Logística reversa: será que funciona para meu hotel ou pousada?

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Dar importância para as questões ambientais e ações que podem ser feitas para ajudar o meio ambiente se tornou não só uma urgência, mas também uma preocupação de todos em relação ao turismo. Essa preocupação existe porque o ambiente é a matéria-prima do setor hoteleiro.

O Brasil é um dos países que chama a atenção devido a suas belezas naturais e querendo ou não, atrai pessoas de todos os cantos do mundo para conhecer, ver com seus próprios olhos essa beleza e ainda desfrutar de um ambiente agradável.

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E a logística reversa entra neste processo todo como um item indispensável para quem sabe a importância de reunir um conjunto de ações que se voltam para este cuidado e preservação desses espaços. Então, vem com a gente neste blog entender melhor o que é a LR (Logística Reversa) e conhecer alguns exemplos que seu hotel ou pousada podem aderir.

O que é logística reversa?

A LR é uma ferramenta implementada através do turismo sustentável, ou seja, está diretamente ligada à vontade que inúmeras pessoas têm de preservar o meio ambiente onde um hotel ou pousada estão. Um bom exemplo, são os hotéis construídos em áreas naturais: praias, ilhas e parques.

E como em todo hotel ou pousada, são gerados resíduos que precisam ser destinados para um tratamento adequado. Fazer isso não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também se torna um atrativo turístico para que mais pessoas consigam visitar este lugar no futuro.

E por falar em turistas, saiba que as pessoas estão cada vez mais informadas e valorizam os lugares que tem em seus princípios a sustentabilidade na prática e não só aquela “da boca para fora.” Por isso, se está pensando em aderir processos de LR em seu hotel ou pousada, lembre-se de comunicar e realmente mostrar quais foram os números de resíduos gerados e corretamente gerenciados.

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Gerenciamento de resíduos

A gestão de resíduos é a atitude de destinar os resíduos gerados pelos hóspedes em um local adequado. Esses resíduos podem ser todos os lixos dos quartos, sobras de alimentos, material orgânico, embalagens de limpeza, equipamentos quebrados, pilhas, baterias, lâmpadas e até a roupa de cama ou  toalhas que não servem mais.

Separação do lixo

Para fazer a correta gestão disso tudo, conte com uma boa comunicação nos quartos e áreas em comum. Deixe sempre, pelo menos, uma lixeira disponível nos quartos e banheiros e ao lado de fora do hotel, lixeiras separadas com as cores adequadas para os tipos de lixo de acordo com o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente):

Azul: papel/papelão;

Vermelho: plástico;

Verde: vidro;

Amarelo: metal;

Preto: madeira;

Laranja: resíduos perigosos;

Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;

Roxo: resíduos radioativos;

Marrom: resíduos orgânicos;

Cinza: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado, não passível de separação.

Uma dica legal é caprichar na comunicação para seu hóspede. Informe que seu hotel possui políticas de logística reversa e que ele pode contribuir jogando o lixo na categoria correta. Mas as ideias de cuidados e preservação do meio ambiente não param por aí.

Logística Reversa na cozinha

Se seu hotel ou pousada possui um restaurante, é normal que na baixa temporada, tenha sobras de alimento. Para evitar o desperdício, conte com um nutricionista que fará alguns cálculos para evitar o desperdício de comida e também providenciar a economia financeira também.

E lembre-se, alimentos que sobram podem ser bons adubos. Por isso, pense em construir uma horta no espaço da sua pousada ou hotel que seja útil para as refeições e também para os hóspedes que podem querer conhecer e saber mais sobre as políticas verdes do seu estabelecimento.

Conscientização ambiental

Além de criar uma coleta seletiva e cuidar dos alimentos que sobram na área da cozinha, o terceiro exemplo que não está assim tão ligado a logística reversa, mas que gera bons frutos é trazer mais consciência ambiental para os funcionários e também para os hóspedes.

Uma boa ideia é convidar um profissional para ensinar sobre o tipo de vegetação e a fauna do local onde seu hotel ou pousada estão. Ou então, fomentar esse tipo de pesquisa entre seus colaboradores. Muitas vezes as pessoas estão cercadas de uma riqueza natural e nem se dão conta.

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Fazer isso, pode ser um conhecimento que se passará ao hóspede e que fará com que se sinta mais acolhido pelo seu entorno e com vontade de contribuir mais para cuidar deste lugar.

Programa de reuso de toalhas, lençóis e cobertas

Nossa última dica é com a questão da roupa de cama e como podem ser reaproveitadas pelo hóspede. O que acontece é que para ter as toalhas e lençóis sempre limpos para o hóspede é necessário passar por uma sequência de lavagens industriais.

Essa rotina de lavagens utiliza uma quantidade considerável de água e energia, sendo que muitas vezes o hóspede pode reutilizar seu enxoval mais do que uma única vez.

Hoje em dia, diversos hotéis e pousadas já promovem o programa de reuso de toalhas. O que eles fazem é deixar um recadinho no banheiro para falar que ele pode usar a toalha novamente para evitar desperdícios e que se ele quiser manter a mesma toalha é só deixar pendurada ao invés de no chão e também no quarto, para incentivar o reuso dos lençóis e cobertores.

Temos um conteúdo que vai ajudar a transformar seu hotel, clique e faça o download do nosso e-book para saber mais sobre como implantar o Programa de Reuso de Toalhas a partir de hoje: https://hotelaria.conamore.com.br/blog-post-ebook-programa-de-reuso-de-toalhas/

Essa comunicação facilita para o time de limpeza e arrumação saberem quais itens serão usados novamente e quais podem ser realmente lavados.

Por fim, o legal disso tudo é que saber que entrar nessa onda de ecologia e preservação só traz benefícios para você, seu hotel e o meio ambiente. Há economia de energia, dinheiro e até na compra de produtos. A coleta seletiva é sensacional para reciclar e principalmente trazer cuidado para com os recursos naturais.

Quer saber mais dicas para seu hotel que vão mudar a experiência do hóspede e ainda facilitar seu dia a dia? Veja alguns artigos já publicados que abordam temas como empreendedorismo, marketing e tudo o que um bom hoteleiro precisa saber para se destacar nesse ramo.

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