Em um contexto de grandes avanços tecnológicos, os millennials, não por acaso, também são conhecidos por serem a primeira geração digital. Nascidos entre 1980 e 2000, os filhos da “geração x” e netos dos “baby boomers”, vêm mudando a forma como empresas e marcas oferecem seus produtos e serviços pelo simples fato de que, para esses jovens, os valores são outros.
Para o setor de turismo, especialmente o ramo hoteleiro, este público representa grandes oportunidades, porém, é necessário entendê-los para saber como atrai-los e conquistá-los. Acompanhe a leitura e entenda!
Afinal, como os millennials se comportam?
Criativos, otimistas, eles querem liberdade e não têm medo de desafios. Não dão tanta importância ao material e priorizam as experiências – comportamento que se reforça pelo acesso imediato às informações e interações no mundo virtual. Hoje, tudo acontece muito rápido e os millennials são os que acompanham essa velocidade.
Além dessas particularidades, os millennials também são interessantes, pois possuem um alto poder de aquisição: em torno de US$ 2,45 trilhões no mundo todo. E toda essa capacidade é ainda mais valorizada pelo turismo, já que, como adoram conhecimento, viajar é um dos investimentos que eles mais realizam.
Mas não se engane: não são todos iguais. Assim como cada geração, os millennials se dividem em subgrupos com características específicas. E somente conhecendo mais fundo as preferências e comportamentos, é que os hotéis, hostels e pousadas poderão se beneficiar do potencial de consumo dessa geração.
Um estudo realizado pela Sabre, que entrevistou 1.150 viajantes da geração Y, concluiu que “os resultados embasam a ideia de que nem todos os millennials têm a mesma flexibilidade para viajar ou os mesmos tipos de viagem a lazer em mente. Os millennials mais velhos tendem a ter mais compromissos ligados a relacionamento (casamento e filhos) e moradia. Hoteleiros têm que reconhecer que não se trata de um único grupo, mas uma categoria abrangente de viajantes”, conforme comenta a vice-presidente de Marketing Global para as Soluções de Hospitalidade do Sabre, Sarah Kennedy Ellis.
Como os millennials planejam as viagens?
Tendo como referência a pesquisa da Sabre, é possível constatar pontos que são relevantes sobre como os millennials costumam planejar suas viagens, incluindo de quais fontes eles buscam informação. Confira!
- 31% fazem as reservas com um a três meses de antecedência para viagens de lazer;
- 29% de um mês a três semanas;
- 9% com menos de três semanas.
Em relação às fontes, a que transmite mais confiança para os millennials é a opinião de amigos, familiares e colegas de trabalho (83%). Em seguida, aparecem: opinião em sites da internet (81%), avaliações de sites de agências online (76%), buscas na web (72%), site de hotéis (58%), recepção de hotel (52%), revistas (38%) e mídias sociais (36%).
Eles preferem hostel ou hotel?
Outro estudo interessante para analisar as demandas dos millennials foi realizada pela Phocuswright, uma das empresas mais respeitadas quando o assunto é pesquisa no setor de turismo. No mundo todo, 70% dos viajantes que se hospedam em hostels são da geração Y – considerados na pesquisa como jovens de 20 a 36 anos nascidos entre a década de 1980 e meados de 1990.
“Nos dias de hoje, viajar não é sinônimo de luxo. Acomodações simples e produtos que cabem no bolso acabam sendo a preferência”, afirma André Alves, Country Manager do Decolar Brasil. “Observamos que compartilhar espaços comuns em alojamentos não é um problema para os millennials, mas sim, uma oportunidade de construir relacionamentos, além de conhecer e vivenciar novas culturas”.
E qual o papel da tecnologia na jornada de compra?
Voltando à pesquisa da Sabre, nota-se que dispositivos móveis, como tablets e smartphones, têm papel fundamental na hora desse público procurar por hotéis e destinos. Apesar do computador desktop (de mesa) ainda ser campeão – 87% dos entrevistados afirmaram que o utilizam para pesquisar hotéis e 85% para efetuar a reserva -, 55% disseram que usaram o smartphone para pesquisar hospedagem. Isso significa que os estabelecimentos que querem estar presentes no momento certo precisam de estratégias compatíveis e atrativas para engajá-los.
Gostou de saber mais sobre os millennials? Seu estabelecimento está preparado para recebê-los? Lembre-se sempre de oferecer experiências, novidades e aproveitar a internet para se comunicar com os jovens da geração Y. Se você quer dicas de marketing para atrair novos hóspedes e aplicá-las para este público, baixe aqui nosso e-Book “Marketing para Hotelaria”.
Fontes: Panrotas, Revista Hotelaria, Blog da Hotelaria.