Customer Success – Tudo que você precisa saber sobre esse assunto

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Quantas vezes você já ouviu que o cliente tem sempre razão? No Customer Success, ele tem mais do que razão, ele tem sucesso. “Mas como assim?” Calma,  nós vamos te explicar.

O Customer Success faz parte da jornada de compra do qual todo hóspede passa para realizar uma reserva. E para entender essa etapa tão importante deste processo, vamos voltar no tempo e aprender um pouco mais sobre o comportamento de compra do seu cliente.

Voltando no tempo

Primeiro, vamos aportuguesar o termo e chamar de “sucesso do cliente”. E para mergulhar nesse tema, precisamos antes compreender as transformações dos padrões de consumo tanto no Brasil, como no mundo.

Século XX – onde tudo começou

Quando a última revolução industrial aconteceu, nos anos 50, as fábricas e indústrias da época tinham apenas um único objetivo: produzir. Ou seja, todo o foco estava apenas no produto.

20 anos depois, nos anos 70, começaram a aparecer os primeiros shoppings centers. E com tantas lojas surgindo, deu início a era da concorrência e do consumo exagerado até a chegada da internet. 

Veja também: 5 passos para criar ofertas especializadas e ter muito mais reservas

Os anos 90 foram marcados pelo relacionamento e onde o sucesso do cliente começou a aparecer, porque as empresas perceberam que podiam se diferenciar com um atendimento impecável.

Resumindo essa história, do início dos anos 2000 até 2023 o consumidor ganhou mais poder de barganha, graças ao acesso da informação e a democratização do consumo. Fazendo com que “um bom atendimento” fosse apenas o mínimo dos valores oferecidos ao cliente.

E foi então que surgiu o Customer Success.

E o que é customer success?

O Sucesso do Cliente é sobre buscar compreender o que um cliente precisa, suas dores e necessidades para encontrar soluções realmente eficientes, que façam a diferença na sua jornada.

Por exemplo, um hóspede deseja apenas se hospedar em um quarto por x dias, certo? Para início de conversa, sim. Mas para o Customer Success, o hóspede quer relaxar, viver experiências agradáveis e novas e evitar a qualquer custo o estresse do cotidiano. Viu só a diferença?

Leia também: Google Hotel Center: descubra como essa ferramenta pode te ajudar a aumentar o número de reservas

Segundo Lincon Murphy, idealizador do Sucesso do Cliente: “Customer Success acontece quando clientes alcançam o resultado desejado através de interações com sua empresa.”

Como usar o Customer Success no seu hotel ou pousada?

O primeiro passo para ter um excelente customer success no seu hotel ou pousada é saber: quem são seus hóspedes. E o segundo é saber que resultado é esse que eles querem alcançar através da interação com você.

E nisso, podem surgir várias respostas, porque cada hóspede busca algo completamente diferente do outro. E nossa dica é: organize grupos de hóspedes de acordo com as afinidades em comum e siga o passo a passo a seguir.

Passo a passo para criar sua área de CS

1. O cliente no centro

A principal lei para alcançar o sucesso do cliente é transformar a cultura do seu hotel ou pousada para que cada decisão de qualquer funcionário seja tomada com base no que seria melhor para o cliente. Avalie como são os processos de cada equipe e busque capacitar e treinar esses profissionais para que tenham a mente voltada para este foco.

2. Mapeie a jornada do seu hóspede

Como hoteleiro, você já sabe que o processo de reserva tem um antes, um durante e um depois da estadia, certo? Dentro do marketing, essas etapas têm outro nome: descoberta e consideração, reconhecimento, consideração e decisão de compra. Dentre cada etapa da jornada, veja onde e como ser mais pró ativo, estratégico para atender as necessidades que seu hóspede precisa.

Saiba mais: Melhorando a experiência dos hóspedes – a importância da jornada do cliente na hotelaria

3. Métricas

Como saber se este novo modelo de atendimento focado na experiência dará certo? Através de um acompanhamento de métricas, sendo as principais:

Ativação: se você quer promover as reservas diretas pelo site, pode avaliar quantos hóspedes conseguiram navegar etapa por etapa até chegar no final da compra.

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NPS: Net Promoter Score, identifica quantos hóspedes recomendam seu hotel ou pousada para alguém ou não.

Expansion: significa a quantidade de hóspede que optaram por fazer um upgrade em seu serviço (up selling e cross selling). Lembre-se que só quem está satisfeito de verdade escolhe melhorar sua estadia.

4. Plano de atendimento

Para montar o plano de atendimento, é necessário definir alguns critério norteadores, veja algumas sugestões para utilizar no seu estabelecimento:

Atuação direta: ter um profissional responsável por CS e que entre em contato diretamente com os clientes.

Frequência: define a quantidade de vezes que o profissional de CS entrará em contato com os hóspedes em um período de tempo.

Canais de contato: decida quais serão as ferramentas utilizadas para realizar este contato, pode ser por telefone, WhatsApp, e-mail ou chat.

Lembre-se de segmentar seus hóspedes por tipos de clientes: novo, recorrente, vip, em risco e perdido. Para definir exatamente uma abordagem e comunicação que atraia e fidelize cada um deles.

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Customer Success para fidelizar clientes

Agora que você já sabe o que é Sucesso do Cliente e como criar seu próprio processo, para encantar ainda mais, listamos algumas dicas de ouro para você. Veja:

Atuação proativa: muito além do que ganhar uma compra ou uma reserva é ter um olhar humano para seu hóspede que irá te ajudar a enxergar o perfil desta pessoa e porque ela precisa de você.

Serviço especializado: garanta que o seu serviço será o melhor possível, desde o primeiro contato para tirar dúvidas, o café da manhã, as trocas nos quartos, o check-out e o retorno desse hóspede no futuro.

Qualidade: preste atenção aos detalhes que estão atrelados a você. Confira se o site ou a plataforma de reservas estão funcionando corretamente, se os lençóis estão limpos, sem rasgos ou furos, se as tomadas estão funcionando, qual o tempo do serviço de quarto e muito mais.

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O Customer Success é um forte aliado para trazer hóspedes para mais perto, fidelizar aqueles que já te conhecem e até recuperar uma experiência que não foi assim tão boa. O mais legal é que ele pode ser sempre evoluído e personalizado para o seu tipo e tamanho do hotel ou pousada.

Lembre-se de focar no sucesso, na felicidade e no relacionamento profundo que pode ter com cada hóspede com essa nova estratégia.

Acesse e leia nossos artigos para aprender mais dicas de hotelaria, empreendedorismo, marketing e muito mais.

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