Lençol, toalha, colcha, cobertor. Quais peças, de quais modelos, cores, tecidos e tamanhos escolher? Montar o enxoval de hotelaria requer planejamento e conhecimento sobre as principais características de cada item e de cada material usado na fabricação. A escolha das peças na hora da compra deve levar em consideração qualidade dos produtos, a durabilidade, a resistência e o conforto que oferecem, além, é claro, do custo-benefício envolvido.
Outro ponto fundamental é ter clareza sobre a finalidade de cada peça do enxoval e sobre o estilo do hotel ou pousada. Afinal de contas, toalhas e lençóis também são responsáveis por refletir a identidade do seu negócio, certo? Diante disso, preparamos este artigo com as principais perguntas sobre enxoval de hotelaria para te ajudar a fazer o investimento com melhor retorno tanto para o bolso como para a imagem perante o hóspede. Vamos lá?
1. Quantos fios têm os lençóis de hotel?
Para começar, uma pergunta bastante recorrente: lençol de quantos fios é indicado para hotelaria? Bem, a quantidade de fios é um ponto importante quando falamos sobre a qualidade de lençóis, fronhas e colchas. Quanto mais fios, mais macia e confortável o toque será a peça. Um item com 300 fios é um item que possui essa quantidade dentro de cada polegada quadrada.
Para a hotelaria, a recomendação é de 150 a 300 fios. No entanto, há diferenças entre tecidos com o mesmo volume de fios, já que o material de fabricação também influencia no conforto da peça.
Então, quando falamos em lençol “100% algodão”, estamos dizendo que esse tipo de lençol possui 150 fios e é feito somente com algodão. Trata-se de uma peça macia mesmo tendo poucos fios na trama. Outra vantagem é que é antialérgico, como todos os lençóis feitos com algodão puro.
Já o lençol de percal é feito a partir de 180 fios e pode ser tanto fabricado em 100% algodão (puro) como em 50% algodão e 50% poliéster, que chamamos de misto.
Para saber mais sobre como escolher o melhor lençol, acesse esse outro artigo aqui.
2. Qual o tecido de lençol para hotelaria?
Como vimos acima, o tipo de tecido está ligado à quantidade de fios e à combinação desses dois aspectos reflete em uma peça mais confortável, macia e de melhor qualidade na hotelaria.
Para atender às diferentes demandas de hotéis e pousadas e fazer a escolha do melhor lençol, o enxoval pode ser composto por peças com elástico, sem elástico e de 150 ou 180 fios.
O carro-chefe, ou seja, aquele que é utilizado por 80% da hotelaria no Brasil, é o lençol com 50% algodão e 50% poliéster em mistura potente que alia praticidade, maciez e aconchego.
3. Quais são os travesseiros usados em hotéis?
Travesseiros podem refletir em noites maravilhosas de sono ou podem ser verdadeiros vilões das costas, cabeça e pescoço. Por isso, hotéis e pousadas devem investir em travesseiros de qualidade atestada e certificados.
Além disso, há estabelecimentos que contam com um verdadeiro menu de travesseiros. O objetivo é atender às demandas específicas de cada hóspede. Há hotéis, por exemplo, que oferecem travesseiros de espuma ortopédica – ideal para hóspedes que possuam algum problema de coluna -; travesseiros de espuma compacta; travesseiros aromatizados; travesseiros de látex natural; travesseiros para bebês; etc.
A variedade permite que a pessoa tenha uma experiência mais agradável durante a hospedagem.
4. Quanto dura o enxoval de hotelaria?
Como falamos no início deste artigo, montar um enxoval de hotelaria requer planejamento e pensamento estratégico. A durabilidade das peças do enxoval vai depender de fatores como qualidade do artigo, frequência de uso, armazenamento e processos de lavagem.
Como dica para preservar o enxoval e fazer com que ele dure mais, é importante que hotéis e pousadas tenham peças em estoque para que possam fazer um rodízio. Assim, a governança pode revezar o uso e reduzir os impactos do uso e da lavagem sobre os tecidos, estendendo o tempo útil das peças.
Outra atitude que colabora para a durabilidade do enxoval de hotelaria é que, após chegar da lavanderia, as peças descansem por 48 horas. Dessa maneira, as fibras do tecido têm como se recuperarem dos impactos causados pelos produtos de limpeza utilizados na higienização.
5. Qual a melhor toalha para usar no hotel?
O banho após um dia de praia, de cachoeira, de trilha, de visitas pela cidade. O banho ao chegar no hotel é um dos momentos mais esperados e, certamente, o hóspede terá uma experiência muito melhor se for abraçado por uma toalha macia e capaz de absorver a água rapidamente.
Por isso, no momento de escolher a toalha de banho e de rosto para enxoval da hotelaria, é preciso avaliar o tecido, que deve ser macio e confortável ao toque. Neste sentido, a recomendação é escolher toalhas confeccionadas, em sua maior porcentagem, em algodão.
Assim, as toalhas com composição de 90% algodão e 10% poliéster podem ser uma ótima opção, pois oferecem a maciez do algodão com a praticidade do poliéster, responsável por dar mais resistência e facilitar a lavagem e a secagem.
Além disso, é preciso certificar-se de que as toalhas para seu hotel ou pousada possuam costuras reforçadas – preferencialmente duplas – e um acabamento de qualidade.
A gramatura, que é a medida da grossura, da densidade e, no caso dos itens têxteis, a quantidade de gramas de algodão por metro quadrado, é outra característica de resistência que deve ser checada.
No artigo, “Qual a melhor toalha para seu hotel ou pousada”, você encontra mais detalhes e aspectos relevantes no momento de escolher este artigo do enxoval.
6. Qual a melhor opção para lavar o enxoval do seu hotel?
É melhor lavar o enxoval no próprio hotel ou terceirizar? Bem, a resposta para essa pergunta também deve levar em consideração alguns fatores. Não há certo ou errado, mas sim o melhor para cada estabelecimento.
No caso da lavanderia própria, os próprios funcionários do hotel se responsabilizam por cuidar de todos os itens do enxoval de hotelaria. Para isso, é preciso que haja espaço adequado, maquinário, produtos e que os responsáveis sejam treinados para realização dos procedimentos.
Já em uma lavanderia terceirizada, a empresa contratada fica responsável por realizar os serviços e deve dispor de pessoal, equipamentos e produtos adequados.
Na maioria das vezes, as lavanderias possuem diversos processos de lavagem e são mais bem equipadas.
7. Por que utilizar lençóis brancos no hotel?
A limpeza de uma hospedagem pode ser percebida em muitos momentos e lugares e está entre as principais exigências e preocupações dos hóspedes. O enxoval da hotelaria faz parte desse cuidado e é responsável por refletir a imagem do estabelecimento em relação à higienização.
Neste sentido, a cor branca é a preferida de hotéis e pousadas para o enxoval, pois é uma cor que remete à limpeza e que evidencia qualquer tipo de sujeira. Assim, quando o hóspede vê uma toalha bem branquinha se sente mais seguro em relação à higienização daquela peça.
A escolha por lençóis e toalhas de cores brancas reflete em limpeza, elegância e em ganho quando se trata de processos de lavagem, já que as peças brancas não desbotam e o gasto com produtos de limpeza é reduzido em relação às peças coloridas.
Cada escolha vai demandar investimentos e estruturas que devem ser calculados e avaliados por cada hotel ou pousada.
8. Quais lençóis são melhores para o hotel: com ou sem elástico?
A pergunta de milhões: lençol com ou sem elástico para a hotelaria? Bem, mais uma vez, não há uma resposta única. A escolha por lençol com ou sem elástico deve estar baseada nas necessidades e na estrutura do hotel ou pousada.
Veja só: os modelos de lençóis de baixo com elástico são recomendados para estabelecimentos menores, como pousadas, hostels e clínicas, já que não exigem técnicas especiais para serem colocados na cama.
Ao usar o lençol com elástico, é possível vestir a cama do seu hotel com muito conforto e beleza, mas é preciso atenção para certificar-se de que os cantinhos do lençol estão bem presos e envoltos no colchão, para não correr o risco do hóspede se mexer durante a noite e acordar com o lençol na metade da cama.
Na hora da compra, é muito importante checar a altura do colchão e a altura do lençol para que ele seja capaz de envolver toda a espessura e, assim, ficar bem ajustado.
Já os modelos de lençóis de baixo sem elástico são indicados para hotéis e estabelecimentos maiores, que contam com uma equipe de governança mais estruturada, com profissionais com cursos de camareira e que detém técnicas de envelopamento de camas.
Assim, para deixar o lençol bem esticadinho, é preciso habilidade para realizar as dobras certas, fixar bem no colchão e garantir uma boa noite de sono ao hóspede. Trata-se de uma peça que exige mais conhecimento na hora da troca.
No armazenamento, os lençóis sem elástico são mais fáceis de dobrar e ocupam menos espaço.
Então, no momento da escolha, é preciso considerar a identidade da sua hospedagem, sua estrutura e sua demanda, certo?
9. O que são aquelas bolinhas que aparecem no lençol?
Investir em um enxoval e logo precisar trocar por conta da formação de bolinhas no tecido. Conhecidas como piling, essas bolinhas prejudicam a aparência da peça e transmitem uma mensagem de descaso ao hóspede. Por isso, ao escolher o enxoval de hotelaria, é fundamental fugir desse problema comum aos lençóis de baixa qualidade.
Mas por que essas bolinhas se formam? Bem, há dois tipos de fios no enxoval: o fio cardado e o fio penteado. O primeiro é conhecido por ter fibras curtas e, em seu processo de fabricação, ele não passa por uma máquina chamada penteadeira. O resultado é um lençol com menos qualidade.
Já o lençol de fio penteado passa pela penteadeira que tem como função retirar fibras mais curtas e impurezas provenientes do algodão, garantindo mais resistência e qualidade ao lençol.
Dessa maneira, o processo de fabricação do fio penteado impede a formação de emaranhados de fibras e do piling. Escolher o melhor lençol para hotelaria é escolher pela maior qualidade.
Por fim, vale destacar que todos os lençóis da Conamore passam pelo teste chamado Martindale para verificação de piling, garantindo, assim, a qualidade dos produtos antes de serem comercializados.