Você sabia que além de cuidar do seu hotel ou pousada, deixar tudo arrumado para a chegada do hóspede e até fazer propagandas das suas acomodações pode não ser suficiente? Para fazer com que seu hotel seja escolhido é preciso conhecer o outro lado de como funciona essa decisão.
Ou seja, é muito importante saber como seu público se comporta e como eles escolhem a próxima hospedagem para se programar, atender a todas as suas expectativas e ainda colocar seu hotel na rota de viagem.
Tomada de decisão
A escolha de uma reserva é parte de incontáveis fatores de decisão, mas que podemos organizar e separar em 3 grupos: o hotel, as informações e suas preferências pessoais. A partir disso é possível já pensar em algumas estratégias de atração. Como, por exemplo, entender a fundo quem é seu consumidor.
Consumidor tipo 1: influenciável
Algumas pessoas, na hora de comprar, sempre pedem opiniões para saber se algo realmente vale a pena. Esse tipo de consumidor são influenciáveis e muitas vezes colocam os conselhos de outros antes das suas próprias decisões.
Uma dica interessante para lidar com esse público é cuidar da imagem online do seu hotel ou pousada. Para isso, publique os feedbacks que recebe, assim eles irão se sentir mais seguros na hora de escolher um lugar para ficar.
Consumidor tipo 2: sabe-tudo
Esse você provavelmente já conhece, são aqueles que querem saber tudo e ter todas as informações sobre sua hospedagem. Eles sempre irão fazer muitas perguntas e enviar e-mails porque se preocupam com cada detalhe da estrutura do seu hotel ou pousada. Já deu para perceber que esse público é bem exigente, não é?
Uma forma de atender esses tipos de consumidores é caprichar nas fotos e até mesmo vídeo das suas acomodações. E nas plataformas de reserva, como Booking e Airbnb, faça questão de enviar somente fotos de alta qualidade e ângulos que valorizem cada cômodo.
Fora das câmeras, cuide dos ambientes pensando na decoração e em como serão as memórias que serão criadas ali, para futuras publicações nas redes sociais.
Consumidor tipo 3: custo-benefício
São pessoas que querem comprar e receber o máximo de benefícios possíveis, então eles pesquisarão até encontrar um lugar que atenda ao preço, localização, estrutura, hora do check-in e check-out. É porque este público tem o pensamento direcionado para custo e benefício.
Então, deixe clara todas as informações em seu site com os benefícios e comodidades que só seu hotel oferece. Encante seu cliente com conteúdos por e-mail, seja com informações antes dele se hospedar até após sua estadia.
Como colocar seu hotel ou pousada na rota desses consumidores?
Hoje em dia, os hóspedes têm muitas opções quando se trata de reservar um quarto de hotel ou pousada. Como você já sabe, eles podem reservar diretamente através do seu site, ou pelo Booking, Expedia, Airbnb e outros.
Além dos fatores que já listamos que influenciam o comportamento do hóspede, os micromomentos também fazem parte e estão atrelados aos perfis de consumo. Saber mais sobre eles vai te ajudar a melhorar a experiência dos seus novos hóspedes para aumentar suas chances de ter ainda mais reservas.
Micromomentos
Os micromomentos são aqueles momentos menores que podem acontecer antes da viagem e incluem: ver as fotos dos lugares a serem visitados, sonhar com a experiência e se planejar como também durante a viagem.
Como um hotel ou pousadas estratégicos, uma ideia interessante é criar ações que faça com que você seja encontrado na internet, por meio das redes sociais e do Google por essas pessoas, uma vez que essas são ferramentas fundamentais para atrair mais hóspedes.
Dicas para atrair mais hóspedes
Agora que você já sabe tudo sobre comportamento e perfil do hóspede ao fazer uma reserva, separamos algumas dicas de ações para chamar atenção e fazer com que seu hotel esteja na rota do seu público-alvo:
Redes sociais
As redes sociais são uma ótima maneira de alcançar um grande público e criar uma comunidade de pessoas que gostem de seguir seu conteúdo para saber de novidades. Compartilhe fotos de qualidade e o máximo de informações sobre seu hotel ou pousada, além de promoções e pacotes especiais. Lembre-se de caprichar no atendimento e responder prontamente a todas as perguntas e comentários dos seguidores.
Leia também: a importância das redes e como usá-las para conseguir novos hóspedes
Experiência
Os hóspedes estão sempre procurando por algo diferente e único. Pense em maneiras de diferenciar sua propriedade, seja através de uma decoração personalizada, um menu especial, ou atividades exclusivas para os hóspedes.
Ter um quarto limpo e com um enxoval Conamore, novinho em folha, além dos amenities que são o charme, fazem parte desses detalhes que ajudam ao seu hóspede se sentir melhor e voltar a fechar reservas com você.
Site
Se sua hospedagem possuir um site, não esqueça de que ele precisa ser fácil de usar e que tenha todas as informações importantes, claras, objetivas e destacadas. Utilize recursos como mapas interativos, galerias de fotos e descrições detalhadas dos quartos e comodidades.
Feedbacks
Os comentários positivos de hóspedes anteriores são uma das melhores maneiras de atrair novos. Por isso, nossa última dica é garantir que ao final de cada estadia, peça aos seus hóspedes para deixarem um comentário, assim você sempre terá provas para utilizar a vontade em seus posts e no site.
Com todas essas dicas em mãos, agora você saberá como criar a estratégia certa e ainda como estar no foco dos seus novos hóspedes. Conte com a Conamore para acolher com profissionalismo e excelência. Leia também mais dicas através de outros blogs já publicados aqui no site.
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