Você sabia que mais de 50% das vendas de hospedagem foram feitas on-line em 2017? Esses dados impressionantes são da pesquisa Euromonitor Brasil e mostram muito bem a força que a internet ganha com o passar do tempo. Nesse contexto tecnológico e de acesso praticamente instantâneo às mais diversas informações, as empresas precisam se ajustar para atender a um público cada vez mais exigente.
É o que chamamos de “ Era da Assistência”, na qual os smartphones desempenham um papel central na busca por dicas, serviços, avaliações e muitas outras informações que influenciam na decisão de compra dos turistas. A seguir, destacamos os principais pontos que você pode explorar na estratégia de marketing do seu hotel, de acordo com o artigo do Think with Google. Confira!
Na palma da mão
Somos um país com 235 milhões de smartphones ativos! Junte a isso o fato de que, em 2017, foram feitas 1 bilhão de buscas por viagens na internet – sendo que 56% partiram dos celulares. É no ambiente digital que os viajantes pesquisam destinos, roteiros, hotéis, passagens e captam todos os insumos para planejar a viagem!
Porém, mesmo com números tão significativos, o estudo analisou que se dividirmos a decisão de compra para realizar uma viagem, temos três etapas:
- planejamento;
- compra;
- pós-compra.
E se tem uma em que ainda há muito espaço para explorar é a do planejamento, ou seja, quando a pessoa ainda não decidiu para onde ir e está procurando e reunindo as informações para definir como será a viagem. Neste ponto, a principal dica é: foque em ajudar seu potencial hóspede a planejar, esclarecendo dúvidas, desde as mais simples até as mais complexas.
Pronto para dar o play?
Uma das apostas mais certeiras se você quer destacar seu hotel neste processo é a produção de vídeos. Afinal, sabe onde as pessoas buscam informações na fase do planejamento? No YouTube! Em 2017, foram publicados 10 mil vídeos sobre hospedagem, mas a quantidade é impressionante, por exemplo, no quesito “descobrir novos destinos”: foram 400 mil tagueados com #Destinos #ExplorarGastronomia e #DiarioDeViagem.
Para aproveitar esta forte demanda por conteúdo que tem o potencial de transformar a relação do seu hotel com o público, veja algumas dicas e prepare os vídeos atrativos que valorizam seu negócio!
Invista nas emoções
As pessoas adoram compartilhar suas viagens nas redes sociais, pois os destinos traduzem como elas gostariam de ser vistas pelos amigos. Por isso, no momento de dar dicas que se referem ao estilo de turismo que o seu hóspede fará ao explorar sua a região do seu hotel, lembre-se de trazer um apelo emotivo! A ideia é gerar aquela sensação de “é lá que eu quero estar”.
Dessa maneira, será muito mais provável que o usuário sinta vontade de compartilhar seu conteúdo com outras pessoas!
Associe-se a um influenciador
Existem muitos criadores de conteúdo que já têm relevância quando se trata de determinados tipos de viagens. Que tal fazer uma busca e propor uma parceria para este influenciador produzir um vídeo com uma dica que esteja conectada com a proposta do seu estabelecimento? Assim, a audiência que já é fiel a esta pessoa será aproveitada para entrar em contato com o que você tem a dizer.
Mantenha uma frequência
De nada adianta criar um vídeo e depois de muito tempo postar outro. Para marcar presença e autoridade, é necessário seguir uma frequência de acordo com o que é viável no momento para os usuários encontrarem sempre conteúdos “frescos”. Vale lembrar que períodos que antecedem feriados devem ser trabalhados com mais atenção, para que os vídeos tenham pertinência durante o momento de decisão de compra.
Aprenda com quem sabe
A dica final para concretizar esse novo passo para a comunicação do seu hotel é buscar conhecimento. O artigo do Think With Google recomenda que para quem está começando agora na produção de conteúdo em vídeo visite a página Escola de Criadores de Conteúdo. Lá, você vai encontrar os direcionamentos para montar o canal do seu hotel no YouTube por um caminho mais assertivo.
E então, o que achou dessa tendência? É claro que fazer tudo isso exige dedicação e investimentos, mas um trabalho bem executado pode ser a virada de chave para seu hotel ganhar novas reservas e conquistar muito mais do que visualizações e ser reconhecido, sim, como referência na assistência para os viajantes Brasil afora!
Fonte: Think With Google