Tendências de experiência: o que é e como aplicar no seu hotel

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Hoje em dia, os viajantes e consumidores estão cada vez mais exigentes, procurando por experiências que vão além da simples hospedagem. Para atender a essa demanda, é essencial que você, hoteleiro, saiba das tendências de experiência e sua aplicação em seus serviços.

É exatamente este o tema deste texto. Agora você aprenderá quais são, a importância delas, como criar uma excelente experiência para seus hóspedes e as mais recentes tendências de tecnologia que podem ser usadas para melhorar ainda mais tudo o que envolva seu hotel, pousada ou Airbnb.

O que são tendências de experiência?

As tendências de experiência são todas as mudanças no comportamento do consumidor que afetam diretamente as expectativas dos hóspedes em relação à sua estadia. Elas são influenciadas por diversos fatores: globalização, aumento da tecnologia no mundo e até a  evolução das redes sociais.

Para tudo isso, os hotéis precisam andar no mesmo passo dessas transformações. Como fazer isso? Sendo proativos e adaptando-se às novas tendências, melhorando a experiência do hóspede, aumentando sua satisfação e que consequentemente aumenta a sua taxa de reservas.

A importância da experiência do consumidor

O sucesso do seu hotel está praticamente atrelado a experiência do consumidor. Veja bem, se um hóspede tem uma experiência positiva, ele estará mais propenso a voltar e a recomendar seu estabelecimento para outras pessoas.

Mas, por outro lado, uma experiência negativa pode por tudo a perder. Resultando em críticas nas redes sociais, no Google e no seu site, impactando toda a construção de imagem do seu hotel, pousada ou airbnb.

É por isso que é essencial que você invista em experiências inesquecíveis para seus hóspedes, seja ao oferecer um atendimento personalizado, comodidades que vão além do comum e um enxoval de qualidade como os da Conamore.

Como criar uma excelente experiência para os hóspedes

Você pode criar uma excelente experiência para seus hóspedes investindo em atendimento personalizado, serviços de qualidade e ir além: usar as tendências que comentamos para melhorar ainda mais a experiência do hóspede.

Veja algumas dicas com ideias para você aplicar:

Oferecer experiências locais

Muitos hóspedes procuram por experiências autênticas no entorno da localização do seu hotel, pousada e airbnb como degustação de vinhos ou tours pela cidade. Busque saber mais sobre esses eventos e ofereça aos hóspedes, este será um movimento que fará a diferença.

Personalizar a estadia

Saber as preferências dos hóspedes e personalizar a estadia de acordo com elas pode ser um trunfo na avaliação durante o check-out final. Por exemplo, você pode oferecer um travesseiro específico, toalhas mais macias e que sequem rapidamente ou adaptar o menu do restaurante às preferências alimentares do hóspede.

Leia também: como os viajantes escolhem seus hotéis e como fazer para ser o escolhido

Melhorar a comunicação

A comunicação é fundamental para uma boa experiência do hóspede, isto porque ela funciona como experiência antes da reserva. Então, disponibilize informações claras sobre seus serviços através de canais de comunicação e profissionais eficientes. Com certeza essa atitude irá melhorar a satisfação do hóspede.

Tendências de tecnologia para usar em seu hotel

A tecnologia tem um papel fundamental em várias áreas da vida pessoal do seu hóspede e, se souber aproveitar, estes recursos podem funcionar muito bem para a melhoria da experiência. Separamos algumas para você:

Check-in e check-out automatizados: para evitar filas, burocratização e demoras, ofereça a opção de check-in e check-out automatizados para facilitar este momento de expectativas e ser mais rápido e conveniente para o hóspede.

Uso de inteligência artificial: lembra que falamos sobre oferecer experiências locais? Use a inteligência artificial para encontrar recomendações de restaurantes ou atrações turísticas conforme as preferências de seu consumidor.Disponibilize aplicativos para os hóspedes: aplicativos ou sites podem ser usados para melhorar a comunicação. Assim, eles saberão que todas as informações sobre os serviços do hotel estarão reunidas em um só lugar. E se nesse app possuir um canal de atendimento, melhor ainda.

Como criar uma experiência inesquecível em seu hotel, pousada ou airbnb

Agora que você já sabe da importância de criar uma experiência inesquecível e já tem até algumas ideias, veja também como fazer isso acontecer na prática através deste passo a passo que criamos para te ajudar nessa missão.

 1. Treine sua equipe: seu time é quem fará a mágica acontecer. Por isso, investir em treinamento para garantir que todos estejam preparados para entregar o melhor atendimento em todos os pontos de contato com o hóspede.

Leia também: Insights sobre transformações que impactam a hospitalidade

 2. Serviços exclusivos: busque parcerias locais para ter descontos em spas ou um restaurante renomado, por exemplo. Esses detalhes fazem a diferença quando seu hóspede decide voltar a se hospedar ou então a indicar seu estabelecimento para alguém.

 3. Surpreenda: pequenos gestos, como um enxoval novo de quarto ou um mimo de boas-vindas, podem fazer com que os hóspedes se sintam especiais e tenham uma experiência inesquecível.

Todas essas tendências de experiência são fundamentais para a satisfação dos hóspedes e para o sucesso de um hotel. É bom saber também que você pode ir muito além dessas dicas, crie suas próprias experiências, teste e veja o que acontece quando se busca o melhor para seu consumidor.

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