Hotelaria BLOG CONAMORE

Como planejar, administrar, organizar e cuidar do enxoval de hotelaria

Como planejar, administrar, organizar e cuidar do enxoval de hotelaria

Mais do que nunca, quem administra um hotel ou pousada deve focar no planejamento! Com o fim de ano se aproximando, muitas oportunidades estão por vir e pensar em todos os preparativos é um importante passo para encerrar 2018 com chave de ouro. Fundamental nessa fase é saber como planejar, organizar e cuidar do enxoval de hotelaria, que entre os fatores de satisfação dos hóspedes ocupa posição de destaque.

Neste post, vamos explicar quais os pontos de atenção para a compra de roupa de cama e banho do seu hotel ser bem feita, os cuidados que a equipe de governança deve ter e também as formas mais adequadas de manutenção para você não sofra com gastos inesperados. Acompanhe!

 

Planeje o pedido do enxoval de hotelaria

Essa etapa começa com o conhecimento do inventário do enxoval de hotelaria, tarefa que é de responsabilidade da equipe de governança que controla mensalmente o número de lençóis, fronhas, toalhas, colchas e outros itens. Isso pode ser feito de forma manual, o que demanda uma grande número variedade de pessoas e também bastante tempo, ou de maneira automatizada, por meio da instalação de chips de identificação que retêm informações como data da última lavagem, fabricante etc.

Sabendo quantas peças do enxoval estão aptas ao uso, a compra fica muito mais certeira, evitando gastos (e surpresas) desnecessários. Vale lembrar também que é interessante estabelecer meses para realizar as compras, assim, com antecedência, você pode analisar o que realmente precisa e entrar em contato com o fornecedor para que os pedidos cheguem no tempo certo.

 

Preste atenção na hora de escolher

Unir qualidade a um preço justo é o desejo principal de qualquer pessoa, ainda mais quando falamos de um negócio. A boa notícia é que pesquisando você encontra ótimas opções de cama, mesa e banho para hotel sem precisar gastar tanto! Mas, além do preço, a dica é conferir algumas características que indicam se será um bom investimento:

Em ambos os itens acima, a escolha por peças brancas é a melhor decisão, pois transmite a limpeza e higienização do seu hotel e também fica mais fácil de criar um padrão visual, substituindo uma peça com mais tranquilidade devido à maior oferta no mercado.

 

Assegure-se dos cuidados na lavagem

A cor branca facilita a lavagem das peças e, muito comumente, as lavanderias usam cloro para ajudar a deixá-las com o tom original. Porém, um dos cuidados nesse processo é justamente o uso moderado desse produto, pois, se houver uma exposição muito alta aos seus ativos, as peças podem ter seu tempo de vida útil reduzido e ocorrer surgimento de furos. Isso afeta diretamente a necessidade de repor a peça danificada, resultando em mais gastos para seu hotel.

Depois de lavadas, é recomendado não utilizar as peças do enxoval de hotelaria dentro de 48 horas para que as fibras possam se recompor e causar uma sensação agradável no contato com os hóspedes. Neste aspecto, ressaltamos o quanto é primordial ter em estoque artigos que não são recém-chegados da lavanderia para você não ficar na mão, caso precise substituir em alguma situação de emergência.

 

Organize e manuseie o enxoval de hotelaria corretamente
Organize e manuseie o enxoval de hotelaria corretamente

Organize e manuseie corretamente

A organização das peças do enxoval pode (e deve) acontecer de diversas formas. A  contagem atenta do que sai dos quartos, a quantidade de itens que vai para a lavanderia e também quantos voltam é o básico para administrar bem o estoque. Alerte sua equipe de camareiras para sempre realizar essa tarefa!

Assim que lençóis, toalhas, colchas, fronhas e demais artigos voltarem da lavanderia – geralmente embalados em sacos plásticos – é função também do time de governança colocar em locais secos longe de produtos químicos para evitar o aparecimento de mofo e, claro, de forma que fique fácil encontrá-los. Além disso, checar as condições que as peças foram devolvidas é de extrema importância: vale conferir se estão realmente limpas, alvejadas e passadas.

Qualquer sinal de irregularidade, não hesite em levá-las de volta à lavanderia, evitando que um hóspede seja impactado negativamente por um aspecto desagradável do enxoval.

Em relação ao manuseio, destacamos a presença de gaiolas forradas com tecido para que o transporte de itens sujos ou limpos seja feito separadamente para impedir contaminação entre si e  tampouco entre eles e o próprio ambiente em que vão transitar.

 

Proteja seu investimento

Ainda que os custos sejam planejados, economizar é sempre uma boa pedida. E isso, muitas vezes, acontece apostando em detalhes que fazem toda a diferença, como é o caso dos protetores de colchão e travesseiro. Os modelos impermeáveis são ainda mais eficientes, pois impedem que suor, bebidas e líquidos em geral danifiquem os artigos e você corra o risco de comprar novos com urgência. Sem tempo de pesquisar, as chances de gastar mais aumentam. Então, invista nas medidas preventivas!

 

Essas dicas foram úteis? Com essas orientações, você poderá otimizar seu tempo, investimento e dedicação da equipe para que o enxoval do seu hotel fique em dia e transmita toda a alegria em receber os hóspedes nesta próxima alta temporada! Para saber mais sobre opções de enxoval de hotelaria com qualidade, preço justo e entrega rápida, basta acessar o site da Conamore e encontrar as melhores oportunidades para surpreender seus clientes!

Sair da versão mobile