Sabemos que a gestão do enxoval é uma dor de cabeça constante para os hoteleiros, principalmente porque gera custos inesperados. Mas sabia que as etiquetas RFID podem ajudar a minimizar esse problema? RFID é a sigla para “Radio Frequency Identification”, significa “identificação por radiofrequência”.
Além de rastrear cada item, elas permitem um controle mais preciso do ciclo de vida dos enxovais, ampliando sua longevidade em 20 a 30%, segundo uma pesquisa da SmartX Hub. 📈
Esse sistema inteligente não só reduz perdas como também otimiza a gestão, garantindo que você tenha sempre a quantidade certa de toalhas e lençóis à disposição.
Vamos explicar mais sobre o que são essas etiquetas, como elas funcionam e como elas podem contribuir significativamente na gestão do seu hotel.
Siga a leitura! 😉
O que são as etiquetas RFID?
As etiquetas RFID partem de uma tecnologia de identificação automática que permite a identificação de objetos e a coleta de dados relevantes através de sinais de radiofrequência, sem a necessidade de contato físico ou intervenção humana.
Entre suas várias vantagens estão a resistência à água e a campos magnéticos, capacidade de operar em altas temperaturas, durabilidade, alcance estendido de leitura, possibilidade de criptografia de dados, maior capacidade de armazenamento, e facilidade para alterar as informações armazenadas.
E como elas funcionam?
O funcionamento da tecnologia RFID é bem simples. Quando as etiquetas entram no campo magnético, elas captam o sinal de radiofrequência que o leitor RFID emite.
A partir daí, as etiquetas enviam as informações do produto armazenadas no chip ou transmitem um sinal numa certa frequência. O leitor então lê e decodifica essas informações e as envia para o sistema, onde os dados são processados.
O que o sistema RFID pode fazer pelo seu hotel?
As etiquetas RFID para enxoval são baseadas na tecnologia RFID UHF e adotam material especial, à prova d’água, resistente à corrosão e resistente a altas temperaturas.
Ele torna o gerenciamento da lavanderia mais eficiente e inteligente, como otimizar a coleta, classificação, inventário automático, coleta de roupas e outros links, melhorando a eficiência do trabalho e reduzindo a probabilidade de erros.
O fluxo de trabalho ocorre da seguinte forma: assim que as etiquetas RFID são colocadas nas peças do enxoval, cada uma recebe uma numeração única, funcionando como um “CPF” para identificação. Quando o cliente recebe as peças, ele associa essa numeração no seu sistema de gestão ao tipo de material correspondente.
Chegada das peças
O enxoval chega com as etiquetas de RFID, que possuem uma numeração única, como uma espécie de CPF.
Registro das informações das peças do enxoval
A primeira coisa a fazer é registrar essas etiquetas no seu sistema de gestão, como nome, tipo, departamento, entre outros.
Distribuição de enxoval
Agora, seu enxoval está pronto para ir para os quartos. Você pode usar o leitor RFID ou pistola de varredura para inventário e também para gerar relatórios.
Classificação e armazenamento de enxoval sujo
Quando o enxoval está sujo, um leitor RFID lê as etiquetas das roupas e o sistema registra os dados, gerando vouchers para envio à lavanderia.
Categorização de enxoval limpo, fora do armazém
Após a lavagem e secagem, o sistema lê a etiqueta RFID e classifica a roupa, deixando-a pronta para uso ou estoque.
Correção das etiquetas
A etiqueta com problemas é identificada, inspecionada e, se possível, reprogramada.
Para além da tecnologia: as etiquetas precisam ser resistentes
É fundamental que as etiquetas RFID sejam resistentes o suficiente para suportar as condições de uso intenso e repetidas lavagens industriais.
Por exemplo, quando um hotel envia um grande volume de toalhas para uma lavanderia terceirizada, é difícil controlar se todas as peças retornam ou se algumas se perdem no processo.
Com as etiquetas RFID, é possível realizar um inventário preciso de cada item, prevenindo perdas e roubos, além de garantir a longevidade do enxoval.
Isso não só melhora o controle sobre o estoque de toalhas e lençóis, mas também impacta diretamente na satisfação do cliente, que sempre terá acesso a enxovais em bom estado, e na economia do hotel, que evita gastos desnecessários com reposições frequentes.
As etiquetas RFID também são utilizadas na hotelaria hospitalar
Com esta tecnologia, também é possível rastrear o enxoval em toda a estrutura física do prédio, otimizando o controle e a gestão das peças usadas.
Vale lembrar que o enxoval hospitalar é fundamental para o funcionamento da assistência à saúde, abrangendo desde o lençol do leito e da cirurgia até a roupa que o profissional utiliza para o atendimento.
Além de oferecer um melhor controle do uso real de enxoval pela unidade hospitalar, diminui o risco de desabastecimento e contribui para o controle de infecção hospitalar.
Resumidamente, a tecnologia RFID para hotelaria oferece os seguintes benefícios:
✓ Mantém quantidades precisas de um inventário;
✓ Reduz os custos
✓ Otimiza as compras, pela eficiência na gestão dos itens;
✓ Oferece segurança no processo de higienização;
✓ Melhor monitoramento no processo de logística;
✓ Recebimento e distribuição do enxoval eficiente;
✓ Custo reduzido de reposição de peças e extravios;
✓ Faturamento preciso e no tempo correto;
✓ Rastreamento e localização das peças do enxoval;
✓ Maior controle de evasão;
✓ Implantação de protocolo gerencial no enxoval para os sistemas da rede de atenção à saúde.
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Uma novidade da Conamore para o hoteleiro! Compacta, leve, durável e à prova d’água, a etiqueta RFID é confeccionada em tecido próprio para lavagens industriais, garantindo resistência a altas temperaturas e suavidade ao toque. Além disso, o conforto do uso não é afetado.
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