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Custos e Despesas: entenda a diferença e como gerenciar melhor seu caixa

Boa parte do sucesso de um hotel, pousada ou Airbnb se dá pelo cultivo de boas práticas administrativas e econômicas. Quando você, como gestor hoteleiro, sabe como está a saúde financeira do seu hotel, é possível direcionar melhor os recursos para investir em experiências melhores para seu hóspede.

Mas, se do contrário você não sabe como anda seu empreendimento, então o risco de sofrer consequências é alto. O controle de custos e despesas deve estar na ponta do lápis, ou então bem organizado digitalmente e é assim que esse blog irá te ajudar. 

No texto a seguir, vamos te mostrar como ter o domínio sobre termos e como fazer este gerenciamento para que suas acomodações se tornem ainda melhores. Vamos lá?

O que é o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um controle que a grande maioria das empresas tem sobre o dinheiro que entra e que sai do seu negócio. Seja para pagar funcionários, fornecedores, operacionalizar custos com limpeza e estoque e receber pelo valor das reservas. 

O ideal é que toda movimentação desse dinheiro seja registrado, tanto manualmente como digitalmente. Mas, há uma forma correta de registrar essas quantias conforme os termos financeiros existentes, que são:

Fluxo de caixa: O registro das entradas e saídas de dinheiro do seu hotel, pousada ou Airbnb durante um determinado período de tempo (mensal, trimestral ou anual).
Receita: O dinheiro que você recebe por vender seus serviços, ou seja, suas reservas.
Despesas: Os gastos que você tem para operar este negócio.
Lucro: A subtração entre a receitas e a despesa. Você sabe que está lucrando quando a receita é maior que a despesa.
Prejuízo: A subtração entre a receitas e a despesa, mas quando a despesa é maior que a receita.
Custo fixo: São os custos que permanecem constantes independentemente do volume de vendas. Custo variável: São os custos que variam de acordo com o volume de vendas.

Custo e Despesa

O dinheiro sempre irá sair do seu caixa de alguma forma. Essa saída pode ser representada por pelo menos 3 termos: gasto, custo e despesa. Entender a diferença entre estas palavras irá te ajudar a compreender melhor para onde o dinheiro está indo.

Gastos são todas as saídas de valores que não possuem retorno para seu negócio. Ou seja, pode ser um vazamento de água, algum item quebrado que precisou repor ou até mesmo um funcionário que não comparece para cumprir a jornada de trabalho.
Os custos podem ser divididos em dois: fixos e variáveis. Eles são aqueles valores já previstos no seu orçamento que são usados diretamente no seu serviço, ou seja, sem esse investimento, seu negócio não acontece. Podem ser a energia elétrica, lavanderia, alimentação e a depreciação de utensílios.Por fim, as despesas são como os custos, mas a diferença é que elas não impactam diretamente no serviço ofertado. São os valores pagos aos funcionários, internet, impostos, aluguel e se for seu caso, a propaganda.

Planejamento Financeiro

O que é?

Planejamento Financeiro nada mais é do que planejar o controle das entradas e saídas dos investimentos e lucros da sua empresa, seja ela um hotel, pousada ou Airbnb. Você pode ter esse controle durante um mês, trimestre, semestre e até o ano.

Essas entradas e saídas são pensados e planejados para o futuro, para se ter uma previsão do que pode acontecer lá na frente. É essencial para tomada de decisão antecipada e evitar quaisquer imprevistos.

Estar com o financeiro organizado e em dia facilita e muito sua rotina, proporcionando mais agilidade para liderar e cumprir com as tarefas da semana.

Como fazer?

Nenhum planejamento financeiro será igual ao outro, pois cada hotel faz o seu de acordo com sua capacidade, recursos e uma série de fatores que fazem com que os valores sejam completamente diferentes.

Para começar seu planejamento, separe todos os gastos, despesas e custos com serviços, fornecedores, manutenção de equipamentos e o que mais existir de saída de dinheiro. Coloque cada valor em uma categoria específica.

Lembre-se de acrescentar a mensuração de tempo em que você usará como base para calcular e enxergar cada período: mês, trimestre, semestre ou ano. Estabeleça também uma meta orçamentária e uma reserva de emergência para evitar qualquer situação financeira que aconteça fora do previsto.

O melhor de fazer um planejamento é usá-lo para várias áreas ou equipes da sua empresa e não somente para o setor financeiro, como, por exemplo: cozinha, lazer, quartos, limpeza, etc. Use este plano também para criar hipóteses, ou seja, pensar em diferentes cenários positivos e negativos, caso o pior ou o melhor aconteça.

Assim que conseguir se organizar melhor, verá que será capaz de investir em novas possibilidades e experiências para seu hóspede, como, por exemplo, renovar o enxoval ou aumentar o estoque de amenities.

E se quer saber mais dicas de como fazer uma gestão hoteleira nota 10, continue por aqui. Temos diversos conteúdos com dicas incríveis para te ajudar a se destacar e continuar a acolher seu hóspede com o carinho que ele merece.

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