“Queremos posicionar o Brasil entre os grandes destinos mundiais”. Essa foi a fala do ministro do Turismo, Marx Beltrão. Segundo ele, o governo “tem realizado uma série de ações para investir na infraestrutura dos destinos nacionais, assim como na qualificação de quem está na linha de frente do atendimento no turismo”.
Porém, na visão de quase 60% dos 2002 brasileiros entrevistados pelo Instituto FSB Pesquisa, em todas as regiões do país em março deste ano, o Brasil não está aproveitando o potencial turístico da melhor maneira possível. O objetivo da pesquisa é verificar as opiniões da população em relação ao turismo nacional, além de entender oportunidades e fraquezas do setor.
Os resultados apontam ainda que aproximadamente 50% das pessoas acreditam que o turismo no Brasil aumentou. Quando segmentada por região, a pesquisa mostra que os nordestinos são os que mais veem valor na sua região (44,2%). Já no ranking sobre as regiões que melhor aproveitam o potencial estão:
- Nordeste: 39,6%
- Norte e Centro-Oeste:32,7%
- Sudeste:32,3%
- Sul: 20,1%
Receita anual do setor
pode quase triplicar
Em entrevista ao programa Voz do Brasil na quarta-feira, 09, o presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Vinícuis Lumertz, declarou: “Nós acreditamos que sairemos desse nível de U$ 7 bilhões de receita e caminharemos para perto de U$ 20 bilhões de receita, aumentando os empregos, que é a principal prioridade do país no momento”
Essa expectativa pode se concretizar, segundo Lumertz, com a aprovação do Projeto de Lei 7425/2017 pela Câmara dos Deputados, que instaura a Agência Brasileira de Promoção do Turismo. O objetivo da medida é permitir o planejamento e execuções de ações que fomentem produtos, serviços e destinos nacionais para atrair turistas de outros países.
Atualmente, o setor de turismo no Brasil emprega 8,5 milhões de trabalhadores. Na perspectiva do presidente da Embratur, “o que nós precisamos para avançar é a aprovação das reformas que estão sendo encaminhadas para o turismo, melhorar o ambiente de negócios para o ambiente e promover mais o Brasil no exterior. Assim, nós teremos um boom no turismo como tivemos na agricultura, porque o maior potencial para o turismo do planeta está aqui no Brasil”.
Se você é proprietário ou gerencia um hotel, hostel ou pousada, que tal tentar explorar ainda mais o potencial da sua região e do seu estabelecimento para atrair novos hóspedes? Você pode ver dicas práticas e interessantes para aprimorar seu negócio no eBook preparado pela Conamore, “Marketing para hotelaria”. Boa leitura!
Fonte: Hosteltur e Agência Brasil