De quanto em quanto tempo devo fazer a troca do enxoval?

COMPARTILHE

A qualidade do enxoval de um hotel ou pousada é um dos principais pontos de atenção que garantem a satisfação e o conforto dos seus hóspedes. Uma das dúvidas mais comuns entre hoteleiros e anfitriões é sobre a frequência ideal para a renovação de lençóis, toalhas, edredons e até cobreleitos. Então se você está preocupado com a vida útil do seu enxoval, este blog é para você. 

Venha conosco aprender a como identificar os sinais de troca e ainda descobrir dicas de cuidados e a época ideal de uso de cada item.

Como saber se chegou a hora de trocar as roupas de cama e toalhas? 

Um dos primeiros sinais de que é hora de renovar o enxoval é observar seu desgaste, se ele estiver visível, já pode se preparar para encomendar novos itens. Quando os lençóis, toalhas e cobertores começam a apresentar rasgos, furos ou até mesmo aquele afinamento do tecido, são fortes indicadores de que chegou o momento de substituí-los.

Leia também: Enxoval de hotel – dicas e itens essenciais para oferecer uma estadia confortável

Lembre-se também de que as manchas que persistem mesmo depois de várias lavagens ou uma alteração, seja na cor ou na textura dos tecidos, podem afetar negativamente a percepção de limpeza e conforto que seus hóspedes terão não só da sua acomodação, mas de todos os serviços prestados.

Sabe por quê? Porque quando eles descobrem falhas como essas, todo pequeno detalhe fora de ordem não passará despercebido e se transformará em algo bem maior do que já é. E aquela avaliação 5 estrelas? Foi pelo ralo.

É por isso que ao investir em novos itens de enxoval, a qualidade e a durabilidade devem ser priorizadas sempre. Tecidos de alta resistência, como os da Conamore, sejam feitos de algodão ou poliéster, podem ter um preço mais elevado, mas sua resistência e conforto compensam a longo prazo.

Você sabe quando usar cada item do seu enxoval?

Prezar pelo conforto do hóspede é cuidar do seu conforto durante o ano inteiro em todas as estações. Afinal de contas, cada clima gera uma necessidade especial: ter mais frescor nos quartos ou se aconchegar no quentinho das cobertas.

Durante os meses que são mais quentes, lençóis de algodão são conhecidos por sua capacidade de respirar. Uma dica legal é combinar com cobre-leitos já que são mais leves. Eles são ideais para manter uma temperatura agradável no quarto. Mas, por outro lado, o inverno pede uma peça um pouco mais pesada como os edredons e cobertores de microfibra que proporcionam uma camada extra de calor.

Veja mais: Como escolher o melhor enxoval para a meia estação

Na hora de selecionar os itens para arrumar os quartos, não se esqueça das meia-estações, ou seja, os períodos entre o inverno e a primavera e o verão e o outono. Esses meses de clima ameno é perfeito para fazer uma transição suave de enxoval.

Cobreleito

A melhor época do ano para usar os cobreleitos é durante a primavera e o verão. Eles são feitos com uma fina camada de manta, ou seja, não esquenta tanto e ainda dá um tom de aconchego aos quartos, sem contar na praticidade de lavar e secar e na proteção contra poeira e outras sujeiras que podem cair acidentalmente nos lençóis ou no colchão.

Edredom

Do contrário, edredons já são mais grossos e capazes de segurar o frio durante o outono ou inverno. Essas duas estações são perfeitas para elevar o conforto do seu hóspede ainda mais. Uma vantagem do edredom é que é possível variar entre capas e enchimentos. 

Quer conhecer mais produtos da nossa linha? Confira todos os itens aqui.

Dicas de cuidado com o seu enxoval

Cuidar do enxoval com atenção ajuda e muito a estender a vida útil de cada item, sem contar que afeta diretamente a percepção que o hóspede tem do seu hotel ou pousada. Não se esqueça de seguir as instruções de lavagem para preservar a qualidade dos tecidos. 

Tome um cuidado extra com a temperatura da água e veja se estão bem secos antes de guardar. Fazer isso evita que peguem mofo ou que fiquem com as odiadas manchas amareladas.

Veja abaixo duas dicas que vão te ajudar a preservar o enxoval e ainda a saber exatamente quando se deve trocá-lo.

Tenha um inventário

Um inventário é um documento para se ter o controle de todos os itens que chegam e que saem (para a lavanderia, por exemplo). Nele está listado todos os tipos de tecido, data da compra, quantidade de vezes que foi lavado e muito mais.

Olha só essa dica: Logística reversa – será que funciona para meu hotel ou pousada?

Manter um inventário vai te ajudar a saber o tempo médio de consumo de um enxoval no seu hotel ou pousada. Assim, você terá uma noção ampla do tempo exato em que precisará para investir em novos itens antes mesmo de começar a estragar. Fora que passa a ser essencial para poupar dinheiro e economizar.

No seu inventário, cuide para cada cama ter, pelo menos, três conjuntos: um para uso, outro para estoque e o último para lavanderia. Assim todos os quartos sempre terão peças disponíveis.

Sistema de Rodízio

Sabe quando o enxoval acaba de chegar da lavanderia? Dá uma vontade de usar na mesma hora, não é? Adotar um sistema de rodízio para o enxoval contribui para um desgaste uniforme de cada item.

Por isso que o melhor que você pode fazer é armazenar as peças recém-lavadas e dar prioridade para que as mais antigas sejam usadas primeiro e assim, rotacionar seu sistema de uso estrategicamente.

Você também vai gostar de ler: Gestão de hotelaria – 7 indicadores para acompanhar de perto

Se você chegou até aqui e quer conhecer mais dicas de enxoval, leia também nossos artigos já publicados. Com certeza terá novos insights e estratégias para aumentar suas reservas e receber seus hóspedes com muito profissionalismo.

🛎️ O que esperar do turismo em 2024
🛎️ Como escolher o melhor enxoval para a meia estação
🛎️ Cenário e projeções do turismo no Brasil para 2023 e 2024
🛎️ Como transformar a experiência do hóspede de forma sensorial
🛎️ Como incorporar tradições brasileiras ao seu hotel e receber mais turistas
🛎️ Como a inteligência artificial pode ajudar na gestão das redes sociais do seu hotel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS

O que esperar do turismo em 2024?

Como é boa a sensação de termos atravessado e conseguido chegar em  mais um final de ano, onde olhamos para trás e vemos o quanto o turismo neste ano foi