Gestão de hotelaria – 7 indicadores para acompanhar de perto

COMPARTILHE

Gerir um hotel seja pequeno, médio ou grande, é uma tarefa desafiadora e agora, com o setor do turismo a todo vapor, será que seu negócio está preparado? 

Pensando nisso, resolvemos te ajudar e dar uma mãozinha: separamos os 7 indicadores para acompanhar de perto na gestão e fazer com que se obtenha o resultado esperado.

Vamos lá? Acompanhe o artigo e fique por dentro!

O que são indicadores de gestão e para que acompanhá-los?

Os indicadores têm como objetivo apontar o desempenho de algo e estão presentes em nosso dia a dia muito mais do que imaginamos. Placas, por exemplo, são indicadores físicos eficazes. 

Mas aqui, estamos falando dos indicadores abstratos, que são dados estatísticos que nos permitem extrair informações e buscar aperfeiçoamentos.

No ramo da hotelaria, por exemplo, esses indicadores abstratos nos ajudam a compreender o cenário em que seu estabelecimento se encontra e, a partir dele, tomar decisões mais assertivas.

Agora, vamos aos 7 indicadores de gestão que você precisa acompanhar de perto para ter uma boa gestão do seu hotel?

 

Taxa de ocupação

Mais conhecida como TO, esse é um dos indicadores mais levados em conta para realizar o planejamento das ações do seu hotel ou pousada.

Para descobrir como está a sua, é só dividir a quantidade de quartos reservados pelo total de habitações que você oferece, calculando a porcentagem de quartos ocupados no momento.

 

Receita gerada por reserva (MCPB)

Com esse indicador é possível saber qual canal de venda está tendo melhor desempenho e o custo-benefício de cada um, assim você saberá em qual investir mais e o que pode propor de melhoria para os outros.

Para realizar essa conta, é simples: divida o valor gasto em cada canal pelo número de reservas que ele gerou.


Taxa de diária média

Essa é a forma mais usada pelos gestores de hotéis e pousadas para acompanhar a parte financeira e controlar o desempenho do seu estabelecimento. A conta que deve ser feita é:

Receita total do período dividido por diárias vendidas no mesmo período

E assim você saberá qual a receita, em média, que você obtém com a habitação ocupada.

 

RevPar

Com esse indicador é possível calcular a receita gerada pelos quartos de hotéis durante determinado período. Você só irá precisar multiplicar o valor da diária média pela taxa de ocupação do hotel.

 

Taxa de Cancelamento

Métrica que todos querem passar longe, mas que é muito importante de ser acompanhada de perto, pois assim podemos saber onde está o problema e descobrir qual o motivo dos cancelamentos. 

Para calculá-la  só pegar o total de cancelamento e dividir pelo número total de habitações reservadas do último mês x 100

Por exemplo: Você teve 150 reservas no último mês mas 6 cancelaram:

6 / 150 x 100 = 4%

Isso significa que 4% das pessoas que mostraram interesse em reservar com você acabaram cancelando a estadia. 


TrevPar

Com a TrevPar é possível verificar a receita total por quarto e assim, compreender a lucratividade real de cada habitação do seu hotel ou pousada.

Divida o total de receitas geradas pelo hotel em um determinado período, pelo número de quartos disponíveis.

E você terá uma visualização instantânea do desempenho do seu estabelecimento!

 

Custo de aquisição por cliente

Mais conhecida como CAC é uma métrica muito eficaz, e geralmente usada pelo setor de marketing, para descobrir qual a média de investimento feito por cliente.

Some os investimentos feitos (exemplo: mídias pagas, site etc) e divida pelo total de clientes adquiridos por aquele canal, assim você saberá quais ações estão tendo mais resultados e menores custos. 

E agora, o que faço com esses números?

Para administrar esses indicadores é importante que o gestor de hotel os veja constantemente e tenha sempre um período certo para realizar esses relatórios. 

Nossa sugestão é que seja feito mensalmente, assim você poderá fazer as melhorias que são necessárias e investir no que realmente faz a diferença!

Bem, esperamos que as dicas dos indicadores para acompanhar de perto que compartilhamos sejam úteis para você e que rendam melhores e mais reservas. Para mais informações sobre hospedagem, hotelaria e turismo, acesse o blog da Conamore

Até o próximo! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS

O que esperar do turismo em 2024?

Como é boa a sensação de termos atravessado e conseguido chegar em  mais um final de ano, onde olhamos para trás e vemos o quanto o turismo neste ano foi