. Ele contribui para a otimização da limpeza garantindo que nada fique para trás.

Se quiser saber mais sobre essa ferramenta, clique no link abaixo para fazer o download gratuitamente e começar a usar agora no seu hotel ou pousada.

Baixe agora: E-book e checklist gratuitos para arrumar os quartos do seu hotel conforme as estações do ano

Conte conosco para proporcionar dicas a você que farão com que seu hóspede se sinta ainda mais acolhido e bem recebido no seu estabelecimento, seja ele qual for. Confira também nossos artigos e materiais que disponibilizamos no blog logo abaixo.

🛎️ Lançamentos conamore: linha petshop, linha giant e toalha de piscina da linha select
🛎️ Como escolher o melhor enxoval para a meia estação
🛎️ Cenário e projeções do turismo no Brasil para 2023 e 2024
🛎️ Como transformar a experiência do hóspede de forma sensorial
🛎️ Como incorporar tradições brasileiras ao seu hotel e receber mais turistas
🛎️ 3 Estratégias para seu motel oferecer o melhor e atrair mais clientes

Sair da versão mobile