ESG: Ambiental, Social e Governança: tudo que você deve saber sobre essa sigla e como ela chegou para ficar na hotelaria

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O mundo muda a todo momento e com o passar dos anos foi percebido que por conta dessas mudanças, tanto tecnológicas como comportamentais, houve o despertar para um novo rumo que há anos vem sendo pauta de debates globais entre países: a ESG

ESG é um movimento global baseando em três pilares: Ambiental, Social e Governança. Juntos eles incentivam ações que as empresas precisam fazer para se tornar mais conscientes e responsáveis de suas práticas a fim de respeitar o meio ambiente, a sociedade e formar líderes competentes para desempenhar atividades.

Essas boas práticas podem (e devem) ser abraçadas pelas empresas do ramo de hotelaria também, ou seja, seu hotel ou pousada podem agir para gerar benefícios tanto para seu estabelecimento, como um impacto positivo na região onde você está localizado e no mundo, suscetivelmente.

Neste artigo, vamos descobrir melhor o que é o ESG, quais são seus benefícios e como fazer para aderir a este novo formato de negócios.

O que significa ESG

O termo “ESG – Environmental, Social and Corporate Governance” surgiu em 2014 através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas). A ESG surgiu quando os investidores perceberam que ao serem aplicadas medidas como estas, os indicadores de faturamento aumentaram. Justamente porque agora os consumidores prestam mais atenção às marcas que colaboram com metas de sustentabilidade.

Em uma pesquisa realizada pela IBV (Institute for Business Value), 48% dos entrevistados no Brasil disseram que a sustentabilidade deve ser a prioridade máxima em suas empresas, e 68% dos líderes brasileiros disseram, nesta pesquisa, que já adotaram iniciativas e ações voltadas ao ESG.

Qual sua importância na hotelaria?

Além de ser classificado como tendência para este e os próximos anos, a sustentabilidade e o ecoturismo tem sido um fator decisivo dos hóspedes na hora de escolher suas reservas. Segundo um relatório feito pelo Booking, 83% dos viajantes valorizam o turismo sustentável, e entendem que esse modelo de viagem deve ser posto em prática por todos.

Leia também: Insights sobre transformações que impactam a hospitalidade

Você, mais do que ninguém sabe que um hotel ou pousada gastam uma enorme quantidade de água, eletricidade e outros consumos. Ao dar uma atenção especial para este fator ecológico, social e administrativo, seu hotel pode economizar no bolso ao longo dos meses e ainda cultivar uma relação mais próxima e alinhada com os valores dos seus hóspedes. 

Veja a seguir o que seu hotel ou pousada podem fazer para ser parte deste movimento.

Como se adequar aos princípios?

Combate às emissões de CO², inclusão social e preservação do meio ambiente são alguns exemplos de como as empresas trabalham seus indicadores de ESG, mas quais são as ações práticas que você pode fazer para entrar nesta meta também? Veja abaixo d acordo com cada letra representante da sigla.

Ambiental 

A letra (E), traduzida, significa “Ambiental’ e envolve tudo o que está ligado com a preservação do meio ambiente. Então o primeiro passo é analisar a estrutura do seu hotel ou pousada. Pense em quais são as fontes que emitem mais resíduos e utilizam mais energia. O segundo passo é buscar reduzir essas emissões. Veja alguns exemplos:

  1. Analise a possibilidade de usar outra fonte de energia, como a energia renovável que através de painéis solares podem reduzir até 90% da sua conta de luz e ainda contribuir com o meio ambiente.
  2. Adote amenities biodegradáveis para evitar o acúmulo de lixo e resíduos no meio ambiente. Os amenities da Conamore são uma excelente escolha já que são produzidos em plástico reciclável e não são testados em animais.
  3. Veja a possibilidade de cultivar uma horta ou um pomar para valorizar produtos frescos e livre de agrotóxicos nas refeições servidas durante o café da manhã ou almoço

Princípio Social

O princípio social diz respeito às pessoas que fazem parte do meio do qual você está inserido. Reflita bem sobre quem colabora para o funcionamento diário do seu negócio e confira alguns exemplos:

  1. Valorize seus funcionários com benefícios além do salário justo, buscando entregar também um plano de previdência e capacitação profissional.
  2. Cuide de seus fornecedores, busque saber quais são suas referências e se não compactuam com trabalho escravo ou infantil, por exemplo. Investigue também se este negócio não atua em áreas desmatadas.
  3. Valorize o produtor local. Ao comprar de pequenos negócios, você valoriza sua comunidade e ainda contribui com as famílias no entorno do seu hotel/pousada.

Corporate Governance ou Liderança

Toda e qualquer empresa são movidas por pessoas e seus líderes que precisam administrar de acordo com os princípios da ESG. Até porque, se não houver iniciativas práticas de uma gestão que prioriza fatores ambientais e sociais, nada será feito.

Além de acertar na contratação de bons líderes, você pode ter as seguintes iniciativas:

  1. Ser transparente ao fazer a contabilidade e balanços financeiros.
  2. Emitir relatórios e publicá-los para que todos possam ver que existe honestidade nos investimentos e custos.
  3. Cultive uma cultura anticorrupção. Não dê espaço para atividades maléficas e pessoas com más intenções.

É importante saber que a ESG é um grande passo, mas que é feita aos poucos também, ou seja, seu hotel ou pousada não precisam estar 100% ecológicos da noite para o dia.

Invista aos poucos e vá aprimorando, assim você conseguirá cativar e manter todos engajados para criar um clima mais harmônico entre colaboradores, cuidar do planeta,  chamar atenção de investidores, hóspedes e outras pessoas que irão agregar na sua rotina de trabalho.

Veja abaixo mais dicas de como melhorar a experiência no acolhimento de hóspedes e como administrar seu negócio.

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