Conquiste e fidelize seus hóspedes

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Você sabia que fazer um hóspede retornar, além de ser um sinal de satisfação, também custa até cinco vezes menos do que trazer um novo?

A fidelização é um recurso muito eficaz tanto para garantir o fluxo de hospedagem, quanto para criar canais de divulgação através dos próprios hóspedes. Se seu cliente saiu feliz da estadia, gostou do atendimento e se encantou com detalhes pensados especialmente para ele, ponto para o seu hotel. O primeiro passo para colocar em prática a fidelização é usar os contatos, e-mail e telefone, para iniciar o pós-venda. Saiba mais como utilizá-los nos próximos tópicos e mãos à obra! É hora de colocar em práticas as dicas de Marketing para Hotelaria.

Dica de Marketing para Hotelaria

Dicas para saber se seu hóspede realmente ficou satisfeito

As observações dos hóspedes são importantes fontes de conhecimento sobre a percepção após a estadia em seu hotel ou pousada. Uma pesquisa online, enviada por e-mail, após o checkout é uma boa ferramenta para captar essas informações e saber se realmente seu hóspede ficou satisfeito. Não se esqueça de incluir um box para que ele possa autorizar o recebimento das novidades e promoções e estabeleça um vínculo de comunicação.

 

Dica de Marketing para Hotelaria: Estimule as avaliações
Dica de Marketing para Hotelaria: Estimule as avaliações

Estimule as avaliações

Nada melhor do que saber que os hóspedes saíram felizes do seu hotel! Se eles estão satisfeitos, muito provavelmente, vão adorar compartilhar a opinião com as outras pessoas. Peça para que façam avaliações positivas em comunidades como o TripAdivisor, na página do seu hotel do Facebook ou poste uma bela foto no Instagram marcando seu perfil para contar como foi a estadia. Se houver oportunidade, solicite autorização do cliente para incluir o depoimento em uma área do site especial para mensagens dos hóspedes.

 

Relacione-se e seja lembrado

Atualmente, uma forma muito eficaz de se relacionar com seus clientes é o envio de e-mails marketing. Um estudo da Forrester Research comprova que o retorno do investimento nessa ferramenta – de forma criativa, claro! – representa aumento de 12% na compra por parte dos consumidores. O e-mail marketing está na segunda colocação entre os fatores decisivos para a compra online, segundo 76% das pessoas entrevistadas. Esses números podem ser potencializados se a pessoa já se hospedou em seu estabelecimento, daí a importância da captação do e-mail e ativação pós-venda.

 

1. Coleta de dados

A captação dos contatos de seus hóspedes é essencial para a fidelização. No momento da reserva online ou da pesquisa de satisfação, dê um jeitinho de solicitar essa informação. Assim, você poderá até mesmo criar sua própria base de dados e segmentar a comunicação de acordo com os perfis dos seus hóspedes.

 

Dica de Marketing Hotelaria: Seja estratégico
Marketing Hotelaria: Seja estratégico

2. Seja estratégico

Ao criar um e-mail marketing, pense no tipo de conteúdo que irá agradar seu público. Você pode, por exemplo, desenvolver uma comunicação voltada para casais, famílias, crianças e enviar os temas para as pessoas que se encaixam nesses parâmetros. Com essas estratégias, as chances de descadastramento diminuem e aumentam as possibilidades de retorno. Promova também a assinatura da sua newsletter nas redes sociais para aumentar a base de destinatários.

 

3. Foco em conteúdo

Na internet, as pessoas estão sempre “batendo o olho”, portanto, nada de textos longos e complexos. Seja criativo e objetivo para que a mensagem chame a atenção e seja compreendida com facilidade. E não se preocupe em enviar e-mails todos os dias, pois isso poderá irritar e fazer com que o usuário desista de receber as newsletters.

 

4. Design criativo

Assim como no site, prefira uma moldura leve para seus e-mails marketing. Aqui, fotos também são muito bem-vindas. Uma dica é inserir “botões” que estimulem a pessoa a clicar para ir para o seu site procurar mais informações sobre o assunto.

 

5. Ofertas e descontos

Que tal oferecer um desconto para os clientes recorrentes do seu hotel? Ofertas e brindes são muito bem absorvidos pelos clientes e você pode usar a ideia de que o hóspede que retorna ganha vantagens em seu estabelecimento. Explore esse conceito em uma chamada convidativa e estabeleça prazos para usufruírem do benefício.

 

6. Sazonalidade

Aproveite a época de férias e feriados prolongados – vêm muitos por aí! – para relembrar seu hóspede e convidá-lo a curtir os dias de descanso em seu hotel. Essa dica também vale para os períodos de baixa temporada, em que é preciso um esforço a mais para conquistar reservas. Envie os e-mails com antecedência para que as pessoas possam programar a próxima viagem!

 

7. Datas importantes

Todo mundo gosta de ser lembrado no aniversário, não é mesmo? Mensalmente, faça um calendário dos hóspedes que vão comemorar e envie um e-mail de felicitações e, se possível, ofereça algum tipo de benefício. O aniversário do seu estabelecimento também pode ser uma ótima oportunidade para “puxar assunto” com seu hóspede e incentivar uma nova reserva.

Outra dica é aproveitar e acompanhar as datas das atrações da cidade e região e use os eventos para dar um empurrãozinho para ele fazer as malas! Divulgue a programação de sua localidade.

 

Envolva sua equipe de hotelaria
Envolva sua equipe de hotelaria

8. Envolva sua equipe

Garanta que a equipe do seu hotel ou pousada saiba de todas as ações que estão acontecendo, assim, poderá esclarecer dúvidas e reforçar o convite ao conversar com algum cliente por e-mail ou telefone. É importante contar com a ajuda dos colaboradores que têm contato direto com os hóspedes no dia a dia para que tragam ideias para novas ações de relacionamento.

 

Gostou das dicas de Marketing Digital para Hotelaria? A Conamore Hotelaria criou o eBook Marketing para Hotelaria com muitas dicas para você promover seu hotel de forma simples e eficiente. Dividido em “Como atrair mais hóspedes”, “Impressionando seus hóspedes durante a estadia” e “Como fidelizar seu cliente”, o conteúdo irá mostrar exemplos práticos de como tornar a experiência de seus hóspedes especial desde o primeiro contato e ainda deixar um gostinho de “volto logo”.

eBook Marketing para Hotelaria
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1 comentário

  1. Amei as dicas e já estou trabalhando em cima delas ! Obrigada e deixarei meu email para estar recebendo de vocês sempre algo significativo!
    Um abraço
    Ester Mouzinho
    Canal Me Poupe Se Poupe Ester Mouzinho
    Instagram : Me Poupe Ester Mouzinho

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