Hotelaria hospitalar: conforto e acolhimento nos serviços de saúde

COMPARTILHE

A imagem de um ambiente frio e monocromático foi, por um bom tempo, relacionada às clínicas e hospitais. O aspecto gelado tinha como papel principal garantir a sensação de um espaço esterilizado. Sem dúvidas, limpeza, higiene e organização são cruciais nos serviços de saúde, no entanto, elas podem muito bem estar inseridas dentro de um ambiente mais caloroso e acolhedor. 

É este o objetivo da hotelaria hospitalar – ou hospitalidade hospitalar – termo que vem ganhando cada vez mais destaque dentro de clínicas, hospitais, laboratórios e casas de repouso. A hotelaria hospitalar fala de medidas capazes de humanizar os atendimentos de cuidado com a saúde e de criar melhores condições de assistência, conforto, bem-estar e segurança aos pacientes, familiares e profissionais. 

Mas quais iniciativas fazem parte da hotelaria hospitalar? Quais produtos integram esse diferencial que pode fazer com que serviços de saúde de pequeno e médio porte ganhem destaque e passem a melhor impressão aos seus usuários? Vamos às respostas. Boa leitura!

O que é a hotelaria hospitalar?

Para começar, é preciso entender o que é a hotelaria hospitalar em sua definição. Este conceito – relativamente novo, usado há menos de 10 anos -, pensa um hospital, clínica ou casa de repouso para além das questões patológicas e médicas. 

A hotelaria hospitalar pensa em um ambiente de cuidado que inclua, além do conhecimento específico e dos recursos tecnológicos, uma estrutura acolhedora e de conforto. 

A hotelaria hospitalar chega para aquecer o cuidado, para trazer aconchego dentro de um contexto, muitas vezes, estressante, de fragilidade e muitas tensões.

Estar em um hospital, seja como paciente, familiar ou como parte da equipe de profissionais, é estar em constante estado de alerta, distante de pessoas queridas, distante de casa. Na situação de paciente, na maioria dos casos, é estar em condição debilitada de saúde.

Assim, a hospitalidade hospitalar é esse olhar que traz humanidade – tanto na prestação de serviços quanto no oferecimento de estrutura física – e torna o ambiente mais agradável, seguro e com melhor qualidade para a realização das atividades. 

Manual de Conforto Ambiental em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde – ANVISA 

Antes de colocarmos aqui quais serviços e produtos podem fazer parte de uma estratégia eficaz de hotelaria hospitalar, vale destacar que, em 2014, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou o Manual de Conforto Ambiental em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.

O material reúne as normas existentes na área de infraestrutura física em saúde para melhoria da qualidade dos serviços e defende que, quando há investimento adequado e conforto, é possível produzir resultados de humanização da assistência à saúde, como:

  • redução do estresse e da fadiga dos profissionais de saúde e melhoria da eficácia assistencial;
  • melhora na segurança do paciente;
  • redução no estresse do paciente e ampliação na possibilidade do êxito clínico;
  • promoção na melhoria ampla da qualidade da prestação da assistência.

Portanto, oferecer e garantir um lugar de bem-estar é cooperar para o melhor desempenho dos profissionais e auxiliar, de forma bastante significativa, na recuperação do paciente e no atendimento aos familiares. 

Quais as vantagens da hotelaria hospitalar?

Como vimos, a preocupação com a hotelaria hospitalar reflete em melhores condições para todos que vivenciam um serviço de saúde – seja hospital, clínica ou casa de repouso. Dessa forma, a hotelaria hospitalar é um diferencial que coloca o estabelecimento em vantagem em relação à concorrência. 

Além disso, o investimento em práticas voltados ao conforto e bem-estar de pacientes, familiares e funcionários, os serviços de saúde têm como vantagens:

  • criação de vínculo de segurança, respeito e comprometimento em seu atendimento;
  • melhoria na higiene e na organização para manutenção de uma ambiente limpo e seguro;
  • maior satisfação, retornos mais positivos e, consequentemente, reflexo no ganho do hospital;
  • fidelização do paciente e sua família à instituição de saúde;
  • melhores condições para os funcionários, melhora das relações internas;
  • ganho na humanização dos atendimentos. 

Quais serviços e produtos fazem parte da hotelaria hospitalar?

Mas, como colocar em prática o conceito da hotelaria hospitalar? O que pode ser feito para gerar um espaço mais humano e caloroso? Bem, vamos às dicas. 

Entre as muitas possibilidades de transformar o aspecto frio e impessoal de muitos hospitais e clínicas, é possível:

  • investir em um mobiliário mais confortável e moderno;
  • incluir projetos de paisagismo para ter um pouco de verde – nas áreas previamente permitidas;
  • oferecer serviços nutricionais com avaliação e alimentação planejadas;
  • dispor de equipamentos – como televisão e iluminação adequada – para garantir maior conforto e sensação de acolhimento;
  • investir em enxoval de qualidade, macio e confortável ao toque para uma melhor estadia do paciente;
  • adquirir uniformes para proteger a equipe e para reforçar a identidade da instituição;
  • dispor de uma boa estrutura antirruído para maior tranquilidade de todos.

Enxoval e uniformes hospitalares 

Agora que sabemos quais ações podem ser colocadas em prática para incorporar, no dia a dia do hospital ou clínica, um atendimento mais humano e acolhedor, vamos destacar a importância do uso de um enxoval hospitalar profissional – lençóis, toalhas, colchas, cobertores, protetores, travesseiros, cortinas e amenities -, de qualidade e que esteja de acordo com as normas estabelecidas

A Conamore conta com uma linha completa de enxoval hospitalar, que segue todos os padrões dos órgãos regulamentadores, e possui os itens de cama, banho e rouparia com os tecidos mais utilizados: 100% algodão, 50% algodão e 50% poliéster, de percal em 150, 180 e 200 fios. As peças podem ser ainda encontradas em diferentes tamanhos – solteiro, casal, queen e king, e linhas Fit, Smart, Quality, Comfort Plus e Prime Plus.

O cuidado com a segurança e o bem-estar do paciente deve vir em primeiro lugar. Mas o investimento em um enxoval hospitalar profissional também garante ao serviço de saúde mais economia e melhor custo-benefício

Ao optar por roupas de cama e banho com material e acabamento adequados, garante-se uma vida útil mais longa e o uso mais prolongado, mesmo diante dos inúmeros processos de lavagem industrial. 

Além do enxoval, outra iniciativa que é uma tendência dentro da hotelaria hospitalar é o uso de uniformes hospitalares padronizados, com material confortável e seguro, que protege os profissionais e pacientes durante os procedimentos e internações e colabora para a identidade visual da instituição. 

Portanto, a escolha das peças de cama e banho está inserida nas ações da hotelaria hospitalar, agrega mais valor à instituição e beneficia pacientes e equipe médica. Trata-se de uma iniciativa fundamental dentro das propostas da hospitalidade hospitalar para garantir mais conforto, acolhimento e bem-estar nos serviços de saúde. 

Conte com a Conamore para garantir um enxoval de qualidade para seu hospital, clínica ou casa de repouso. As entregas são feitas em todo o Brasil. 

 

Nossas informações foram úteis? Continue acompanhando nosso blog para saber mais dicas e orientações sobre hotelaria.

Fonte: ANVISA

Participe da discussão

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS