Como ter mais reservas diretas e maior lucratividade

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Algumas empresas de serviço do mundo inteiro participaram ativamente das mudanças que a era da transformação digital trouxeram. Um bom exemplo foi a chegada dos aplicativos de carona, que gradualmente ocuparam o volume de pedidos em relação aos táxis.

O mesmo ocorreu com o aumento do uso das plataformas de áudio, que conseguiram mudar o comportamento de inúmeras pessoas ao passarem a ouvir músicas diretamente pelo celular ou computador. No setor da hotelaria não foi diferente. Há alguns anos, algumas plataformas de reservas ganharam força no mercado e conseguiram seu lugar na mente dos consumidores quando são as primeiras alternativas de reservas, por exemplo: hoteis.com, Trivago, Booking, entre outros.

Sendo assim, o que fazer para aproveitar deste movimento tecnológico e ainda aumentar as reservas e ter mais lucratividade? É sobre isso que você irá descobrir no texto a seguir.

Reserva direta

Um dos primeiros formatos de reservas existentes entre hotéis e pousadas, a reserva direta era efetuada presencialmente, por telefone ou até mesmo por e-mail.

Hoje em dia, as plataformas chamadas OTAS (Online Travel Agency) conseguem trazer inúmeros benefícios ao hóspede para facilitar a hora da decisão, por exemplo: o melhor quarto, lista com todas as comodidades e até sistema de transporte entre o hotél e o aeroporto.

Leia também: Google Hotel Center: descubra como essa ferramenta pode te ajudar a aumentar o número de reservas

Por muitas vezes, as pessoas decidem utilizar este canal por oferecer um valor menor nas diárias, mas o preço por si só não é suficiente para satisfazer as expectativas dos hóspedes. Existem outros indicadores que também são considerados e que precisam atrair seus hóspedes. Com eles, você aumentará sua taxa de reserva direta e a lucratividade.

São eles: localização, comodidades, avaliações de outros hóspedes, limpeza, roupas de cama e atendimento ao cliente.

Leia mais: 7 atributos que os hóspedes mais levam em conta na hora de fazer uma reserva


O que fazer para aumentar as reservas diretas

Tenha um site para reservas simplificadas

O site do seu hotel é a vitrine virtual onde os hóspedes em potencial tem a primeira impressão do seu hotel ou pousada. É por isso que seu site precisa ser bem projetado, responsivo e de fácil navegação. O processo de atração precisar ser perfeito, afinal, você precisa encantar seus futuros hóspedes desde o início e ainda incentivá-los a reservar diretamente.

Motor de Reservas

Uma outra dica, é incluir um motor de reservas integrado ao site para oferecer uma experiência contínua, permitindo aos hóspedes que vejam disponibilidade em tempo real e façam reservas instantaneamente, sem a necessidade de intermediários, dúvidas, ou desconfianças.

O motor de reservas é a espinha dorsal da estratégia de reservas diretas. Acompanhe de perto seus indicadores e garanta que essa tecnologia seja intuitiva e fácil de usar, com um design que permita aos hóspedes concluírem a reserva em poucos passos.

Oferecer opções de pagamento seguras e uma variedade de tipos de quarto também é um fator que aumentará a probabilidade de os hóspedes concluírem a compra por esse canal.

Formulários Pré-Reserva

Inclua formulários de pré-reserva em seu site. Esta é uma estratégia eficaz de capturar o interesse das pessoas antes que eles estejam prontas para reservar. Como não exige um compromisso financeiro, esses formulários podem ser usados para coletar informações de contato e preferências, permitindo que seu time de vendas entre em contato e os convença a fechar a reserva diretamente com você.

Marketing Digital

Uma estratégia de marketing digital bem executada é um ótimo caminho para direcionar o tráfego para o seu site e aumentar as reservas diretas. Use anúncios segmentados nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e otimização de mecanismos de busca para aumentar a visibilidade do seu hotel na internet.

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Criar conteúdos valiosos relacionados ao seu destino com dicas de viagem e experiências locais, não apenas atrai os visitantes para o seu site, mas também mostra o seu conhecimento e interesse genuíno em proporcionar uma estadia excepcional. Isso contribui para gerar mais confiança e pode influenciar até no marketing boca a boca para gerar boas avaliações posteriormente.

Desconto e Ofertas

Como você não terá que pagar pelas comissões usadas nos OTAs, é possível inventar programas de fidelidade que irão recompensar os hóspedes que escolhem reservar diretamente com descontos únicos, upgrades, serviços adicionais, como café da manhã gratuito, traslados ou atividades locais exclusivas.

Principais vantagens da reserva direta

Optar por reservas diretas traz uma série de vantagens. Além das maiores margens de lucro, você também constrói um relacionamento sólido com os hóspedes, permitindo uma comunicação mais humana, eficaz e personalizada desde o momento da reserva até o check-out.

Em um mercado competitivo e movimento como este em que vivemos, aumentar as reservas diretas pode ser o caminho para o sucesso sustentável do seu hotel. Reflita sobre essas estratégias e dicas que mostramos para, não só melhorar seus lucros, mas também para criar uma base mais próxima com seus hóspedes que se tornarão clientes leais e ainda voltarão para repetir as experiências que seu hotel oferece.

Quer conhecer mais dicas como esta? Leia nossos outros artigos e materiais educativos desenvolvidos especialmente para o hoteleiro.

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