Com o início de mais um ano, chega também a expectativa de mais viagens, feriados, férias e, para os hoteleiros, ou seja, mais hóspedes procurando pelo quarto perfeito que atenda a todos os requisitos que buscam para passar um tempo de qualidade, seja onde seu hotel estiver.
Mas, essa expectativa só será cumprida a partir do momento em que seu hotel, pousada ou Airbnb se colocarem à disposição para planejar todos os detalhes antes de qualquer data.
Em 2024, não teremos tantos feriados prolongados como em 2023, mas isso não é desculpa para os amantes de viagens fazerem suas reservas e se planejarem.
Veja abaixo todas as datas especiais deste ano e seus feriados de acordo com os dias da semana.
Feriados em 2024
Organização é a chave para o sucesso
Se organizar é planejar, e planejar é calcular cada decisão que terá que tomar neste ano, bem como antecipar os obstáculos em todas as áreas que envolvem seu estabelecimento em termos de ambientes internos: financeiro, pessoal, administração, promoção de vendas, etc. até externos: mercado, tendências, clima, concorrentes e por aí vai.
Veja mais: Como fazer uma estratégia de preço e vendas na sua hospedagem
Então, por onde começar? Veja algumas dicas e o passo a passo para saber exatamente como se preparar para os próximos feriados.
Financeiro: um bom lugar para começar
Para saber exatamente o que deve ser feito para alcançar mais hóspedes, é preciso entender sua capacidade financeira. Comece então com a revisão na ponta do lápis das suas últimas despesas e faça uma comparação com o mesmo período em relação aos anos anteriores.
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Houve contratação ou demissão de pessoal? Quais foram os descontos efetuados ao longo do ano? Quais foram os investimentos? Fazer isso, te ajudará a prever um aumento de custos a cada trimestre.
Lembre-se também de avaliar os índices de mudanças e o que ocorreu que transformou o seu mercado em algo favorável ou desfavorável para suas reservas. Acompanhe as notícias e faça sua própria previsão de gastos.
Marketing: como promover sua marca?
O marketing é uma estratégia que praticamente todas as empresas adotam para chamar a atenção de seu público. Através dele, as pessoas ficam sabendo do seu hotel ou pousada, a qualidade dos seus quartos, os valores da estadia e muito mais.
Resumindo, através de uma campanha de marketing você pode se tornar conhecido por todo o Brasil e gerar mais reservas para os próximos feriados.
Enviar e-mails para hóspedes que já se hospedaram, patrocinar posts no Facebook, Instagram e Google, Ter profissionais de vendas e um atendimento impecável são algumas ações que ajudam a promover sua marca.
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Além das redes sociais, o marketing engloba muito mais. Os teóricos dessa área da comunicação classificaram os 8 P’s do marketing, que tratam-se de pilares que sustentam o seu posicionamento. São eles:
Produto: é o que você oferece para as pessoas, nesse caso, os quartos de hotel com instalações adequadas e um enxoval de qualidade. Café da manhã e outros serviços também fazem parte.
Preço: fala por si só, os valores das suas reservas de acordo com a sazonalidade, tipo de quarto e tarifário.
Veja mais: Tarifário: o que é e como definir
Praça: trata da localização geográfica do seu hotel ou pousada. Lembre-se de explorar e extrair o melhor da sua região para atrair ainda mais hóspedes.
Promoção: são as estratégias que promovem sua marca e que levam uma mensagem para um público definido.
Pessoas: são os turistas nacionais ou internacionais, famílias, empresários, grupos de viajantes e qualquer um que queira se hospedar e que se relacione de alguma forma com sua marca, como os funcionários.
Processos: os fluxos de trabalho que envolvem receber hóspedes, conduzir o check-in e o check-out, higienizar os quartos e muito mais.
Posicionamento: é como sua marca se comporta no mundo, como se comunica e lida com os clientes e qual estratégia usa que reflita seu propósito.
Performance: é sobre o acompanhamento diário, mensal, trimestral e anual das ações e seus resultados.
E por último, mas não menos importante: o enxoval
A escolha do enxoval é a cereja do bolo que amarra toda a preparação para a chegada do feriado e dos hóspedes. Decidir entre uma toalha, lençol ou uma fronha, faz toda a diferença na experiência e conforto.
Se prepare sabendo exatamente qual a condição do seu enxoval atual e quais itens serão necessários repor em seu estoque. Separe aqueles que estão com aparência gasta, descosturados, rasgados e manchados, conte a quantidade de camas e quartos para saber exatamente a quantidade exata de que precisa.
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Não se esqueça de observar também o estado dos protetores de colchão, travesseiros e cobertores. Outra dica que funciona é ter um controle de estoque atualizado e fazer pedidos antecipados para garantir que haja itens suficientes para atender à possível demanda adicional durante os feriados.
Em seguida é só acessar: www.conamore.com.br para conferir todas as linhas de tecidos e escolher o que melhor se encaixa com seu hotel ou pousada. Quer saber mais dicas de como se preparar para os feriados? Leia nossos artigos publicados também, temos vários insights que com certeza irão ajudar nesta decisão.
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