Período de férias traz boas notícias para a hotelaria

COMPARTILHE

A temporada de férias aponta no calendário de 2020 e traz junto novos e bons ventos para o turismo e a hotelaria no Brasil. O sinal de retomada, após um ano desafiador para a economia mundial e, em especial, para esses dois setores, é motivo para renovar os ânimos e se preparar para um final de ano positivo.  

A expectativa é que o retorno gradual das viagens aconteça, primeiro, com os deslocamentos mais curtos e para os destinos mais próximos dos locais de origem. Essa movimentação, estimulada pela temporada de férias, deve resultar em uma retomada importante para hotéis e pousadas, que precisam seguir, à risca, às normas sanitárias exigidas para funcionamento.

Além dos cuidados redobrados com limpeza e higiene, os espaços devem estar preparados para receber os hóspedes carentes de um momento de lazer e descontração, diante de um ano intenso para todos. Acompanhe a leitura e veja as expectativas para o período de férias e esteja com tudo pronto no seu hotel para esse momento.

Turismo nacional é a pedida

Rever familiares e amigos deve ser um dos principais objetivos das viagens neste final de ano. Por isso, os destinos dentro do País devem ser os mais procurados na temporada de férias e festas.

Assim, a busca por viagens mais curtas, mais próximas e que exijam menos planejamento se apresenta como a alternativa preferida e mais viável para o momento. A retomada das atividades do turismo e da hotelaria deve ser marcada pelos deslocamentos nacionais, mais práticos e rápidos.

De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), 8 em cada 10 brasileiros que pretendem viajar até o Réveillon vão preferir pelos destinos domésticos.

Recuperação do turismo: litoral e cidades turísticas em São Paulo

Um estudo com foco no impacto da pandemia da Covid-19 nas regiões paulistas, feito pelo Centro de Inteligência e Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, mostra que, dos 46,3 milhões de turistas previstos no Estado, o ano de 2020 deve fechar em 29,5 milhões.

Desse número, 20,6 são paulistas que deverão viajar para cidades dentro do Estado; pouco mais de 8 milhões virão de outros Estados, além de 817 mil estrangeiros. As projeções do CIET são baseadas nos bons resultados de janeiro e fevereiro, período antes do início da pandemia.

Para o órgão estadual, o chamado “turismo de proximidade” – caracterizado por períodos curtos e destinos com até três horas de deslocamento – trata-se do primeiro grande movimento de retorno.

O estudo aponta ainda que três das principais regiões turísticas paulistas fora da capital — Baixada Santista, Campinas/Circuito das Águas e Vale do Paraíba/Mantiqueira/Litoral Norte — devem aumentar a participação percentual no turismo de todo o Estado.

Um exemplo que sinaliza essa expectativa é a Baixada Santista, por exemplo, que recebeu em 2019, oito milhões de turistas, 18,2% do movimento do Estado. Para 2020, o balanço deve ser de seis milhões, 20,1% do total.

Como preparar o hotel para a temporada de férias?

Para receber os hóspedes com segurança e conforto na temporada de férias, depois de um ano difícil e atípico, hotéis e pousadas devem estar com os protocolos sanitários, insumos essenciais – como enxoval e amenities – e serviços, em dia.

Além disso, os hotéis e pousadas podem investir em uma recepção diferente, mais afetiva, com pequenos mimos ou cartões de boas-vindas e também de agradecimento pela parceria ao longo desse período.

Focar nas ações de final de ano, estar ativo nas redes sociais para interagir com os clientes, divulgar as ações locais e demonstrar o cuidado no retornos dos hóspedes são ações fundamentais para fechar vendas no período de férias e para que a hotelaria e o turismo retomem as atividades fortalecidos e prontos para os melhores momentos.

Essas dicas foram úteis? Para saber mais informações sobre turismo e hotelaria, acesse o blog da Conamore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS