Welcome, willkommen, bienvenido, benvenuto. Mais do que estar com os bem-vindos em diferentes idiomas na ponta da língua, receber bem, de forma adequada e diferenciada hóspedes estrangeiros em seu hotel requer muitas outras habilidades. O turista que chega de um outro país traz na bagagem mais que uma língua diferente. Ele traz uma cultura, um modo de viver e ver a vida típicos.
Ele carrega, mesmo que distante de sua origem, seus costumes e seu jeito particular. É claro que, estando em um lugar novo, a tendência é de se abrir para novas experiências, mas é importante que haja respeito e compreensão pela cultura e forma de pensar que chegam de fora.
Pensando na melhoria da receptividade de hóspedes estrangeiros – em 2017 eles bateram recorde de visitas ao Brasil, foram 6,5 milhões -, e em como deixar a equipe do seu hotel ou pousada mais afinada, preparamos este artigo com dicas práticas e valiosas que vão desde o momento da reserva até as estratégias de marketing, estrutura e serviço. Vamos lá? Pronto para fazer o check-in?
Site e canais de comunicação: o cuidado começa antes da reserva
Tornar seu hotel ou pousada um estadia atraente para os turistas estrangeiros começa com uma comunicação possível de ser compreendida por eles. É importante que, caso seu negócio possua um site, ele tenha uma página com uma versão em inglês. As informações mais importantes para os hóspedes devem ser disponibilizadas na língua mais falada atualmente no mundo. Ao notar esse cuidado, o turista, certamente, se sentirá mais seguro e confiante de que o seu local está mais apto a recebê-lo.
Nos canais de comunicação instantânea – como WhatsApp, Instagram, Facebook etc -, é fundamental que haja uma pessoa capacitada e com domínio de outros idiomas para responder de forma correta e eficaz às questões enviadas por estrangeiros. Ao ter um retorno feito com atenção, preparo e disponibilidade pela equipe, a probabilidade do hóspede em potencial escolher o seu hotel será muito maior.
Origem, fuso horário, clima e chegada: fique atento à jornada de seu hóspede
Ao efetuar a reserva de um hóspede estrangeiro, é recomendável que a equipe do hotel procure saber qual o local de origem dele, qual será o itinerário e a sua forma de deslocamento até o momento do check-in. Conhecendo essa realidade do hóspede, o hotel pode preparar melhor o ambiente e os serviços para recebê-lo.
Por exemplo, questões de fuso horário e jet-lag podem afetar algumas pessoas, causando alterações no relógio biológico e trazendo dificuldades para dormir ou ficar acordado. Então, uma boa dica é oferecer serviços que possam ajudar no seu bem-estar, como uma massagem, sons e aromas relaxantes, bebidas especiais ou oferecendo atividades para seu despertar, como caminhadas e passeios.
Outra atitude que pode gerar pontos positivos na avaliação do seu hotel é preocupar-se com a questão do clima. Turistas de países mais frios podem sentir bastante as temperaturas mais elevadas do Brasil, por isso, é importante ficar atento à climatização do ambiente. Verifique se os aparelhos de ar-condicionado estão funcionando adequadamente e procure deixar o espaço o mais aconchegante possível.
Gastronomia e música: explore a cultura local
Quem viaja busca experiências diferentes, únicas e deseja provar tudo que o destino oferece. Quem vem de lugares distantes tem ainda mais curiosidade e interesse em conhecer a cultura brasileira. Por isso, aproveite para apresentar da melhor forma possível as riquezas da região em que seu hotel está localizado, sempre com muita consciência ambiental e social, é claro.
Promova shows com artistas locais, mostre um pouco da música, da dança e das artes produzidas ali. Esta é uma forma de valorizar também a comunidade ao redor do seu negócio. Em relação à gastronomia, os sabores e aromas nacionais são ricos, variados e agradam quase sempre. Mas, uma dica importante: em casos de pratos mais temperados, com ingredientes de sabor mais marcante ou picante, vale um aviso ao turista antes dele provar a iguaria, ok?
Pagamento: amplie as possibilidades
Na hora do pagamento da reserva do seu hóspede estrangeiro, vá além do cartão de crédito. Para oferecer mais conforto, segurança e comodidade, busque sistemas de pagamentos online e reconhecidos lá fora como, por exemplo, o PayPal.
Informações e atendimento em outras línguas
É claro que não se pode deixar de fora o domínio de outros idiomas, principalmente, o inglês. Materiais de divulgação, indicações, avisos e comunicados devem estar escritos em inglês (ou em mais línguas). No staff e na recepção, os colaboradores devem ter desembaraço na hora de se comunicar com os hóspedes estrangeiros para conseguir compreendê-los e atendê-los em suas necessidades.
Ready? Pronto? Gostou das dicas e orientações para melhorar a receptividade de turistas estrangeiros no seu hotel ou pousada e, assim, proporcionar uma experiência única e inesquecível para quem desembarca de outras partes do mundo? Então, coloque em prática e tenha mais avaliações positivas em outras línguas. Para outras dicas de marketing, enxoval, turismo e hotelaria, visite o blog da Conamore.