Abrir um negócio atualmente implica em ter o auxílio da tecnologia para ajudar e agilizar processos demorados como cadastros de hóspedes e até para dar aquela mãozinha na hora de vender. E para os negócios que já operam há um certo tempo, também vale refletir sobre as novas ferramentas que favorecem seu negócio e que, inclusive, podem aumentar o número de reservas.
Segundo pesquisas realizadas pelo próprio Google, 75% dos viajantes a lazer e 65% dos viajantes a trabalho usam recursos digitais quando planejam viagens. Ou seja, são milhões de consultas diárias na plataforma.
Além de usarem várias fontes de informação, os consumidores também navegam em diferentes dispositivos: no celular, durante as atividades do dia a dia, no computador entre reuniões de trabalho ou até no tablet no sofá de casa.
E isso é um dado ótimo para você, afinal os hotéis têm mais chances de se conectar com possíveis clientes através de plataformas como o Google Hotel Center. E é sobre ele que vamos falar neste texto.
O que é
O Google Hotel Center, que podemos apelidar de “GHC” é uma plataforma criada para os hoteleiros e usada pelos hóspedes. Ela funciona como um canal de anúncios, muito parecida com o Google Ads. Através dele, são anunciados quartos de hotéis e ainda, se integram com outras plataformas de vendas como por exemplo o Booking, Decolar, Hoteis.com e Trivago.
Com o GHC, futuros viajantes podem pesquisar e reservar quartos em qualquer lugar em que estiverem planejando uma viagem. Ele funciona através da exibição de anúncios de hotéis e ajuda a avaliar as opções disponíveis de preço e de reserva para que o hóspede tome a melhor decisão. Observe os dois primeiros resultados da pesquisa:
A Hilton Worldwide, uma rede de hotéis nos Estados Unidos, passou a anunciar nesta ferramenta em 2011, ela conseguiu incluir todos os 4.200 hotéis da rede no GHC. E através disso, teve um aumento de 45% na taxa de conversão e um ROI (retorno sobre o investimento) 12% mais alto, comparado aos anúncios tradicionais da rede de pesquisa.
Outro exemplo é a maior rede de hotéis no Reino Unido: Premiere Inn que teve resultados similares, com crescimento de 40% de reservas de novos clientes, ROI 3 vezes maior, e o custo por aquisição 60% menor em comparação aos anúncios tradicionais da rede de pesquisa.
Como usar
O GHC é destinado para hóspedes que se encaixam na última etapa da jornada de compra, e os resultados mostrados após a pesquisa mostram sites e páginas com foco em conversão de vendas. Isso quer dizer que seu hóspede já sabe em qual cidade ficará e também o tempo de estadia.
Tudo começa quando o hóspede pesquisa a cidade e determina o tempo em que ficará hospedado dentro do Google. Em seguida um novo layout, do Google Travel, surge na página de pesquisa com várias opções disponíveis. Aqueles que pagaram pelos anúncios são exibidos em primeiro lugar na lista, ou seja, estão em destaque e tem mais chance de serem escolhidos.
É importante saber que caso queira usar esta ferramenta, o sistema GHC criou 2 formas de serem feitas as reservas e cobrar pelo uso, que são:
CPC – Custo por Clique: funciona quando o hóspede clica no link do seu anúncio que se direciona para os sites que vendem suas reservas ou até mesmo o site do seu hotel, ou pousada. Neste modelo você paga por clique independente se esta pessoa fechou ou não a reserva.
Comissão: sistema parecido com as agências de viagens online, o hóspede pode realizar a reserva pelo próprio Google, mas você paga uma comissão por isso.Para começar a utilizar, basta se cadastrar com uma conta Google do Google Hotel Center e seguir o passo a passo que a própria plataforma tem para criar sua primeira campanha patrocinada.
Principais benefícios
Além de ser um canal intuitivo no qual os hóspedes já estão acostumados a usar quando pesquisam por novas viagens, o Google Hotel Center tem mais algumas vantagens ao ser utilizado por hotéis ou pousadas. Separamos 3 principais benefícios dos Anúncios de hotéis do Google para você.
Variedade de dispositivos
Os anúncios aparecem em qualquer ponto de contato do Google e em todos os dispositivos. Ao usar os Anúncios de Hotéis, você alcança usuários independentemente de onde ou quando eles pesquisam.
Reservas facilitadas
Com os Anúncios de Hotéis, é possível reservar direto com o estabelecimento, fazendo com que você tenha mais controle da experiência que seus futuros hóspedes terão com a sua marca. Um detalhe legal sobre este benefício é que permite a você ter insights e ideias de como atrair mais pessoas e até fidelizar para novas viagens no futuro.
Segmentação
O GHC permite que você segmente seu público com mais detalhes para levar leads e hóspedes mais qualificados ao site, ou seja, pessoas que estejam mais propensas a comprar e reservar um quarto em seu hotel ou pousada. Isso acontece porque as pessoas veem anúncios de hotéis e inseriram nas pesquisas ou formulários detalhes do quarto como: disponibilidade, preço, descrição, resenhas, fotos, local no Google Maps e muito mais.
Viu como algumas ferramentas podem atuar ao seu favor? E é importante lembrar que assim como nas outras etapas de compra, é importante ter muita atenção nesta também. Seu hóspede precisa estar satisfeito e contente desde a compra até o check-out. Por isso cuide das suas vendas e de todo o processo de hospedagem com acolhimento, excelência e profissionalismo.
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