Hotelaria BLOG CONAMORE

Dicas simples e sustentáveis para seu hotel economizar durante o verão

Dicas simples e sustentáveis para seu hotel economizar durante o verao

Desenvolver uma política sustentável demonstra comprometimento do estabelecimento em relação ao futuro das próximas gerações e respeito ao meio ambiente. Mas, além disso, a boa notícia é que aplicar práticas voltadas para otimização de recursos também são excelentes formas de reduzir despesas e tornar o hotel mais rentável.  

Especialmente no verão, em que os hotéis ficam mais movimentados devido ao período de férias e festas de fim de ano, selecionamos dicas simples para seu empreendimento economizar e, de quebra, ainda ganhar diferenciais no quesito sustentabilidade. Acompanhe!

 

Energia

Este, com certeza, é um dos fatores principais na hora de pensar em economia. Assim como nas residências, é fundamental substituir lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED. Mas no seu hotel você pode ir além ao instalar sensores de movimento nas áreas comuns, que fazem as luzes se acenderem somente quando há necessidade; optar por reguladores de tensão elétrica para reduzir o consumo pelos refrigeradores; e comprar eletroeletrônicos mais modernos, que exijam menos eletricidade para funcionar.

 

Água

Quando se fala em economia de recursos, a água, provavelmente, é o primeiro elemento que vem à cabeça. Sua importância é incontestável e poupar seu uso significa também conter despesas.

Baixe o eBook + Kit Programa de Reuso de Toalhas
Baixe o eBook + Kit Programa de Reuso de Toalhas

Pode não parecer, mas escolher lençóis, fronhas, toalhas e outras peças do enxoval de hotelaria de qualidade e na cor branca é uma maneira de evitar o consumo excessivo de água durante as lavagens, uma vez que são mais fáceis de limpar e requerem menos produtos químicos. Em relação às toalhas, a proposta de um programa de reuso é uma estratégias bastante eficaz para diminuir as quantidades de lavagens e, consequentemente, a utilização da água.

Seu hotel ou pousada ainda pode adotar reguladores de vazão nas torneiras e chuveiros, aproveitar água da chuva e da piscina para regar os jardins, instalar filtros de água e mecanismo duplo de descarga nos banheiros. Aposte nessas práticas e veja o resultado na ponta do lápis!

 

Alimentos

Na hora de montar o cardápio do seu hotel ou pousada, que tal dar preferência para alimentos que são da região ou que são encontrados com mais facilidade nessa época? Os preços serão mais econômicos e você ainda pode explorar sabores típicos como um diferencial no seu estabelecimento. Com certeza seus hóspedes vão querer experimentar!

 

Engajamento

Os colaboradores são os responsáveis por executar as tarefas do dia a dia, certo? Por isso, engajá-los nas práticas que visam economia e menos desperdício é um ponto que não pode ser deixado de lado na gestão. É possível reuni-los para um treinamento, explicando a importância de se conscientizar e respeitar os programas implementados e até oferecer benefícios através de uma política de recompensa. Ao estimular os funcionários, eles se tornarão os gatilhos para informar e incentivar os hóspedes a aderirem ao programa de reuso de toalhas, por exemplo.

 

Medidas simples que, em um primeiro momento podem ser vistas como um gasto, a longo prazo, representam um ganho para o orçamento do seu hotel ou pousada. Então, aproveite para implementar essas dicas nessa época de maior taxa de reservas para já sentir os efeitos em breve, aumentando a rentabilidade do seu empreendimento.  Se prepare também para receber seus hóspedes com um enxoval renovado! Acesse a loja virtual da Conamore, especialista em cama, mesa e banho para hotelaria, e conheça as linhas desenvolvidas para uso profissional.

Sair da versão mobile