O hotel como um espaço que recebe e abriga pessoas e o hotel como uma organização. Tanto em sua função de abrir as portas para os hóspedes como na sua função empresarial, o hotel, assim como todo negócio, precisa de gestão. A figura do gestor na hotelaria é fundamental para a sustentabilidade do hotel e para a criação de vínculos de confiança entre a equipe. Desse modo, o líder é responsável por ligar as pontas, do balcão de check in até o administrativo.
Como profissional que conecta, supervisiona e integra áreas e pessoas, o líder na hotelaria precisa ter habilidades capazes de atender às variadas demandas, de desenvolver ações estratégicas e ágeis e, claro, de estabelecer uma relação humana entre ele e a equipe. Dentro de um cenário pós-pandemia, como o que estamos vivenciando, o papel do líder na hotelaria ganha ainda novos contornos e necessidades. Por isso, preparamos este artigo com dicas para aprimorar a liderança no setor e fazer a diferença. Vamos lá?
A importância da liderança na hotelaria na pós-pandemia
Antes de falarmos sobre as habilidades e dicas para um gestor estratégico, humano e de sucesso na hotelaria, vamos destacar a importância desse profissional no setor, especialmente neste momento pós-pandemos que atravessamos. Assim como o mundo e as relações humanas se transformaram após a crise sanitária de Covid-19, a maneira de viajar e de se hospedar também mudou.
Diante disso, a figura do líder e sua gestão devem estar alinhadas às novas necessidades e tendências do turismo e da hospedagem. A liderança na hotelaria, que já desempenhava uma função importante de olhar para o todo do negócio e integrar as partes, agora, deve se reinventar para dar conta dos novos comportamentos e anseios de hóspedes e mercado.
Como falamos no início, desde a recepção e do check in até os setores administrativos, financeiros e de RH, a figura do líder deve estar presente e acompanhando de perto sua equipe. A liderança na hotelaria está atenta às pessoas de fora – entendendo suas preferências -, e ao pessoal interno – motivando e despertando para entrega de melhores performances.
Assim, a gestão hoteleira é um pilar fundamental, mas que não se sustenta sozinho. É preciso saber compartilhar das ações, estabelecer confiança e compreender que um desempenho de sucesso se alcança em conjunto, no fortalecimento do coletivo. Mas o que um líder deve ter, então, para essa jornada? Veremos a seguir.
Quais habilidades a liderança na hotelaria deve ter?
1. Quem não se comunica, se trumbica
Saber se comunicar é uma questão primordial para um líder de qualquer organização e não poderia ser diferente com um líder da hoteleira. É preciso saber se expressar de forma clara e direta para que as informações passadas possam ser recebidas com menos ruído possível.
Por meio de uma boa comunicação, líder e equipe podem atuar com mais segurança e motivação, pois se estabelece uma via de troca sólida e eficiente. Tecnologias e ferramentas digitais podem colaborar para os processos de compartilhamento de informações, mas nelas o conteúdo e os procedimentos também precisam estar claros.
A comunicação que flui de forma saudável reflete no contato com os hóspedes e clientes que também serão beneficiados com um atendimento e um serviço robustos e alinhados.
2. Saber do mercado de hotelaria e onde se pisa
Para ser um líder na hotelaria é preciso entender de hotelaria. Não há outro caminho ou atalho. Um gestor deve estar por dentro do seu mercado, deve estar ter domínio da área e do assunto, deve estar inserido de forma teórica e prática no mundo da hospedagem.
Para isso, é preciso estudo e conhecimento de diferentes perfis de hóspedes, de demandas, de particularidades de regiões, estações do ano, de tendências de comportamento, etc.
Um líder é como uma antena capaz de captar os sinais e transmiti-los – por meio de uma comunicação eficiente – seu time. A partir disso, sua equipe poderá colocar em prática os processos e, assim, ter um negócio alinhado ao mercado.
3. Valorizar e investir na equipe
Um gestor humano e de sucesso é aquele capaz de olhar para seu time e reconhecer os talentos e potenciais que tem ali. Ações de valorização, reconhecimento e investimento nos profissionais são ações que enaltecem o valor humano e geram evolução e desenvolvimento de todos.
Um bom líder não pensa somente em seu autodesenvolvimento. Um bom líder oferece condições para o crescimento de sua equipe, pois compreende o papel e a importância de cada um no ecossistema do hotel e sabe que a capacitação constante é uma ação estratégica para garantia de clientes mais satisfeitos e de melhores resultados.
4. Saber confiar e delegar responsabilidades
Falando da valorização da equipe, temos aqui um outro aspecto importante para liderança na hotelaria. É preciso que haja confiança no time e que o gestor tenha a capacidade de delegar tarefas. Assim, é possível otimizar recursos e aliviar o peso das demandas.
Um líder que centraliza as atividades fica sobrecarregado, prejudica seu próprio desempenho, além de atrapalhar o desenvolvimento dos outros profissionais, impedindo que tenham a oportunidade de aprender mais sobre o hotel. Então, atue de forma colaborativa, dividindo as ações e estando ao lado para suportar.
5. Fazer uso de ferramentas inteligentes
Com os avanços da tecnologia, um bom líder de hotelaria deve saber como lançar mão de ferramentas capazes de tornar os processos mais ágeis e mais eficazes. Esta é a chamada liderança 4.0, na qual o gestor tem como aliado recursos tecnológicos com foco em uma gestão mais humanizada, próxima e que permita aprimorar habilidades conduzindo o negócio à inovação.
O domínio das tecnologias gera benefícios também aos hóspedes que terão serviços e atendimentos mais eficientes e acesso às tendências e novidades do mercado, desfrutando, assim, de uma melhor experiência de hospedagem. O retorno positivo será maior.
6. Estar aberto à inovação e reinvenção
Como vimos acima, a tecnologia está a serviço da liderança na hotelaria e esta deve ter conhecimento e domínio sobre as ferramentas. Este é um movimento de inovação do qual o setor hoteleiro também faz parte.
Para além disso, como falamos anteriormente, o cenário pós-pandêmico pede flexibilidade e a abertura de novos caminhos para seguir. Neste sentido, um líder na hotelaria deve estar de cabeça e peito abertos para reinventar maneiras de se hospedar e mudar de rota sempre que um novo vento soprar.
Por isso, para atender às novas demandas de hóspedes, do mercado e da própria sociedade, são fundamentais gestores e equipes criativas e motivadas. Um bom líder, aqui, estimula as pessoas a pensarem em alternativas para executar processos já ultrapassados, tanto em relação aos serviços de hospedagem quanto nas negociações de diárias e eventos.
Por fim, inovar e reinventar são verbos do presente que vão levar o gestor e a gestão da hotelaria a ocuparem um lugar de mais destaque, desempenho e competitividade no setor.
Bem, estas foram algumas das dicas para uma liderança em hotelaria mais preparada, humana e estratégica para os desafios do momento atual. Para saber mais sobre o setor de turismo e hotelaria, acesse o blog da Conamore. E, não se esqueça, conte com nossa linha de enxoval de hotelaria profissional para oferecer conforto e comodidade aos seus hóspedes.
Até o próximo! 🙂