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Perspectivas e tendências na retomada da hotelaria

Perspectivas e tendências na retomada da hotelaria

Há muita vontade de viajar, de explorar novos lugares e de viver novas experiências reprimida. Mas os viajantes já começam a pensar em fazer as malas com mais segurança e tranquilidade diante do avanço da vacinação no país. Com parte da população imunizada, especialistas anunciam um horizonte positivo de retomada da hotelaria.

Ainda que de forma lenta e gradual, o setor hoteleiro brasileiro tem bons motivos para engrenar uma volta capaz de reverter a estagnação vivida durante os períodos mais críticos da pandemia causada pelo novo coronavírus. 

Então, para esse momento de retomada das viagens e do turismo, principalmente regionais, hotéis e pousadas devem estar preparados para atender não só a demanda sedenta como também as novas exigências e preferências dos hóspedes. Para isso, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e embarque com seu hotel nas novas tendências. 

Retomada da hotelaria: volta gradual e prognósticos positivos 

Para começar, é preciso destacar que o turismo e a hotelaria foram dois dos setores mais afetados pela pandemia causada pelo novo coronavírus. O turismo registrou, no Brasil, um prejuízo de R$ 270 bilhões de março a dezembro de 2020, de acordo com levantamento realizado pela CNN.

Agora, após mais de um ano e meio do início das ações de contenção da pandemia, a retomada da hotelaria e do turismo é vislumbrada com doses de otimismo, ainda que seu ritmo seja lento e gradual.

De acordo com informações de especialistas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o verão de 2021-2022 deve ser o melhor da história do Brasil em razão da combinação de fatores como demanda reprimida, com vacinação avançada e o dólar em alta. 

Inclusive, a moeda americana mais cara, aliada ao receio de muitas pessoas em fazer deslocamentos em voos mais longos, reflete na maior procura por viagens e hospedagens regionais, próximas de casa, em voos mais curtos ou por trajetos feitos com o próprio carro. 

Em julho deste ano, já havia uma projeção de aumento nas reservas nos hotéis e pousadas no Estado de São Paulo em razão das férias escolares. Os números apontavam para uma ocupação entre 45% e 50%, indicando uma recuperação no setor turístico paulista, segundo a  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP).

Ainda de acordo com dados da ABIH-SP, em abril deste ano, a quantidade de hotéis abertos chegou a 97,17%, contra 95,73% registrado no mês anterior, maio de 2021. 

Como podemos ver, o retorno se dá em pequenos passos, mas passos que são fundamentais para que o setor da hotelaria possa se ajustar às novas realidades e retomar o fôlego para seguir sendo um espaço-tempo de boas experiências. 

Dicas e tendências para a retomada da hotelaria

Bem, agora que conseguimos vislumbrar o momento de retomada positiva da hotelaria, é hora de falar sobre as tendências e iniciativas que hotéis e pousadas podem e devem adotar para receber essa demanda que volta a colocar o pé na estrada, porém dentro de um novo normal.

Para isso, destacamos a seguir os principais pontos que devem ser revistos, além de dicas para receber da melhor forma possível os hóspedes que pouco a pouco vão chegando. 

Sem dúvidas, a adoção de uma política rígida de higiene e limpeza nas hospedagens é a primeira coisa a ser feita. Estabelecer protocolos e cumprir as boas práticas sanitárias é estar comprometido com a segurança e o bem-estar dos hóspedes e dos funcionários, além da comunidade local. 

Implantação de dispositivos de álcool em gel pelos ambientes, limpeza frequente de superfícies e objetos com produtos adequados, arrumação dos quartos, cuidados com o enxoval e uso de protetores de colchão e travesseiro são algumas das atitudes que tornam o hotel ou pousada um estabelecimento mais seguro. 

Nada pode passar e cada detalhe que diz respeito à higiene significa, hoje mais do que nunca, prevenção de doenças e proteção à saúde. 

Para que as boas práticas de higiene e de cuidado com a limpeza do hotel ou pousada sejam de fato eficientes, é preciso que a equipe responsável seja treinada e receba informações e orientações de maneira clara e direta.

O time de limpeza, camareiras e todas as pessoas envolvidas na rotina da hospedagem precisam estar cientes das necessidades de manter o espaço limpo e organizado. 

Além disso, os responsáveis pelo funcionamento do hotel devem atuar de forma ativa para agilizar procedimentos como check in e check out, entre outras funções, com o objetivo de evitar filas e aglomerações nas áreas comuns. 

Diante do contexto que ainda vivemos, optar por oferecer as refeições no quarto pode ser uma medida de segurança, pois evita que os hóspedes compartilhem do mesmo ambiente – muitas vezes fechado do restaurante – no momento da alimentação. 

Café da manhã, almoço e jantar podem ser ajustados para um cardápio mais enxuto e mais fácil de ser transportado. O hóspede escolhe as opções e recebe em seu quarto. Trata-se também de uma comodidade a mais que as pessoas podem desfrutar.

Esta dica complementa a dica que demos logo acima. Talvez o hotel ou pousada tenha que investir em novos móveis – como mesas e cadeiras – para colocar nos quartos e, assim, permitir que o hóspede faça as refeições com conforto.

Outro ajuste, caso seja possível, é a criação de novos espaços físicos como, por exemplo, uma área aberta no restaurante para que as pessoas possam ficar mais à vontade ao ar livre.

Espaços coletivos talvez tenham que ser transformados em salas para uso individual ou restrito a uma família. Nelas, a hospedagem pode oferecer aulas de yoga e meditação, por exemplo, mas de forma mais particular e restrita. 

E por falar em atividades individuais, uma das tendências na retomada da hotelaria é focar em ações de entretenimento específicas para o perfil do público que busca pela hospedagem. 

Para isso, é fundamental saber das preferências e necessidades dos hóspedes e, a partir delas, pensar práticas que sejam do interesse dos viajantes. Trata-se de uma maneira de despertar ainda mais o desejo de se hospedar ali. 

Divulgue as boas práticas de higiene que são realizadas, comunique sobre os diferenciais, as novidades e as atividades personalizadas. Faça o uso consciente das redes sociais para transmitir a imagem que deseja do hotel ou pousada. 

As redes sociais são ferramentas indispensáveis, inclusive na hotelaria, e estar presente de forma ativa e responsável no mundo digital reflete em vantagens no mundo real. Estabeleça um vínculo de confiança com seus hóspedes. 

Por fim, vale ressaltar novamente que a retomada da hotelaria já se mostra na prática e o cenário aponta para dias ainda melhores. Então, hotéis e pousadas devem estar preparados para receber os hóspedes ansiosos por novas descobertas e para atender às demandas e necessidades que a nova realidade impõe.   

 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Continue acompanhando mais dicas e informações sobre hotelaria em nosso blog. Até o próximo!

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