O que esperar do turismo em 2024?

COMPARTILHE

Como é boa a sensação de termos atravessado e conseguido chegar em  mais um final de ano, onde olhamos para trás e vemos o quanto o turismo neste ano foi valorizado entre viagens nacionais e internacionais.

Viajantes de todo o mundo vieram conhecer o Brasil pela primeira vez, ou então, vieram matar a saudade da nossa terra, cultura, pessoas e principalmente do nosso aconchego e hospitalidade.

Vamos relembrar os principais acontecimentos do mundo da hotelaria e turismo de 2023 e aproveitar para imaginar uma página nova em 2024 e quais serão as tendências que virão por aí? Então, acompanhe!

Um ano de muitos recordes

2023 foi um ano inesquecível para o setor de turismo e hotelaria. Vimos muitos números serem superados em algumas estatísticas, significando um ótimo retorno às operações após o COVID-19. No final de 2022, não sabíamos como iria ser esse ano, mas agora que ele está perto do fim, podemos celebrar e compartilhar alguns números.

Veja também: Cenário e projeções do turismo no brasil para 2023 e 2024

Somente entre janeiro e agosto deste ano, o turismo nacional acumulou algo entre a casa dos 12 bilhões de reais a mais do que em 2022 no mesmo período. Foi um total de R$121 bilhões!

Em agosto registramos um recorde de receita das empresas aéreas, segundo a Fecomercio/SP, alcançamos o maior registro desde 2011. Neste mês, as hotelarias conseguiram avançar 9,8% e faturaram R$1,6 bilhão.

E já que estamos falando de recordes, nestes primeiros 8 meses do ano, o Brasil voltou a rota de destino de rota dos turistas. Foram 4 milhões de turistas internacionais que passaram por aqui e gerou US$4, 45 bilhões.

E em 2024? Veja algumas tendências

Apesar dos números em 2023 serem muito positivos e otimistas, o turismo nacional ainda tem alguns desafios para serem superados, como um potencial muito grande para superar esses valores em 2024. Veja abaixo as 3 principais tendências para o turismo no ano que vem.

1. Sustentabilidade

A cada ano, mais tem se falado sobre a importância da sustentabilidade e o meio ambiente. Com diversas empresas e práticas sustentáveis gerando bons resultados, o Brasil está entre elas como uma oportunidade de conhecer um destino sustentável. Este fator somado com a energia renovável e educação ambiental atrai cada vez mais turistas.

2. Experiências

Mais do que conhecer os pontos turísticos de cada local, os turistas adquiriram um novo comportamento ao vivenciar profundamente uma nova cultura. Quer dizer que durante o tempo em que estão hospedados pretendem mergulhar na gastronomia, na diversidade, na arte e toda a riqueza que conseguirem experimentar. O souvenir não é mais aquele chaveirinho, mas sim a memória de boas histórias.

Leia também: Customer Success – tudo que você precisa saber sobre esse assunto

3. Tecnologia

Não tem nada melhor para o hóspede quando todo o processo de se hospedar e conhecer novos lugares não passe por estresses com meios de pagamento e comunicação. Por isso, uma forte tendência é a existência da diversidade de meios de pagamento que constroem ótimas experiências digitais e ainda é positivo para o seu customer service.

Leia mais: Como a inteligência artificial pode ajudar na gestão das redes sociais do seu hotel

Outra tendência tecnológica é incorporar totens de autoatendimento para que o hóspede inclua suas informações em sua própria língua e ainda sem precisar pegar uma fila na hora do check-in e check-out.

Essas e outras tendências podem ser usadas como estratégias para melhorar os pontos de contato entre seu hotel, pousada ou Airbnb e seu hóspede. Assim, você garante dias mais confortáveis e, em contrapartida, recebe um review positivo como feedback.

Confira nossos artigos já publicados e veja mais dicas.

🛎️ Como escolher o melhor enxoval para a meia estação
🛎️ Cenário e projeções do turismo no Brasil para 2023 e 2024
🛎️ Como transformar a experiência do hóspede de forma sensorial
🛎️ Como incorporar tradições brasileiras ao seu hotel e receber mais turistas
🛎️ Como a inteligência artificial pode ajudar na gestão das redes sociais do seu hotel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS