Ah, as férias! Depois de meses trabalhando, finalmente as famílias e casais estão viajando para conhecer novos lugares. Mas hoje não estamos aqui para falar desse perfil de turista que, geralmente, é o que detém mais atenção. Na verdade, trazemos para você a oportunidade de trabalhar o turismo de negócios!
Executivos com malas e pastas são, certamente, potenciais hóspedes para hotéis e pousadas, porém, com finalidades e perfis diferentes, eles demandam que os estabelecimentos se adequem às suas necessidades. Confira a seguir quais são, como se preparar e conheça mais esse mercado cheio de novos horizontes para o seu negócio!
Vamos começar do começo
Para entender como trabalhar o turismo de negócio para o seu hotel, é importante compreender a dinâmica do mercado. Segundo a Embratur, nos últimos 10 anos, o Brasil teve um crescimento de 400% na realização de eventos internacionais,o que levou o país a estar entre os 10 maiores organizadores de eventos do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções. Esses encontros são uma mola propulsora que faz com que muitas pessoas viajem para participar desses momentos com objetivo de se aprofundar em sua área profissional ou fechar negócios.
O impacto da atração de eventos internacionais é a vinda de turistas estrangeiros. O Ministério do Turismo indica que cerca de 25% são pessoas de outros países que vêm ao Brasil para tratar de business, gastando ainda mais que os próprios brasileiros durante as viagens.
Se o que aconteceu até agora fomentou o turismo de negócio – considerando que em 2017, mesmo em um cenário não tão favorável, o aumento foi de 6,6% em relação a 2016 – , as perspectivas para os próximos anos são ainda mais promissoras. A Academia Brasileira de Eventos e Turismo (Abeoc Brasil) prevê que o segmento cresça 15% entre 2019 e 2021.
Ou seja, ainda dá tempo de estruturar seu estabelecimento para que o turismo de negócio seja mais um aliado no aumento de suas reservas!
Mas quais são as necessidades de quem viaja a negócios?
Além de quesitos básicos como limpeza, higiene e conforto, os turistas que estão se deslocando para trabalhar precisam de atenção maior em alguns pontos da estadia:
Conexão com a internet
Estar conectado é fundamental também para quem viaja a lazer, mas para aquele hóspede que está trabalhando é ainda mais essencial. Ao realizar suas atividades no hotel sem dificuldades, ele ficará mais tranquilo e seguro e sua experiência com certeza será melhor. Responder e-mails, participar de videoconferências e fazer buscas na web são exemplos de tarefas comuns no dia a dia dos profissionais e precisam ser feitas com agilidade!
Estrutura e serviços extras
O design e a decoração também são fatores que proporcionam identificação para o turista de negócio. Um visual mais moderno e que agregue traços da cultura regional ajudam a valorizar a estadia! E para oferecer o máximo de serviços possíveis e rentabilizar ainda mais a reserva, o hotel pode locar aparelhos audiovisuais, salas para reuniões, além de disponibilizar traslados e buffet especial para as recepções.
Roteiros e gastronomia
Toda viagem é uma oportunidade de conhecer coisas novas, certo?
Então, para marcar a experiência do hóspede, é interessante ter na ponta da língua ou até mesmo em um material impresso, roteiros comerciais – indicando possíveis parceiros de negócios em um determinado segmento, por exemplo – e roteiros de lazer – afinal, nas horas vagas, um passeio é uma ótima pedida! Nesse ponto, seu hotel pode ainda elaborar um cardápio com pratos típicos da região e drinks exclusivos para, depois de um dia de trabalho, o hóspede relaxar no restaurante.
Parcerias são bem-vindas
Procurar associações que realizam eventos no seu entorno é uma excelente forma de divulgar seu hotel quando houver encontros na cidade. Com uma parceria, é possível aumentar as reservas, uma vez que toda a organização estará orientada a indicar seu estabelecimento como a melhor opção para ficar durante o período. Pegue embalo na comunicação do evento e aproveite para atrair mais hóspedes!
E então, nosso conteúdo te deu dicas para entrar em 2019 com foco no turismo de negócio? Assine nossa newsletter e receba mais artigos como este direto no seu e-mail. Esperamos que você aproveite nossos artigos para que seu hotel ou pousada cresça cada vez mais!