Lavanderia própria ou terceirizada: qual é a melhor opção para Hotelaria?

COMPARTILHE

Economia, qualidade, espaço e tempo. Esses são alguns dos itens indispensáveis na hotelaria e que precisam ser analisados quando o assunto é ter uma lavanderia própria ou terceirizada. E sim, ela também entra como um dos itens de planejamento mais importantes do seu hotel.

Além de um enxoval de hotelaria bem feito, é preciso que todas as peças como lençóis e toalhas permaneçam bem cuidadas. Sendo assim, fica o questionamento: qual é a melhor opção para hotelaria? Qual possui o melhor custo-benefício se forem analisados todos os fatores? E qual é mais benéfico para o enxoval? 

Aqui, separamos alguns detalhes que irão te ajudar a entender mais sobre o assunto. Siga com a leitura para saber identificar os benefícios e escolher a melhor opção para seu hotel. 

Vamos lá?

Lavanderia própria ou terceirizada: qual a diferença entre elas?

Na lavanderia própria, os próprios funcionários do hotel se responsabilizam por cuidar de todos os itens do enxoval de hotelaria. Ou seja, é necessário que sejam realizados treinamentos periódicos para que todos os métodos necessários de lavagem, as máquinas e os produtos de limpeza sejam utilizados adequadamente. 

Em uma lavanderia terceirizada, uma empresa é contratada por outra para realizar os serviços. Muitas das lavanderias terceirizadas possuem mais processos de lavagem, são mais bem equipadas e possuem pessoas já habituadas em exercer esses serviços com mais agilidade.

O primeiro passo: calcule os custos do seu hotel ou pousada

É preciso saber que manter a estrutura de uma lavanderia dentro do hotel exige custos. Além das máquinas, é preciso investir no treinamento dos funcionários para que o trabalho seja bem feito. Outros fatores como o consumo de água e energia também devem são fatores que devem ser analisados.

Vale lembrar que, em alguns casos, a terceirização de lavanderia reduz consideravelmente não só o consumo de água, mas também a quantidade gasta em materiais de lavagem. 

Avalie o espaço

Um dos motivos por muitos hotéis buscarem a terceirização é, justamente, a falta de espaço. Se você possui um espaço considerável para todas as necessidades do seu negócio e, claro, dinheiro para investir em todos os recursos necessários para lavar, consertar eventuais peças, a lavanderia própria pode ser uma boa alternativa para seu hotel ou pousada.

Qualidade do enxoval: a escolha mais importante para o sucesso

O enxoval de hotelaria disponibilizado deve ser resistente e de qualidade, para que oferecer aos hóspedes mais conforto e prazer durante a estadia. Sendo assim, é fundamental optar por peças que possuam praticidade no momento da lavagem para que tenham durabilidade a longo prazo. Ou seja, o enxoval deve ser escolhido com o objetivo de diminuir os problemas hoteleiros, e a fim de otimizar todos os processos.

Protetores: ótimos aliados para diminuir os prejuízos do seu hotel

Protetores: ótimos aliados para diminuir os prejuízos

Os protetores de colchão e de travesseiros, por exemplo, além de fornecerem toda proteção e higiene que o enxoval precisa, são muito práticos e possuem ótimo custo-benefício.

Quando você investe nos protetores, você evita os custos adicionais com a reposição de outros itens. Se estes forem impermeáveis ainda melhor. Além disso, é muito importante que os protetores sejam laváveis, assim, irá facilitar no processo de lavagem de todos os itens. 

Se decidir optar por uma lavanderia própria

É hora de começar a se organizar. Criar um fluxo de trabalho, estudar os recursos técnicos que serão utilizados e dividir os serviços em grupos são alguns dos itens que devem ser colocados no papel no momento do planejamento. Com todos os padrões definidos fica muito mais fácil fazer cuidar de todo o enxoval do seu hotel ou pousada.

Se decidir optar por uma lavanderia terceirizada

A busca por fornecedores na sua cidade ou pela região é o primeiro passo quando você decide terceirizar os serviços. Por isso, pesquise e avalie todos os recursos que as lavanderias selecionadas oferecem. Lembre-se sempre que a primeira coisa que você deve buscar é qualidade para que o trabalho seja realmente significativo. 

Pontualidade, cuidados com a lavagens e preço devem ser observados minuciosamente. Além disso, é preciso controlar a quantidade de lençóis, fronhas, toalhas e protetores que foram enviados ao fornecedor para ter o controle de todas essas peças.

Instruções de lavagem: como as peças devem ser lavadas?

Os cuidados no processo de lavagem das peças para hotelaria são extremamente importantes. Para isso, é preciso conhecer todos os símbolos. Algumas peças, por exemplo, não podem ser lavadas com alvejantes a base de cloro. Outras, simbolizam a temperatura que deve ser utilizada para passar a peça no ferro. 

Uma das dicas que ajuda na preservação dos itens, é optar pelo sistema de rodízio das peças. Assim que o enxoval chegar da lavanderia, deixe completar a regeneração das fibras dos tecidos – cerca de 48 horas – e selecione outros itens durante esse período. Dessa forma, você contribui (e muito) para a vida útil das peças.

Para que você entenda mais sobre os processos de lavagens, preparamos uma tabela com todos os cuidados necessários que se deve ter antes e após o procedimento:

Instruções de lavagem produtos Conamore

Nosso conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando mais dicas e informações sobre hotelaria em nosso blog que irão auxiliar nas melhores opções para seu hotel. Boa leitura! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS