Qual a diferença entre hotel, pousada e hostel?

COMPARTILHE

Abrir uma pousada, ter um hotel, transformar a casa em um hostel. As ideias e planos podem estar na cabeça de muita gente, já que o setor de turismo e da hotelaria se mostram cada vez mais importantes para a economia do Brasil e as portas que se abrem podem ser janelas de frente para o mar. Mas, antes de entrar no mercado, será que você sabe distinguir um estabelecimento do outro? Será que você sabe o que caracteriza cada forma de hospedagem? 

Qual a diferença entre hotel, hostel e pousada? De cara, a pergunta pode parecer óbvia e a resposta pouco importante. No entanto, no dia a dia e na prática dos estabelecimentos, essa resposta reflete diretamente nas várias questões que fazem parte de cada tipo de negócio. Nível de investimento, cuidados necessários, estratégias de marketing específicas, entre outros aspectos precisam ser vistos dentro da realidade e da proposta de cada tipo de hospedagem. 

Por isso, preparamos este artigo para que você possa conhecer e compreender as diferenças entre hotel, pousada e hostel e, assim, se destacar no mercado. Vamos lá?

O que é um hotel?

Vamos começar com o tipo de hospedagem mais conhecida. Um hotel é um estabelecimento que oferece estadia e, habitualmente, refeições, entretenimento e outros serviços para seus hóspedes e/ou para o público em geral. 

Nos hotéis, há uma diária a ser paga para que a pessoa possa usufruir de seus quartos, acomodações e estruturas de lazer. Dessa forma, então, hotel não seria a mesma coisa que pousada? 

Se olharmos mais de perto vamos entender que um hotel tem a mesma função que uma pousada, no entanto, não são a mesma coisa e não dispõem, exatamente, das mesmas coisas.

Vale destacar que não há uma única definição que dê conta falar o que é um hotel, mas temos como ponto de partida a ideia de que um hotel é um espaço que, além de alojamento, oferece:

  • refeições (geralmente, um hotel conta com restaurante próprio); 
  • opções de atividades e entretenimento aos hóspedes (como aulas de ginástica e sauna);
  • enxoval de cama e banho (inclusive toalhas para piscina e/ou praia, além de cobertores e colchas);
  • serviços complementares para os hóspedes (como massagens, guias para passeios e trilhas, etc). 

Já em relação à estrutura, um hotel, normalmente, conta com:

  • construção sem limitações (um hotel pode ter mais de 200 quartos, em edifício com mais de 100 andares);
  • funcionamento ininterrupto (hotéis funcionam o ano todo, independente da temporada);
  • equipe robusta (hotéis têm, normalmente, um número alto de colaboradores uniformizados e com uma tratativa muito mais formal;
  • receitas alternativas (por meio do aluguel de salas, auditórios e ambientes para eventos corporativos, seminários e mesmo casamentos ou aniversários.

Desse modo, podemos ver que a estrutura de um hotel comporta muitas outras e possibilita, em certa medida, uma estadia cercada de mais conforto, comodidade e praticidade. O hóspede de um hotel, geralmente, passa mais tempo usufruindo dos espaços e serviços disponibilizados ali dentro do que do lado de fora. 

Outra característica dos hotéis é que eles podem ser definidos por classificações. A mais conhecida delas é a classificação por estrelas, que busca mensurar o nível de qualidade estrutural e de serviços de um estabelecimento, variando de uma a cinco estrelas.

Por aqui, a classificação se dá por meio do Ministério do Turismo, que tem essa responsabilidade e, para isso, em 2012, foi criado o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem). Vale destacar que as pousadas, segundo o SBClass, também são classificadas em estrelas, no entanto, ela é bem menos popular para os hóspedes. 

Categorias de acomodação dos hotéis

Ainda sobre as categorias e classificações dos hotéis, temos as que olham para os tipos de acomodação e, assim, temos os que são: hotel, resort, hotel-fazenda, hotel histórico e hotel boutique.

Podemos dizer que, em suma, a estrutura deles é a basicamente a mesma que já falamos neste artigo, o que os diferencia, porém, são os serviços complementares e as propostas de experiências que cada um oferece.

  • um resort tem como foco proporcionar maior nível de lazer e entretenimento, aliando a natureza à sua estrutura. Então, oferecem caminhadas, tirolesas, parques aquáticos etc.;
  • um hotel-fazenda, geralmente, está localizado em áreas rurais e tem como objetivo oferecer uma experiência mais rural, no campo, em contato com a vida mais interiorana das cidades. São estabelecimentos que se integram muito aos produtores locais e oferecem serviços como passeios de charrete ou a cavalo, proporcionando maior aproximação com a natureza.
  • um hotel histórico, normalmente, está estabelecido em uma construção com certo grau de importância histórica, com arquitetura antiga, que pode ser original ou restaurada. Pode ser ainda um espaço de iniciativas histórico-culturais reconhecidas pelo Governo.
  • um hotel boutique carrega em si um o conceito bem único, vindo dos anos 70.Trata-se de uma hospedagem que investe em design diferenciado, capaz de surpreender o viajante que busca por opções luxuosas, tranquilas e com mais amenidades. Ele se aproxima de um outro tipo de hotel, o hotel charme, mas com ênfase maior nos elementos de arte e individualidade.

Com estes dois últimos modelos de hotel, começamos a nos aproximar do desenho de uma pousada. Veja a seguir. 

O que é uma pousada?

Vamos agora à definição de pousada que, como vimos anteriormente, está bem próxima de um hotel, porém com suas particularidades. Neste sentido, a pousada está associada a uma forma de hospedagem mais intimista, ​​em uma construção menor e com um atendimento mais próximo, menos formal. 

Uma pousada também pode oferecer opções de alimentação e, assim como os hotéis, elas podem ser classificadas com o sistema de estrelas, dependendo dos serviços e comodidades oferecidas. 

O hóspede que geralmente opta pela estadia em uma pousada busca por privacidade, segurança e conforto, sem abrir mão da sensação de aconchego, de casa, que este tipo de hospedagem costuma oferecer.

Entre as principais características de uma pousada, podemos destacar:

  • construções mais horizontais (não tendo mais do que três andares);
  • construção concentrada em um único prédio (ou dividida em casinhas menores como: chalés e bangalôs);
  • decoração com uma certa temática (mais rústica ou de com o uso de elementos que remetem ao lugar em que está situada);

Em relação aos serviços, as pousadas costumam ter:

  • serviços de recepção;
  • alojamento;
  • alimentação;
  • enxoval de cama e banho (inclusive toalhas para piscina e/ou praia, além de cobertores e colchas);
  • pequena área de lazer. 

Raio x: hotel x pousada

O que é um hostel?

Por fim, chegamos ao tipo de hospedagem conhecida como hostel. Aqui temos uma opção de acomodação na qual os hóspedes dividem quartos coletivos (geralmente com beliches) e outros ambientes, como banheiro e cozinha. Trata-se de uma estadia compartilhada, na qual pessoas desconhecidas ficam no mesmo espaço. 

O hostel é uma alternativa interessante para os viajantes que querem fazer as malas, cair no mundo, mas gastando bem pouco. No caso do hostel, os serviços são mais limitados, no entanto, é preciso que haja, mesmo assim, certa estrutura de atendimento para receber os hóspedes e acomodá-los de forma confortável. Há ainda alguns estabelecimentos desse tipo que oferecem café da manhã e promovem eventos sociais e culturais entre hóspedes e clientes de fora. 

Conhecer as diferenças para ter um melhor desempenho

Bem, esperamos que este artigo possa ter ajudado você a entender melhor as diferenças entre hotel, pousada e hostel. Compreender que, apesar de muito parecidas, as formas de hospedagem carregam aspectos singulares é fundamental para traçar um plano de negócio promissor e sustentável, para desenvolver estratégias de comunicação e marketing assertivas e para atender às expectativas dos hóspedes.

Com as informações em mãos e consciente do papel e das funções da sua estadia, certamente, você terá melhores resultados no mercado da hotelaria. Conte com a Conamore para encontrar as melhores soluções em enxoval profissional seja para pousada, hotel ou hostel
Até o próximo 🙂

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS