O mundo passou por diversas mudanças nos últimos anos. E essas mudanças caminharam para gerar a transformação em áreas de liderança, vidas, empresas, famílias que geraram impacto no setor hoteleiro e na forma como as pessoas viajam e criam expectativas quanto às suas acomodações.
Em um relatório recente criado pela Accor, o “Hospitality Ahead” listou 9 insights, através de pesquisas, de mudanças de comportamento sobre a hospitalidade e como elas conseguem contribuir para perceber novas oportunidades a partir disto.
Veja quais são os 3 pilares desta pesquisa logo abaixo.
1. Tomada de decisões
Foi percebido que os viajantes e hóspedes tomam decisões mais sofisticadas e inteligentes, isso quer dizer que eles escolhem como gostam de ser recebidos em uma acomodação de acordo com suas necessidades ampliadas, racionais e emocionais.
Das escolhas racionais, em ordem de prioridade, os hóspedes tomam suas decisões baseadas em um ambiente: confortável, limpo, confiável, privado, com valor bom, autêntico, divertido, adequado para crianças, sustentável e eficiente.
E das emocionais, buscam lugares que: aumentem a qualidade em sua experiência, agregue bem-estar pessoal, conforto, tranquilidade, produtividade, que seja elegante, tenha ambientes valorizados e alinhados com seus valores.
De acordo com este primeiro pilar, o que vale na hora de satisfazer as expectativas dos hóspedes é entender suas necessidades, vontades e desejos para conseguir criar vínculos mais fortes e personalizados, e através disso, proporcionar uma experiência inesquecível com ele.
2. Experiências Enriquecedoras
E por falar em criar vínculos, passamos a entender melhor a importância de cultivar um relacionamento saudável com o hóspede. Cá entre nós, tem tudo a ver com hospitalidade quando resolvemos transformar e amarrar as pontas destas interações.
É preciso saber encontrar o equilíbrio entre a conversação no meio digital e humano, aumentando a qualidade do atendimento ao cliente para aprofundar e criar ainda mais oportunidades.
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Desde o início de 2023, houve um aumento crescente em buscas de chats que usam inteligencia artificial através de ferramentas aprimoradas para entregar facilidades e agilizar canais de comunicação. Mas, uma coisa é certa: nada substitui o acolhimento humano.
De acordo com uma pesquisa realizada na empresa de softwares, Adobe, 48% dos consumidores valoriza igualmente as experiências digitais e pessoais quando se trata de ganhar confiança na marca.
E também, segundo um relatório feito pela “Salesforce State of the Connected Customer”, 83% dos clientes esperam resolver problemas complexos falando com uma pessoa em vez de se conectar por meio de ferramentas digitais.
Veja o que diz o diretor digital da Accor, Alix Boulnois:
“Algumas pessoas veem a tecnologia como o oposto da hospitalidade, porque a tecnologia pode ser vista como fria e desagradável. Na verdade, acho que tecnologia e hospitalidade
são muito complementares. A tecnologia é uma ferramenta poderosa que facilita nossa conexão com clientes e isso é um facilitador para melhorar o cliente e sua experiência geral.”
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Por isso, podemos concluir que a tecnologia traz excelentes recursos para facilitar o dia a dia e até ajuda a ganhar tempo e que em certas atividades podendo, sim, ser utilizada em conjunto com atividades humanas, porém é sempre importante ter em mente que a personalização pessoal não deve ser substituída.
3. Valorização no ecossistema local
Em meio a todas as transformações que já falamos ao longo do texto, esta é uma das mais significativas. Entende-se por valorizar o ecossistema local como: atrair, engajar e reter talentos no setor hoteleiro.
O relatório emitido pela Accor, mostrou que as pessoas que trabalham especialmente neste setor precisam sentir que estão satisfazendo seus desejos profissionais, realizando seu propósito e cumprindo com sua auto-expressão.
Para ter um ecossistema de trabalho equilibrado, os gestores hoteleiros devem ajustar sua gestão e aprender como valorizar essas pessoas. Trazendo para perto, o sentimento de pertencimento a fim de promover o trabalho com a vida pessoal de sua equipe.
A hospitalidade está presente nesses talentos cultivados, veja algumas formas de colocar em prática este pilar:
Perspectiva: converse com seus funcionários para perceber como eles gostariam de ser gerenciados, gere oportunidades para engajar e crie uma sinergia nas equipes.
Autoexpressão: valorize a individualidade dos membros do seu hotel ou pousada, deixe ser quem são, por exemplo, ao terem a liberdade de adaptarem seus uniformes como forma de expressão ou então darem um toque próprio a ele.
Propósito: o setor hoteleiro é incrível porque está perto da realização de sonhos despertando sentimentos e emoções. Ajude seus funcionários dando um propósito maior ao seu trabalho, veja como o trabalho de alguém pode fazer a diferença na vida de cada hóspede.
Veja como esses 3 pilares contribuem para entender melhor o que fazer para cultivar um ambiente melhor de acolhimento, hospitalidade e ainda proporcionar a mudança de vida de todos que se conectam com seu negócio.
A Conamore está nessa com você e queremos te incentivar a entregar sempre o melhor para cada cliente. Veja alguns textos abaixo que também te ajudarão nesta tarefa.
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