A jornada do cliente é uma ferramenta valiosa para entender e melhorar a experiência do hóspede em um hotel, e pode ser aplicada ao setor de hotelaria para ajudar a maximizar a satisfação dos hóspedes e até fidelizá-los.
Mas primeiro, vamos entender melhor: o que é jornada do cliente?
A jornada do cliente é o percurso que o consumidor percorre desde o primeiro momento em que tem conhecimento de uma marca – ou no nosso caso: hotel, pousada ou Airbnb – até a decisão de compra. E trata-se de um conceito fundamental para entender e melhorar a experiência de compra do cliente.
Ela pode ser dividida em quatro fases: conscientização, consideração, decisão e pós-compra.
Fases da jornada do cliente
Na fase de conscientização, o cliente tem seu primeiro contato com a marca e começa a pesquisar e se informar sobre o produto ou serviço oferecido.
Já na consideração, o cliente começa a comparar as diferentes opções disponíveis no mercado para selecionar as que melhor atendem às suas necessidades. É nesta fase que você pode fazer a diferença, Para isso, forneça informações relevantes e diferenciais para ajudar na decisão do cliente.
Quando o cliente chega na fase de decisão, o próprio nome já diz: chegou a hora! É nesta fase que a marca deve se esforçar para garantir que o processo de compra seja simples e sem problemas, para que o cliente não desista.
Por fim, temos uma fase importantíssima se você quer fidelizar seu cliente, a fase pós-compra que é quando o cliente utiliza o produto ou serviço e avalia se suas expectativas foram atendidas. É nesta fase que a marca pode construir uma relação ainda mais forte com o cliente, fornecendo suporte e incentivo para a compra futura.
Para aproveitar ao máximo a jornada do cliente, é importante entender as necessidades e desejos de cada fase e como a marca pode ajudar a satisfazê-los. Além disso, é importante monitorar e avaliar constantemente a jornada do cliente para identificar pontos de melhoria e garantir que a experiência de compra continue sendo positiva.
E como aplicar cada fase no setor hoteleiro?
Na hotelaria, a jornada segue a mesma, porém, trocamos um pouco o nome de cada fase: conscientização, pesquisa, reserva, estadia e pós-estadia.
Siga todas as fases e fuja dos erros que podem levar seu hotel ao fracasso.
Na primeira fase, a de conscientização, o hóspede tem seu primeiro contato com o hotel e começa a pesquisar informações sobre ele. Por isso, é sempre importante que seu site e redes sociais estejam sempre atualizadas, como fotos bem feitas e feedbacks de outros hóspedes falando um pouco mais sobre o hotel, pousada ou AirBnb.
Na fase de pesquisa, o hóspede irá comparar as diferentes opções de hospedagem disponíveis e começar a selecionar aquelas que melhor atenderem às suas necessidades. Essa é uma fase crucial e você pode ajudá-lo a escolher disponibilizando informações relevantes e diferenciais do seu estabelecimento, ajudando na decisão do hóspede.
Agora, chegamos à fase de reserva, que é quando o hóspede decide fazer a reserva no hotel, pousada ou Airbnb. Nessa fase o hotel deve se esforçar para garantir que o processo de reserva seja simples e sem complicações, para que o hóspede não desista.
Durante a estadia, o hóspede está vivendo a experiência de hospedagem no hotel, pousada ou AirBnb.Agora é a hora de você se esforçar e assegurar que o que a estadia seja confortável, satisfatória, proporcionando uma experiência de milhões.
E um enxoval de qualidade faz toda a diferença nesse momento, pois o sono é uma fase fundamental para que seu hóspede sinta-se bem, além do banho que também é momento de renovação e higiene. Para isso, que tal conhecer toda a nossa linha de roupas de cama e banho?
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Por fim, na fase pós-estadia, o hóspede irá avaliar como foi sua estada. Aproveite para construir uma relação ainda mais forte com seu hóspede, fornecendo suporte e incentivos para futuras estadias.
Para aplicar a jornada do cliente à hotelaria, é importante considerar as necessidades e desejos de cada fase e como o hotel pode ajudar a satisfazê-los. Algumas estratégias são:
1️⃣ Criar uma presença online forte e atrativa, com informações claras e completas sobre o hotel e as suas acomodações;
2️⃣ Tornar o processo de reserva simples e intuitivo, sem obstáculos ou complicações;
3️⃣ Oferecer um atendimento ao hóspede excepcional, com equipe disponível e treinada para resolver rapidamente qualquer problema ou dúvida;
4️⃣ Oferecer uma estadia confortável e personalizada, com serviços adicionais que vão além das expectativas do hóspede;
5️⃣ Continuar a se comunicar!
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