Saiba como planejar as vendas do hotel para o fim de ano

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Após um longo período de quarentena as pessoas desejarão viajar, relaxar a aproveitar a vida em família e amigos. Mas afinal, como serão essas experiências de forma segura a partir desse novo cenário mundial? E mais, como você, dono de hotel ou pousada, pode se planejar para atrair hóspedes e vender mais nas festas de final de ano e férias de verão? 

Talvez esses sejam um dos maiores questionamentos do turismo em tempos de coronavírus. De acordo com o Ministério do Turismo, alguns hotéis já retomaram com suas reservas desde junho. 

No levantamento realizado pelo turismo Kayak a tendência geral entre os turistas diante desse novo contexto é que as pessoas fugirão dos grandes centros e procurarão viajar para cidades mais próximas de suas casas, em lugares cercados de belezas naturais.

Pensando nisso, existem algumas estratégias importantes que podem te ajudar a fazer o seu hotel, pousada ou rede de hotelaria vender mais. Confira o guia que preparamos com oito dicas importantes sobre como seu hotel pode vender mais nas festas de final de ano e férias.

Vamos às dicas?

1- Planejamento é importante

Antes de qualquer coisa, montar um planejamento estratégico para atrair mais hóspedes para seu hotel nas festas de fim ano é fundamental.

Você pode começar a planejar as vendas do hotel elencando seus objetivos principais. 

Por meio do planejamento você conseguirá mensurar quais poderão ser os resultados e impedir que algum imprevisto aconteça. Afinal, esse é um momento em que você precisa estar seguro nas suas ações para evitar futuras dores de cabeça. 

Por isso, é interessante avaliar pelo menos duas principais questões em seu planejamento:

Quais metas você quer atingir?: para isso veja e entenda quais foram os desempenhos das vendas do hotel ou pousada nos anos anteriores. A partir da sua análise, estabeleça quais metas você pretende atingir esse ano. 

Quanto seu hotel pode investir?: é importante destinar um valor para investir durante o período de maiores movimentos, principalmente agora com esse novo cenário vindo por meio do coronavírus. 

Sendo assim, leve em consideração investir em decorações, manutenção da estrutura, funcionários extras, estoque de produtos, marketing e demais itens que possa considerar importante para o crescimento das vendas do hotel nessa fase.  

2- Invista em estratégias de vendas em hotelaria

Uma das estratégias que podem melhorar as vendas do hotel é elaborando descontos regressivos para reservas antecipadas.

Sendo assim, crie pacotes que contemplem os hóspedes com reservas prévias. Por exemplo: quanto mais distante for a reserva da data de hospedagem, maior o desconto na compra do pacote de fim de ano.

Mas lembre-se sempre de considerar sua reserva de investimento antes de iniciar com os descontos. Lembra do tópico anterior?

 Tenha um diferencial em sua hotelaria

3- Tenha um diferencial em sua hotelaria

Apostar em trazer boas experiências aos clientes pode atrair mais vendas ao hotel. Sendo assim, conheça algumas maneiras que demonstram cuidado e preocupação com seus hóspedes:

Recepcione seus hóspedes 

Ofereça mimos para seus hóspedes, como bombons acompanhados de um cartão de boas vinda ou boas festas, por exemplo. 

Amenities 

Ofereça os amenities de sabonetes, shampoos, condicionadores e álcool em gel 70% em forma de cuidado de preocupação com os hóspedes. 

Enxoval de hotelaria 

Um dos pontos que fazem o hotel ser destaque de conforto e aconchego são os enxovais de hotelaria. 

O enxoval de hotelaria é um fator determinante para uma boa estadia. Por esse motivo, investir em produtos de qualidade e que cause uma boa impressão são essenciais para que a experiência dos hóspedes se tornem ainda melhor. 

4- Tenha mais flexibilidade nas reservas

Como você já deve saber, hotéis e pousadas estão tendo mais flexibilidade ao realizar as reservas. Sendo assim, durante esse período é comum que os hotéis adotem um tempo maior para fazer o cancelamento.

Por esse motivo, é recomendável que o hóspede esteja ciente que sua reserva pode ser flexível e cancelada sem multa em até 24 horas antes do check in.

Aliás, alguns hotéis estão adotando o método de ¨Reserve agora, pague depois¨ para evitar depósito antecipado. Já ouviu falar sobre essa informação.

5- Entre no clima das datas comemorativas

Aproveite as datas comemorativas para montar ambientes decorativos e aconchegantes para seus hóspedes. Árvore de natal, luzes, guirlanda, esses e outros itens de decoração fazem toda a diferença na decoração em datas comemorativas assim como o natal e ano novo. 

Entretanto, como estamos falando em que os custos precisam ser pensados e reduzidos, a dica é pesquisar por decorações mais acessíveis e charmosas.

Você também pode organizar toda sua equipe com um uniforme especial referente a data de comemoração. E lembre-se, a união de toda equipe e um ótimo atendimento fazem total diferença.

6- Invista em redes sociais na hotelaria

Apostar em anúncios online pode ser o seu principal meio de divulgação, pois é por meio do seu conteúdo na internet que as pessoas criarão um relacionamento com seu hotel.

Sendo assim, este é o momento de investir em canais de comunicação para divulgação, criar promoções e divulgar em redes sociais como Facebook e Instagram, canais de venda e no próprio site do hotel.

Uma estratégia interessante é reforçar a divulgação do hotel em cidades próximas. Como estamos em um momento de cautela, provavelmente as pessoas darão preferência a destinos mais próximos. 

Se preciso, procure um profissional da área de comunicação para ajudar no crescimento de suas redes sociais.

Divulgue as atrações do turismo local

7 – Divulgue as atrações do turismo local

Apresente a gastronomia do lugar onde você se encontra, a facilidade de localização e leve mais vendas para o hotel por meio da informação.

Uma dica importante é divulgar como está o seu negócio e vocês se prepararam para receber os hóspedes pós-pandemia, seguindo as regras do Ministério da saúde.

Você também pode publicar fotos dos pacotes de turismo que o hotel oferece e repostar as imagens dos hóspedes que marcarem as redes sociais do hotel.

Construa uma comunicação direta com seu cliente e faça ele se sentir à vontade antes mesmo de antecipar a reserva.

8- Informe seus hóspedes sobre a higiene

O governo federal divulgou recentemente alguns protocolos sanitários onde estão descritas todas as medidas de segurança, limpeza e higienização contra a Covid-19. 

Informar futuros hóspedes sobre as medidas em que o hotel está tomando para reduzir os riscos de contaminação do coronavírus faz com que eles se sintam mais seguros em garantir a reserva. 

Por fim, aposte em criar um material online para divulgar as práticas rotineiras de higienização, seja via e-mail, redes sociais ou qualquer outros meios de comunicação. 

Essas são algumas das possibilidades de planejar as vendas do hotel para o fim do ano. Basicamente você precisa de organização, criatividade e claro, dedicação pelo o que faz. 

Depois desse guia é hora de colocar a mão na massa pois as datas comemorativas já estão chegando. Esperamos que nossas dicas sejam praticadas e que atraiam diversas vendas para seu hotel. 

 

Esse conteúdo foi importante para você? Continue acompanhando mais dicas e informações sobre hotelaria em nosso blog.

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1 comentário

  1. Sua contribuição está sendo de fundamental importância para a abertura e construção do meu meu projeto.
    Obrigado!

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