Dicas de marketing para motel

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Os letreiros luminosos piscantes são marca registrada dos móteis ao longo das estradas, mas para ganhar mais visibilidade e aumentar as taxas de ocupação, o chamariz – ou os chamarizes – do seu motel devem estar em evidência também em outros espaços e no mundo digital. 

O marketing para motéis é uma ferramenta indispensável para que o estabelecimento seja visto, notado, e para comunicar seus diferenciais, seus serviços e suas práticas de segurança e cuidado, já que dentro desse “novo normal”, a procura pelos motéis só tem aumentado. 

Por isso, pensando em como colaborar para ações eficazes para atrair cada vez mais o público, preparamos este artigo com dicas de marketing para motel. Acompanhe a leitura do antes, durante e depois, e veja como é possível levar algo já bastante popular para as inovações da internet e das redes sociais e para outros cantos da cidade. 

Antes: Por que investir no marketing digital do seu motel?

Para começar, é preciso entender por qual motivo investir em marketing digital para motel. Ora, na era da modernidade e do mundo na palma das mãos em um clique, marcar presença nas redes sociais e estar na internet é determinante para existir, de fato, do lado de fora, no mundo real. 

O marketing digital faz com que o produto, serviço ou marca seja conhecido no Google, apareça nas buscas e é essencial para os negócios de todos os segmentos, inclusive com o mercado de motéis. Por que seria diferente, não é mesmo?

Antes de sair de casa e buscar por um motel, a pessoa busca pelas opções disponíveis na internet, seja acessando o Google, seja entrando em perfis no Instagram ou Facebook. É assim que o motel encontra seu público e é assim que o público encontra seu motel. 

É por meio desse primeiro olhar e pelo interesse despertado ao ver as imagens e as informações sobre os diferenciais do estabelecimento que a pessoa fará sua escolha.

Caso seu motel não esteja nesses canais, ele dificilmente será encontrado. Assim, o investimento em marketing digital e em um plano estratégico, com ações específicas para o segmento que exige doses extras de cuidado, deve ser incorporado à rotina de comunicação do motel. 

Durante: Como colocar em prática o marketing digital para móteis?

  • Motel precisa de site?

Opa, sem dúvidas! Se você quer ser encontrado pelo Google, é fundamental ter um site. A dica é ter um site com conteúdo descontraído, mas que atraia e desperte desejo. É preciso encantar quem chega nesse espaço virtual. 

Então, aposte em fotos produzidas, com boa resolução, que sejam capazes de mostrar o ambiente confortável, seguro e íntimo que seu motel oferece. Aposte em textos que chamem a atenção, mas longe de qualquer vulgaridade ou tom obsceno. 

Ouse para despertar os sentidos – e instintos – sem qualquer apelo. De forma muito sutil é possível afetar e cativar seu público. Com certeza seu motel ganhará pontos com isso. 

Deixe os contatos e o endereço bem claros para que a pessoa possa encontrar o motel do lado de fora. 

Ah, e não se esqueça de ter um site responsivo para que ele seja acessível  de qualquer dispositivo, do computador ou do smartphone, e para que o visitante consiga visualizar todas as informações que precisa. 

  • Motel nas redes sociais 

Instagram e Facebook são pontos de partida para uma boa noite. Ter uma rede social para chamar de sua é essencial dentro do marketing digital para motel. Por meio dos posts, vídeos, stories, posts patrocinados e campanhas – anúncios pagos -, o público pode conhecer o espaço, seus serviços e diferenciais. 

Clicando e acessando esse conteúdo de forma rápida,  prática e dinâmica, a pessoa pode ter, literalmente, nas mãos tudo que precisa para fazer sua escolha de estadia. 

As redes sociais são território tomado e delas partem muitas tomadas de decisão. O relatório “Digital in 2020”, realizado pelo We Are Social e Hootsuite, mostrou que o Brasil possui 150.4 milhões de usuários na internet, o que corresponde a 71% da população brasileira.

O levantamento destacou ainda que 66% das pessoas estão ativas nas redes sociais e passam, em média, 4h41min na internet por meio dos dispositivos móveis. 

Dessa maneira, para alcançar esse mar de gente, é muito importante que o seu motel marque presença nas redes. Busque manter uma frequência de postagens e diversificar o formato: foto e texto, vídeo e texto, interações com público por meio dos stories de perguntas e respostas.

Aproveite esses canais para uma aproximação e uma conexão melhor com seu público. Observe quais temas têm mais curtidas, comentários e compartilhamentos. A engrenagem nas redes sociais funciona melhor quando há engajamento. 

Lembre-se da descrição nas imagens e do bom senso nos conteúdos para evitar problemas de bloqueio de perfil. O Instagram e o Facebook têm regras rígidas quando se trata de sexo e nudez. 

Durante: Como colocar em prática o marketing para motel fora das redes?

  • Anúncios 

O marketing digital é essencial, mas não podemos deixar de colocar em prática ações de comunicação fora das redes. Para ser lembrado, é preciso ser visto, percebido, sentido. 

Assim, investir nos anúncios em outdoors da cidade e em jornais, rádios e revistas que sejam de interesse do público do motel é também um caminho que vai ao encontro de novas pessoas e de um fluxo maior e mais constante no estabelecimento.

As ações de marketing para motel devem incluir as várias plataformas disponíveis, os vários espaços possíveis e explorar as múltiplas linguagens para alcançar, cada vez mais, um público amplo e diverso. 

  • Promoções

As promoções são bem-vindas nos motéis também. Apesar de a procura não se limitar a dia e hora, datas especiais podem ser um gancho importante para atrair o público. 

Então, aposte em oferecer combos exclusivos – como um aperitivo e um espumante cortesias – em comemorações como Dia dos Namorados, ou descontos para aniversariantes do mês.

Outra ideia é aproveitar as estações do ano para brincar com serviços e produtos personalizados para a temporada – um picolé de frutas ou um drink refrescante podem ser oferecidos como mimos no verão.

  • Arrumação e limpeza

Se limpeza e um ambiente organizado já eram critérios importantes nos motéis, nos dias de hoje eles se tornaram uma questão de saúde pública.

Cumprir os protocolos dos órgãos responsáveis, realizar a limpeza contínua e ter uma rotina rígida de higienização são ações indispensáveis nos motéis e fazem parte, sim, da estratégia de marketing do estabelecimento. 

Comunicar ao público as práticas de higiene que estão sendo seguidas é uma forma de transmitir a segurança necessária para que as pessoas possam desfrutar de bons momentos ali.

A organização do ambiente, dos artigos e dos itens no quarto também é importante para essa relação de confiança e para sensação de bem-estar. Certamente, esse posicionamento responsável será motivo para retorno dos clientes e o discurso será reproduzido para outros potenciais clientes. 

  • Enxoval

Uma cama arrumada, com lençol confortável ao toque e toalhas de rosto e banho macias. Um deleite para quem busca momentos de relaxamento e prazer. 

Investir em um enxoval profissional e de qualidade para seu motel também é investir em marketing. Isso porque as pessoas que farão uso dos produtos de cama e banho vão sentir esse cuidado com a escolha das peças, vão se sentir confortáveis e farão propaganda positiva sobre seu espaço.

Toalhas com textura agradável e lençóis lisinhos na cama são cartões de visita e convidam para uma boa noite. Quem chega ao motel pode reconhecer de cara se os produtos oferecidos ali vão fazer daquele momento ainda mais interessante. 

  • Amenities 

Mini shampoo, mini sabonete e espuma de banho e uma festa de aromas no banheiro. Os amenities encantam e oferecer os produtos de higiene de uso individual são uma forma de agradar e de garantir mais segurança aos clientes. 

O clima no motel também será feito por meio dos amenities, aposte neles para valorizar a experiência do seu público e elevar o padrão do seu estabelecimento.

  • Cozinha 

Uma outra dica de marketing para incrementar seu repertório de serviços é uma cozinha bem equipada, bem montada e que sirva boas refeições a qualquer hora do dia ou da noite.

Para preparar o menu do seu motel, ouça as preferências gastronômicas dos clientes. Faça uma pesquisa sobre os gostos e sobre como gostariam de receber a refeição na suíte. Ofereça itens em sachês individuais para garantir mais agilidade e higiene também ao servir os pratos.

 A cozinha dos motéis tem ganhado destaque e se tornado uma opção na hora que a fome aperta, já que os restaurantes têm atendido com horário e espaço reduzidos.

Por isso, aproveite essa chance e faça um investimento para ampliar e aprimorar a cozinha. Contrate um chef para que ele possa encontrar as melhores opções de insumos e preparar um cardápio que atenda, de forma prática e com qualidade, às necessidades do público.

Com uma cozinha bacana e uma experiência gastronômica de encher os olhos, dar água na boca e saciar a fome, os clientes vão querer ficar mais tempo ali. Uma estratégia de marketing com sabor e resultado.

Depois: Marketing para fidelizar o cliente do motel 

Bem, é fundamental pensar no depois quando se fala em marketing. Traçar planos para fidelizar o cliente do motel e ter seu retorno praticamente garantido é estabelecer um fluxo de ocupação interessante.

Algumas ações de fidelização podem incluir o oferecimento de descontos para as próximas visitas, o envio de mensagens via WhatsApp para avisar de promoções exclusivas, a criação de pacotes especiais para os clientes fiéis.

E, por fim, mostrar, sempre, que o motel se importa, que está atento e quer agradar quem sempre aparece.

 

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