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Estratégias de Black-Friday para hotéis e pousadas

Um dos setores que mais movimentam a economia: o turismo, somado com a época de consumo e compras mais aguardado do ano, não tem como dar errado, certo? Errado! Para se sair bem e fechar mais reservas nesse momento é preciso contar muito mais do que só a chegada desta data. 

 

Nesse artigo vamos te apresentar algumas dicas e estratégicas para você aquecer seu público, levantar as expectativas e ainda caprichar nas promoções.

O que é a Black Friday?

 

A Black Friday é um dos dias mais aguardado do ano. É também o momento em que inúmeros consumidores de vários países podem comprar algo que estiveram sonhando durante certo tempo ou então, levar alguns consumidores a gastar, mesmo sem tanto planejamento.

 

Mas além das promoções e descontos, ela pode ser uma ótima oportunidade para seu hotel ou pousada embarcar na onda de propagandas e divulgar a marca e todos os benefícios da sua hospedagem.

 

É importante lembrar que a Black Friday não precisa funcionar apenas no dia 24 de novembro, mas também durante a semana ou, então, no mês inteiro. É claro que quem define a duração deste evento é você, de acordo com seu planejamento financeiro. Mas é legal saber das diversas oportunidades que esta época de promoções oferece.

 

Veja a seguir, algumas estratégias para sua Black Friday ser inesquecível.

Definindo objetivos

Antes de começar a planejar sua promoção, é importante definir seus objetivos. O que você espera alcançar com essa oferta de flexibilidade de reservas? Alguns objetivos comuns podem incluir:

 

Conheça as estratégias que sua hospedagem pode adotar 

Para pensar em estratégias para a Black Friday, o primeiro passo é: observar a demanda do seu hotel/pousada nesta época do ano. É essencial saber a localização e a relação com o clima, chama muitos hóspedes no verão, por exemplo, ou não.

 

Se seu estabelecimento está em uma região de frio, você precisará fazer mais esforço para atrair hóspedes do que quem procura uma praia ou um resort. Mas não é só isso, além de saber sobre a demanda, listamos algumas estratégias que vão fazer a diferença nas suas reservas em novembro.

Fuja da “black-fraude”

Já ouviu aquele ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Então, é comum que o consumidor desconfie de preços com muito desconto ou então uma promoção totalmente fora do normal (até mesmo em época de Black Friday). Não estamos falando para você não fazer promoções, já que a época exige, mas que sejam feitas com valores verdadeiros, sem a intenção de “enganar” seu cliente.

 

O ideal é que você calcule corretamente todos seus custos e tarifas para saber até onde pode reduzir o valor e engordar a porcentagem da promoção. Lembre-se de ir nem tanto ao céu e nem tanto ao mar.

Cuidado com o estoque de enxoval

Não tem máquina de lavar que aguente a demanda que você receberá nesta época do ano. Lembre-se de conferir a quantidade de fronhas, lençóis, toalhas e acessórios de limpeza que irá precisar e já peça itens extras para conseguir atender a todos os hóspedes, sem que falte ou cause qualquer incômodo nem para você, nem para as pessoas.

 

Nossa dica é visitar o site da Conamore escolher entre as diversas linhas de enxovais que melhor combinam com seu orçamento, o melhor é que temos produtos de qualidade e à pronta entrega.

Agora um plus: invista na flexibilidade

Existem várias maneiras de oferecer flexibilidade de reservas aos seus clientes: cancelamento gratuito, reservas abertas (um crédito para usar em qualquer outra época do ano) ou descontos especiais.

 

Veja mais: Tarifário – o que é e como definir

Mais do que promoção, os pacotes também são bem-vindos

A Black Friday tem também outro significado além das promoções, é sobre atender expectativas do público. Existem diversas pessoas que estão planejando viajar, mas ainda não se decidiram em que lugar ficarão hospedados. É então que esse período de promoções pode dar aquele empurrãozinho para fazer um sonho se tornar realidade.

 

Os pacotes de hospedagem com desconto são uma ótima maneira de economizar dinheiro enquanto desfruta de acomodações luxuosas. Muitos hotéis e pousadas são flexíveis e fornecem tarifas especiais durante esse período, incluindo café da manhã ou até um jantar romântico incluso.

 

É a oportunidade perfeita para chamar a atenção do seu público para mostrar que eles podem criar memórias especiais através do seu hotel. Veja alguns pacotes especiais que você criar:

Hospedagem com Desconto

Estes pacotes oferecem tarifas especiais em acomodações que são um pouco mais luxuosas e podem incluir comodidades como: café da manhã, almoço ou jantar romântico e até serviço de quarto exclusivo.

Familiares

Ideais para famílias que possuem filhos pequenos até os mais velhos. Você pode criar uma parceria com clubes ou parques aquáticos e incluir no pacote de promoções.

 

Leia também: Como os viajantes escolhem seus hotéis e como fazer para ser o escolhido

Gastronômicos

Esse é para aqueles “bons de garfo”. Perfeitos para quem admira a culinária e faz questão de comer bem. Já pensou em oferecer refeições gourmet ou degustações de vinhos no seu hotel, ou pousada?

Aventura

Para quem gosta de adrenalina, você pode criar a oportunidade para seus hóspedes se aventurarem em esportes radicais e outras atividades ao ar livre, como trilhas ou paraquedismo.

Já ouviu falar em cashback?

Quando seus hóspedes reservam um quarto ou gastam dinheiro em suas instalações, uma parte desse valor volta para o bolso deles. Usar o cashback para uma promoção de Black Friday é uma estratégia inteligente de experiência voltada para todo o ciclo de vendas para com seu hóspede e ainda pode gerar boas avaliações no check-out, já que é como se eles recebessem um “presente” na saída.

Veja como funciona na prática

Assim que uma reserva é feita ou é gasto dinheiro em seu estabelecimento, você reserva uma porcentagem desse valor como “cashback” para eles através de um sistema que opera integrado com parceiros de cartão de crédito. Esse dinheiro fica pendente até que o hóspede complete sua estadia.

 

Veja mais: Google Hotel Center – Descubra como essa ferramenta pode te ajudar a aumentar o número de reservas

 

Após o check-out, o valor acumulado é devolvido ao hóspede, geralmente através de transferência bancária ou crédito em programas de fidelidade. Pense assim: é uma ótima maneira de fazer seus hóspedes se sentirem valorizados e recompensados por escolherem  seu hotel ou pousada.

Divulgando suas promoções com marketing digital

Mas, de que adianta criar inúmeras dessas promoções listadas aqui e ninguém ficar sabendo? Agora que você já sabe quais são as oportunidades existentes para extrair o máximo dessa data, veja como fazer para atrair o público certo para a data certa:

Redes Sociais

Anuncie a promoção em todas as suas redes sociais. Crie posts e vídeos atrativos e use hashtags relacionadas à Black Friday para aumentar seu alcance, engajamento e visibilidade.

 

Leia também: A importância das redes e como usá-las para conseguir novos hóspedes

E-mail Marketing

Envie newsletters para sua lista de contatos que já se hospedaram antes, anunciando a promoção. Inclua informações claras, objetivas e detalhadas sobre como os clientes podem aproveitar suas ofertas.

Parcerias

Se criar conteúdo não é muito a sua praia, chame os blogueiros, influenciadores ou outras empresas locais para fazer isso por você. Assim você amplia seu alcance e conta com um novo público para cultivar para os próximos meses.

Publicidade Paga

Invista em anúncios pagos nas redes sociais ou no Google. É assim que você alcança mais pessoas sem fazer tanto esforço. Lembre-se que sua comunicação precisa ser clara e coerente com a identidade do seu hotel, afinal, é comum que o público se sinta desconfiado quando valores estão abaixo do normal, seja o mais transparente e acessível possível.

 

Não esqueça de elaborar uma promoção interna também para beneficiar seus vendedores e motivá-los a fechar mais reservas diretas.

 

Chegou a hora de refletir em todas as dicas que listamos neste blog e começar a elaborar sua própria promoção para a Black Friday 2023! Se gostou desse conteúdo, leia também outros artigos.

 

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