Gerir um hotel seja pequeno, médio ou grande, é uma tarefa desafiadora e agora, com o setor do turismo a todo vapor, será que seu negócio está preparado?
Pensando nisso, resolvemos te ajudar e dar uma mãozinha: separamos os 7 indicadores para acompanhar de perto na gestão e fazer com que se obtenha o resultado esperado.
Vamos lá? Acompanhe o artigo e fique por dentro!
O que são indicadores de gestão e para que acompanhá-los?
Os indicadores têm como objetivo apontar o desempenho de algo e estão presentes em nosso dia a dia muito mais do que imaginamos. Placas, por exemplo, são indicadores físicos eficazes.
Mas aqui, estamos falando dos indicadores abstratos, que são dados estatísticos que nos permitem extrair informações e buscar aperfeiçoamentos.
No ramo da hotelaria, por exemplo, esses indicadores abstratos nos ajudam a compreender o cenário em que seu estabelecimento se encontra e, a partir dele, tomar decisões mais assertivas.
Agora, vamos aos 7 indicadores de gestão que você precisa acompanhar de perto para ter uma boa gestão do seu hotel?
Taxa de ocupação
Mais conhecida como TO, esse é um dos indicadores mais levados em conta para realizar o planejamento das ações do seu hotel ou pousada.
Para descobrir como está a sua, é só dividir a quantidade de quartos reservados pelo total de habitações que você oferece, calculando a porcentagem de quartos ocupados no momento.
Receita gerada por reserva (MCPB)
Com esse indicador é possível saber qual canal de venda está tendo melhor desempenho e o custo-benefício de cada um, assim você saberá em qual investir mais e o que pode propor de melhoria para os outros.
Para realizar essa conta, é simples: divida o valor gasto em cada canal pelo número de reservas que ele gerou.
Taxa de diária média
Essa é a forma mais usada pelos gestores de hotéis e pousadas para acompanhar a parte financeira e controlar o desempenho do seu estabelecimento. A conta que deve ser feita é:
Receita total do período dividido por diárias vendidas no mesmo período
E assim você saberá qual a receita, em média, que você obtém com a habitação ocupada.
RevPar
Com esse indicador é possível calcular a receita gerada pelos quartos de hotéis durante determinado período. Você só irá precisar multiplicar o valor da diária média pela taxa de ocupação do hotel.
Taxa de Cancelamento
Métrica que todos querem passar longe, mas que é muito importante de ser acompanhada de perto, pois assim podemos saber onde está o problema e descobrir qual o motivo dos cancelamentos.
Para calculá-la só pegar o total de cancelamento e dividir pelo número total de habitações reservadas do último mês x 100
Por exemplo: Você teve 150 reservas no último mês mas 6 cancelaram:
6 / 150 x 100 = 4%
Isso significa que 4% das pessoas que mostraram interesse em reservar com você acabaram cancelando a estadia.
TrevPar
Com a TrevPar é possível verificar a receita total por quarto e assim, compreender a lucratividade real de cada habitação do seu hotel ou pousada.
Divida o total de receitas geradas pelo hotel em um determinado período, pelo número de quartos disponíveis.
E você terá uma visualização instantânea do desempenho do seu estabelecimento!
Custo de aquisição por cliente
Mais conhecida como CAC é uma métrica muito eficaz, e geralmente usada pelo setor de marketing, para descobrir qual a média de investimento feito por cliente.
Some os investimentos feitos (exemplo: mídias pagas, site etc) e divida pelo total de clientes adquiridos por aquele canal, assim você saberá quais ações estão tendo mais resultados e menores custos.
E agora, o que faço com esses números?
Para administrar esses indicadores é importante que o gestor de hotel os veja constantemente e tenha sempre um período certo para realizar esses relatórios.
Nossa sugestão é que seja feito mensalmente, assim você poderá fazer as melhorias que são necessárias e investir no que realmente faz a diferença!
Bem, esperamos que as dicas dos indicadores para acompanhar de perto que compartilhamos sejam úteis para você e que rendam melhores e mais reservas. Para mais informações sobre hospedagem, hotelaria e turismo, acesse o blog da Conamore.
Até o próximo! 🙂