Não é raro encontrar iniciativas de empresas e estabelecimentos que buscam meios sustentáveis para atuar e se desenvolver. Afinal, sabemos que é fundamental equilibrar as necessidades atuais e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente e preservá-lo para as próximas gerações. Mas, sob uma visão empresarial, é necessário entender como tais práticas também beneficiam o orçamento e como afetam a percepção do público em relação à marca, no caso, seu hotel. Neste post, vamos falar sobre os programas de reuso de toalhas, que são uma das formas que os hotéis podem aliar redução de custos e preservação dos recursos naturais.
Quais as vantagens da reutilização de toalhas?
Existem diferentes caminhos para colocar o reuso de toalhas em hotel em ação, mas todos eles têm como objetivo economizar água, a energia utilizada pelos equipamentos da lavagem industrial, além de diminuir o uso de produtos de limpeza e aumentar a durabilidade das toalhas para aliviar as compras de reposição. Há ainda hotéis que somam a isso algum tipo colaboração para ações socioambientais, incentivando os hóspedes a permitirem que as toalhas sejam lavadas a cada dois ou três dias. Essa economia de despesas influencia diretamente no orçamento do hotel e também colabora para que os hóspedes e clientes potenciais vejam seu hotel com uma postura mais “ecofriendly”. Ou seja, “amigo” da natureza, o que, de modo geral, é visto como algo muito positivo em tempos que o conceito de sustentabilidade vem ganhando força.
Posso definir uma regra a frequência das lavagens?
Se você gostou da ideia e quer adotar essa prática, lembre-se de que nunca se deve impor uma norma de lavagem das toalhas aos hóspedes. O mais adequado deixar que escolham se a lavagem será diária ou não, mas também apresentar e estimular a adesão ao programa, comunicando os benefícios e mostrando que eles podem participar ativamente de iniciativas que preservam o meio ambiente.
Como comunicar meus hóspedes sobre o programa?
Decidiu implementar o programa de reuso de toalhas no seu hotel? Bacana! Agora, você precisa contar isso aos seus hóspedes. Divulgue essa iniciativa antes mesmo da reserva: no site, nas redes sociais e em newsletters. No hotel, oriente a equipe da recepção para informar no momento do checkin e, nos quartos, coloque algum tipo de material impresso como um folder, um adesivo no espelho ou uma tag na maçaneta da porta do banheiro, por exemplo. Aqui entra a criatividade! Busque uma linguagem atrativa para cativar a atenção das pessoas e, sempre que possível, dê um jeitinho de reforçar a ideia – um aviso no hall de entrada vale para lembrar!
E como vou saber se eles querem reutilizar a toalha?
O “sinal” mais comum e mais eficaz praticado pelos hotéis é deixar a toalha no chão ou pendurada. No primeiro caso, o hóspede deseja que seja lavada. No segundo, prefere reutilizá-la. Assim, de forma simples e com a divulgação feita previamente, hóspedes e equipe de limpeza se entenderão sobre o que fazer. Por isso, é importante treinar e reforçar para os colaboradores do seu hotel como proceder, evitando que eles acabem trocando as toalhas mesmo quando o hóspede sinalizar não é necessário.
O que mais posso fazer para incentivar a adesão?
Como comentamos, alguns hotéis optam por incrementar os programas de reuso de toalhas. É possível que seu hotel estabeleça e mensure uma quantidade de toalhas não lavadas e ao bater essa “meta”, seja feita uma doação para um projeto ou ONG – pertinente e confiável – em nome do hotel. Se você se interessar em apoiar uma causa, melhor ainda! Só fique atento para apresentar todo o processo de forma muito transparente, e certifique-se de que a instituição é séria e realmente irá ajudar o mundo a ser um lugar melhor!
E você, já pratica reuso de toalha? Pretende implantar essa ideia? Não se esqueça que para garantir a eficácia do programa, seu hotel precisa de toalhas de qualidade e durabilidade! Veja as opções da Conamore na loja virtual e compre com segurança, melhor preço e pronta entrega.