Setores hoteleiro e de turismo: qual o cenário e o quais as tendências para 2019?

COMPARTILHE

Para qualquer empreendedor, os números são grandes aliados na hora de fazer o planejamento para o negócio, certo? E, para você que trabalha no setor hoteleiro, é ainda mais válido entender como está o mercado e aproveitar as oportunidades que virão da melhor forma possível! Por isso, separamos os resultados da pesquisa Hotelaria em Números – Brasil 2018 para que você veja o histórico de crescimento e também reunimos as principais tendências para o turismo nacional em 2019 a fim de oferecer perspectivas do que está por vir. Acompanhe a leitura!

 

2017, o ano da retomada

A pesquisa, realizada em 2017 com 500 hotéis, resorts e flats, traz um panorama de como foi o ano para o setor: houve um sutil crescimento no índice médio de ocupação, que subiu de 55,2% para 56,5%. No ranking das cidades que apontaram melhor desempenho, o primeiro lugar é da capital Brasília, seguido por São Paulo, Fortaleza, Curitiba e Salvador.

Além deste estudo, o economista do Insper, Otto Nogami, participou das palestras da Vila do Saber e também comentou dados relevantes sobre o mercado de turismo em 2017. Foram 92 milhões de passageiros domésticos e mais 65 mil de empregos gerados pelo setor!

Em relação a este ano, as expectativas eram mais animadoras, porém, ao longo do ano com a desvalorização da moeda e a redução do que era esperado para o PIB, os indicadores não foram tão positivos quanto o projetado. Então, você deve estar se perguntando…

 

E o que vem pela frente?

Com um novo governo assumindo em 2019 e muitas incertezas, é natural que haja uma sensação nebulosa. Mas, tanto para pesquisa quanto para o economista, o mercado de turismo apresenta um prognóstico de crescimento. Ainda segundo Otto Nogami “independentemente de quem esteja no comando da economia, temos perspectivas interessantes para o ano que vem. Apesar de momento recessivo, todas as projeções estão mostrando um 2019 agradável, mesmo que nos próximos anos a tendência seja normalizar”, finalizou.

Para você se preparar para o próximo ano, vale destacar as três principais tendências que especialistas indicam como as mais promissoras para o turismo:

  1. Chatbots na hotelaria
    Chatbots na hotelaria

    Mobile: em busca de cada vez mais praticidade, os consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais para fazer reservas e comprar passagens por meio de aplicativos. Invista em tecnologia para dispositivos móveis!

  2. Ofertas personalizadas: considerando a comunicação no ambiente digital, é possível utilizar dados coletados dos clientes para traçar uma mensagem muito mais acertada. Por exemplo, segmentar dicas de novos passeios, atrações em família ou para casais, pode incentivar o fechamento de uma reserva no hotel!
  3. Inteligência artificial: o uso de chatbot é uma prova de que essa inovação pode ser um grande diferencial para os empreendimentos do setor. Como falamos sobre praticidade, os consumidores não querem esperar muito para esclarecer dúvidas ao planejar a viagem. Nessa hora, a inteligência artificial permite um atendimento dinâmico para o usuário!

 

E você, tem alguma outra tendência para compartilhar com a gente? Conte nos comentários! E agora que você já sabe mais sobre o mercado hoteleiro e de turismo, desejamos que tenha uma excelente alta temporada e coloque em prática as novidades que trouxemos para que 2019 renda muitos frutos para seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTS RELACIONADOS