Governança em hotelaria: checklist para arrumação dos quartos

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A gestão de um meio de hospedagem engloba, entre outros fatores, o foco em otimizar as rotinas para facilitar a execução e melhorar os resultados, tanto para o estabelecimento, quanto para os hóspedes. Por isso, a proposta deste material é oferecer a você, proprietário ou gestor, um conteúdo bastante funcional de como proceder com a arrumação dos quartos no seu hotel ou pousada, além de destacar quais são as qualidades necessárias para o cargo de camareiro que influenciam diretamente na percepção de valor do hotel e garantem o cumprimento adequado das arrumações.

Acompanhe as dicas a seguir e faça o download do checklist prático para arrumação dos quartos para o dia a dia do hotel!

Você é bem-vindo!

A hospitalidade e o acolhimento são representados em praticamente tudo em um hotel ou pousada no ponto de vista dos hóspedes. Comunicação, atendimento, estrutura, enxoval de hotelaria, tudo isso reflete na qualidade do hotel. Porém, a  limpeza, higiene e organização não podem, de jeito nenhum, desapontá-los. Assim que chegam ao hotel, nem pensam que outra pessoa esteve no quarto que vão ocupar, por isso, o ambiente deve estar impecável: pisos, louças, lençóis, toalhas, travesseiros, etc. Da mesma forma que, após um dia de trabalho ou passeio, tudo que desejam é tomar um banho e descansar em um quarto limpo, com peças branquinhas, cheirosas e confortáveis.

A partir disso, é importante entender o papel dos serviços de governança através dos camareiros para que tudo fique sempre em perfeito estado.

Camareira: importante para seu hotel ou pousada
Camareira: importante para seu hotel ou pousada

Os olhos que tudo veem

Os camareiros são responsáveis pela limpeza, higienização, arrumação dos quartos e áreas sociais do hotel ou pousada. Realizam também a vistoria do checkout, atendimento de pedidos e controlam a reposição de peças e materiais. São aqueles que estão bem próximos dos hóspedes, que podem ajudá-los em qualquer dificuldade e que também estão mais propícios a captarem sugestões de melhorias através desse contato.

Portanto, o perfil de um(a) camareiro(a) deve contar com:

  • Simpatia e cordialidade;
  • Prazer em servir;
  • Discrição;
  • Alto nível de organização;
  • Ótima apresentação pessoal;
  • Honestidade e responsabilidade;
  • Capacidade de lidar bem com problemas e reclamações.

Além atenderem os altos níveis de exigência de limpeza e higiene dos ambientes, a postura é fundamental para que os hóspedes sintam que estão sendo bem recebidos e bem tratados durante a estadia. Acredite: um sorriso forçado ou um indício de preguiça na hora de resolver um problema são péssimos para seu hotel.

 

Você pode ver também o Checklist versão 2.0 nesse link.

 

Agora que você já sabe a importância de contar com camareiros bem preparados, baixe o checklist para arrumação dos quartos e abasteça-os com essa ferramenta para os quartos do seu hotel ou pousada ficarem como seus hóspedes merecem!

Fonte: Guia da Camareira – Projeto Bem Receber/ Curso Técnico Camareira – Formação Profissional Salvador.


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4 comentários

  1. Bom dia !!!
    Por gentileza gostaria de mais material sobre área de governaçã, já que ê meu cargo.
    Desde já ,grata .

  2. As orientações são excelentes , na hora de abrir um negócio essa parceria entre o fornecedor e o empreendedor é fundamental.

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