Como preparar as regras para hóspedes em hotéis e pousadas?

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Quais são as regras do seu hotel ou pousada? Se o seu local ainda não tem um regulamento interno, é hora de colocar no papel algumas orientações para que os hóspedes saibam quais são as normas de convivência fundamentais para uma melhor estadia.

O principal objetivo é definir o que é permitido ou não em seu espaço. Você sabe como deve ser o regulamento geral dos meios de hospedagem e quais informações devem constar neste documento? 

Se você ainda não definiu a sua política hoteleira ou se surgiram dúvidas quanto a isso, fique tranquilo. Nós te ajudamos a preparar e, se você já possui um, pode rever algumas dicas para deixar tudo preparado. Vamos a elas?

Características gerais: como devem ser

Para garantir o bom funcionamento do seu hotel ou pousada, é necessário estabelecer um regulamento interno com algumas características a fim de que todos cumpram as normas estabelecidas.

Por isso, as características gerais devem fazer sentido para o seu hotel/pousada. Elas funcionam não só para evitar situações desagradáveis, mas também para diminuir as falhas de comunicação sobre o que pode ou não ser feito.

É fundamental que as regras sejam adequadas, ou seja, elas não devem ser muito rigorosas nem permissivas demais. Para que sejam efetivas em seu cumprimento, é essencial que essas regras sejam claras e, claro, conhecidas por todos os funcionários que fazem parte do hotel.

Quais informações devem constar no regulamento geral do meu hotel/pousada?

O regulamento geral é essencial para o bom funcionamento de hotéis e pousadas. Dessa forma, as normas são necessárias, tanto para os hóspedes como para os funcionários. Horários de check-in e check-out, limpeza dos quartos, eletrodomésticos disponibilizados e outras informações como o uso de espaço interno e externo por exemplo, são muito importantes. 

Confira nossa lista com algumas das especificações que podem ser feitas:

Estabeleça horários

Estabelecer e informar os horários de check-in e check-out, os horários das refeições que o hotel ou pousada oferece como café da manhã, lanche da tarde, almoço e janta, entre outros:

  • Informe o horário de check-in e check-out;
  • Horário do café da manhã, almoço e/ou janta;
  • A partir de que horas não se pode mais fazer barulho;
  • Estabeleça horários de disponibilidade de uso de piscinas e outras atividades que constar em seu hotel ou pousada.

Arrumação dos quartos

É muito importante definir e organizar a arrumação dos quartos, tais como os horários e dias de limpeza para que os hóspedes fiquem atentos e respeitem as regras. Dessa forma:

  • Não esqueça de informar o horário de limpeza e arrumação dos quartos;
  • Informe as regras sobre as trocas do enxoval como toalhas, travesseiros e outros para manter sempre bem higienizado;
  • Inclua um programa de reuso de toalhas. Ele tem como objetivo não só economizar água, mas também a energia utilizada pelos equipamentos de lavagem industrial, diminuição do uso de produtos de limpeza e aumento da durabilidade das toalhas.

Espaços internos e externos

  • No seu hotel ou pousada, é permitido fumar? Há algum lugar no espaço onde é permitido como varanda, jardim ou área de lazer?
  • Existe algum cômodo em que o hóspede é proibido de entrar?
  • É permitida a entrada de conhecidos do hóspede como amigos ou familiares?
  • O espaço é pet friendly? Ou não é permitido levar animais?
  • Há acessibilidade para crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais?
  • Existe alguma dependência do prédio proibida aos hóspedes?

Outras informações relevantes

São tantos detalhes que muitos deles podem passar despercebidos. Por isso, pense em tudo. Os hóspedes valorizam – e muito – a possibilidade de poder ficar um tempo a mais no hotel, se possui internet e até mesmo se há ou não equipamentos de uso compartilhado. Por isso, anote aí: 

  • A possibilidade de ter ou não um check-out estendido;
  • Política do cancelamento de reservas;
  • Saída antecipada;
  • Taxas extras cobradas;
  • O que deve ser feito em caso de danos e destruições ao patrimônio do hotel ou pousada;
  • Se possui acesso à internet e outros aparelhos;
  • Informe a tensão das tomadas (127V ou 220V);
  • Se há vagas no estacionamento;
  • Se há equipamentos de uso compartilhado como secadores e ferro de passar;
  • O que o hotel ou pousada faz no caso de objetos esquecidos ou perdidos.

Assim, com o regulamento bem alinhado e padronizado fica muito mais fácil evitar transtornos com os hóspedes. Por isso, as regras devem ser elaboradas com muita atenção e cuidado para que seja bem compreendidas por todos. 

Confira quais são os serviços da hotelaria mais valorizado pelos hóspedes aqui.

Vale lembrar que elas não devem ser restritivas demais a ponto do hóspede desistir de se hospedar. Com todos os itens devidamente pontuados e descritos, você pode estabelecer as regras do seu negócio e garantir uma boa convivência entre todas as pessoas.

Nossas informações sobre as regras que seu hotel/pousada deve ter foram importantes? Lembre-se que seu olhar atento e responsável faz toda diferença para recepcionar bem e até mesmo garantir a volta do hóspede. Para saber mais dicas e informações, é só continuar acessando nosso blog. ?

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