A tecnologia no setor hoteleiro pode transformar a experiência dos hóspedes, como também de quem gerencia uma pousada ou hotel. A implementação de check-ins automáticos, automação de serviços em geral e aplicativos personalizados são algumas das estratégias utilizadas na área para ter um atendimento ainda melhor e consequentemente, reduzir alguns custos operacionais.
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No blog de hoje vamos te mostrar como funcionam essas novidades e quais os principais benefícios que elas têm a oferecer. Lembrando, que neste ano o setor de turismo promete resultados incríveis, superando o ano passado, então se prepare para a possibilidade da procura de mais hóspedes nos próximos meses.
Check-in automático
Esse é um processo que os hóspedes podem registrar a sua entrada no local sem passar pela recepção ou chamar um recepcionista. Esse registro pode ser feito em totens de autoatendimento no local, pelo próprio site ou por aplicativos. Ele irá preencher previamente as informações necessárias e o processo é feito em alguns instantes, ou seja, rapidez e mais eficiência para o seu hóspede.
Importante lembrar que em alguns casos o check-in tradicional pode ser um dos momentos mais desgastantes para o viajante, uma vez que é desempenhado um tempo maior para esperar até a chegada da sua vez, conversar com uma atendente, realizar um cadastro e retirar as chaves.
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Além disso, essa tecnologia deixará a recepção livre para focar em outras atividades, com um atendimento humanizado e melhorando a produtividade da equipe. Afinal, colaboradores felizes é sinônimo de sucesso no seu negócio.
E mais, a entrada de dados manuais está sujeita à maior índice de erros, mas quando se utiliza um sistema automatizado essas chances diminuem, garantindo um processo mais preciso e seguro. Sem contar que os hóspedes poderão fazer o check-in na hora que desejarem, um dos grandes pedidos dos viajantes nos hotéis.
Automação de serviços
O termo refere-se ao uso da tecnologia, seja para realizar ou gerenciar atividades rotineiras no seu hotel de forma automática, ou sem a intervenção humana direta. Como, por exemplo, chatbots, assistentes virtuais, controle inteligente do ambiente em relação à temperatura, luzes e cortina, como também a gestão de limpeza e estoque.
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Todos esses processos quando automatizados fazem com que seu hotel ou pousada operem de forma mais eficiente e até reduzindo o custo com mão de obra. Além de, claro, aumentar a velocidade no atendimento.
Mudanças como estas, impactam positivamente na satisfação e experiência do hóspede, aumentando as chances de fidelização e de recomendação do local: o marketing de influência, como já falamos em outros artigos.
Outro ponto importante é que esses processos geram mais dados dos hóspedes, ou seja, informações riquíssimas que podem passar por uma análise e otimizar as ofertas e os serviços já fornecidos para cada tipo de cliente. Incrível, não é mesmo?
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Algumas soluções como essas possuem ainda um impacto positivo no meio ambiente, uma vez que reduzem o uso de papel, de energia e de recursos. Sem contar que o desperdício, consequentemente, será menor.
Aplicativos personalizados
Esses aplicativos foram desenvolvidos especialmente para o setor que tendem a melhorar a experiência do hóspede com funcionalidades incríveis, como, por exemplo, o check-in remoto citado acima, serviços de quarto, ofertas e promoções personalizadas e ainda interação direta com o local.
Através de um aplicativo, os hóspedes poderão acessar informações do hotel, fazer reservas de restaurantes, tirar dúvidas e até solicitar serviços de limpeza e transporte. Melhorando a estadia no local.
Além disso, com os dados coletados anteriormente, com os serviços automatizados é possível ver as preferências do visitante, como, por exemplo, o tipo de quarto, época do ano preferida para viajar, sazonalidade e outras coisas. Com isso, o seu hotel pode oferecer serviços, promoções e recomendações de atividades personalizadas. Aumentando o engajamento e a satisfação.
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Sem contar que ter acesso a funcionalidades de forma digital é um grande atrativo. Já imaginou a sensação prazerosa que seu hóspede terá ao abrir a porta com o celular, controlar a temperatura e iluminação do ambiente com alguns cliques e ainda, acessar os conteúdos de entretenimento no quarto na palma da mão?
É indiscutível o quanto as inovações tecnológicas e de automação de serviços, têm se mostrado fundamentais para a modernização da hotelaria.
Elas são responsáveis por proporcionar uma experiência mais ágil e personalizada para os hóspedes e aumentam a eficiência operacional dos estabelecimentos.
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Embora haja desafios associados à implementação, os benefícios em termos de experiência do cliente e otimização de processos fazem com que a tecnologia seja um caminho essencial para os hotéis que desejam se destacar em um mercado competitivo.
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