É preciso saber inserir o Marketing na Hotelaria para investir nos canais de vendas. Planejamento com metas bem claras e organizadas, conhecimento dos públicos de interesse e atendimento alinhado com a área de marketing são alguns dos itens essenciais para atrair e conquistar mais hóspedes.
Assim, um dos passos é saber como utilizar esses canais de venda para obter mais reservas durante a temporada. Mas como devo planejar? E como posso gerar mais resultados? Quais canais de vendas devo usar para me diferenciar dos demais? Para clarear as ideias, separamos algumas dicas para você.
Acompanhe a leitura. Vamos lá?
Antes do planejamento, faça uma análise
Um dos fatores mais importantes que envolve o planejamento é a análise dos públicos de interesse ou do grupo de pessoas que você identifica como potenciais clientes para o seu negócio. Qual é faixa etária? Quais são as principais atividades, interesses e opiniões dessas pessoas? E suas necessidades? Lembre-se sempre que o objetivo final é conquistar o cliente e fidelizá-lo.
Além disso, você deve analisar erros e acertos cometidos, quais foram os meses mais movimentados, as reclamações e elogios feitos pelos hóspedes, o desempenho da equipe e as principais mudanças e tendências do mercado. Aqui, vão alguns dos questionamentos para te ajudar antes mesmo de começar a planejar:
- Quais foram as principais tendências no setor hoteleiro? Alguma delas influenciou seu hotel positivamente?
- Quais foram os meses mais movimentados? E quais foram aqueles com menos hóspedes?
- Quais foram os treinos que trouxeram os melhores resultados? Quais foram as dificuldades? E as realizações?
- Quais foram as áreas com mais reclamações? E em relação ao atendimento?
Mãos à obra: hora de começar a planejar
Depois de avaliar, é hora de começar a planejar os pontos estratégicos. Utilizar os pontos fortes utilizados nos feedbacks, pensar nos processos de melhoria das áreas mais problemáticas, entender quais foram as ações de marketing que mais geraram resultados e promover reuniões com a equipe são algumas das ações essenciais no processo de planejamento.
Estabeleça metas
Para acertar nesse começo de planejamento, é preciso estabelecer metas. Quais são as metas do seu hotel? Elas já estão pré-definidas? Política de preços e serviços, diferenciais do seu empreendimento, promoções, planejamento de treinamento de funcionários, estratégias de marketing e gestão de compras são alguns dos itens que devem ser pensados e direcionados com clareza.
Além disso, você também pode desdobrar a meta anual em metas trimestrais, revisando-as no final de cada período para que haja tempo de fazer os ajustes necessários durante o percurso.
Lembre-se: equipe comercial e de marketing devem atuar juntas
Apesar de serem áreas distintas, são setores que devem trabalhar juntos. Com isso, é necessário que as estratégias de vendas na hotelaria estejam alinhadas às ações de marketing.
Enquanto a equipe comercial fornece aos profissionais de marketing os dados sobre o comportamento dos hóspedes, o marketing irá ajudar os vendedores a atender todas as necessidades que eles precisam. Dessa forma, a chance de atrair mais hóspedes aumentam significativamente.
E com diferentes especialistas no time de vendas
Quanto mais segmentos, melhores serão as vendas na hotelaria. Com diferentes especialistas bem distribuídos no time de vendas, fica muito mais fácil. Enquanto um dos profissionais fica focado em conseguir mais clientes que estão viajando a trabalho, por exemplo, outro profissional fica com a função de atrair aqueles que viajam a lazer. Há também aqueles que buscam hotéis para eventos, terceira idade, família, entre outros.
Lembre-se: equipe bem preparada influencia (e muito) nos resultados dos seus negócios. Por isso, ressaltamos aqui a importância de ter diferentes especialistas nos mais variados segmentos.
Para gerar mais resultados, invista em canais de vendas
Sabendo que muitos hotéis utilizam do marketing para enriquecer ainda mais seu negócio, é preciso buscar estratégias que também fortaleçam o seu. E sim, eles são um diferencial. Os canais de vendas vão muito além da comunicação pelo telefone, pelo site ou pelo e-mail. E como gerenciar esses canais de forma inteligente e segura?
Para gerar mais resultados, é preciso investir estar visível. Trivago, TripAdvisor, Kayak e Google Hotel Ads, por exemplo, são uma boa estratégia de vendas para hotelaria. Esses sites, por obter grande visibilidade, com certeza irão refletir em mais vendas.
Acompanhe o mercado
Acompanhe o mercado. A avaliação é necessária para identificar como está o desempenho do seu hotel e comparar com os demais concorrentes, sendo essa uma das melhores formas para saber o que está faltando para se diferenciar dos demais e também para acompanhar as novas tendências.
Sendo assim, avaliar a movimentação dos seus concorrentes e analisar a satisfação dos hóspedes de outros hotéis conferindo comentários e avaliações são medidas necessárias que devem ser realizadas para melhorar o processo do seu negócio.
Não esqueça de investir em ações de pós-venda
Sim, as ações de pós-venda é uma das etapas mais importantes para o seu hotel. Afinal, a relação com seu hóspede não deve acabar no fim da estadia. Para fidelizá-lo, é preciso colocar algumas ações em prática.
Mantenha contato após o check-out
Manter o contato com o hóspede é a melhor forma de empatia. Você pode se comunicar através do e-mail com conteúdos que serão interessantes para ele como dicas de viagem e promoções do seu hotel.
O feedback também é muito importante
Não pense duas vezes em pedir o feedback. Além de reviver na memória a experiência que ele teve em seu hotel, você também irá transmitir ao hóspede que você se preocupa com a satisfação dele.
Ofereça vantagens exclusivas aos hóspedes
Todos gostamos de vantagens exclusivas. O Programa de Fidelidade é uma ótima tática para o aumento do consumo em hotel. Além disso, ele também é uma das melhores alternativas para fazer com que eles continuem se hospedando com você.
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Nossas informações foram úteis para você? Utilize a tecnologia e o marketing a favor do seu negócio e crie novas oportunidades para tornar seu hotel ainda mais presente no mundo digital, e claro, na hora das reservas. Continue acessando nosso blog e veja outras dicas de hotelaria.