Dos 25.604 vistos, 18.328 foram solicitados e emitidos eletronicamente em um processo que dura, em média, 72 horas
Facilitar a política de vistos adotada pelo governo federal vem trazendo bons resultados. A medida faz parte do Brasil + Turismo, programa do Ministério do Turismo criado para estimular o setor de viagens no país e que pretende chegar a 12 milhões de turistas estrangeiros em 2022. Levantamento feito pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) mostra que desde a entrada em vigor da ação, em novembro, o Brasil já concedeu 24.553 e-Visas para os quatro países beneficiados – Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão.
O número de vistos concedidos para os viajantes das nacionalidades atendidas alcançou em fevereiro a marca de 25.604 autorizações – vistos tradicionais e eletrônicos. Destes, 18.328 foram e-Visas, ou seja, 72% do total de vistos emitidos. Os americanos foram os que mais aproveitaram a facilidade – 13.358 -, seguido dos australianos (2.170), canadenses (1.769) e japoneses (1.031).
Com o visto eletrônico o tempo para concessão – entre o processo de solicitação e emissão da autorização para entrada no país – pode durar 72 horas, em média, contra os 40 dias necessários anteriormente. O primeiro país beneficiado foi a Austrália, em novembro de 2017. Em janeiro deste ano foi a vez de Japão, Canadá e Estados Unidos entrarem no programa do Governo Federal.
HISTÓRICO e-Visas
Os Estados Unidos lideram o número de e-Visas processados (14.654), seguido de Austrália (6.221), Canadá (2.315) e Japão (1.363). Os resultados obtidos apenas no último mês mostram como a medida aumentou em até 80% a demanda para entrada no país, caso da Austrália e dos Estados Unidos.
PAÍS | FEVEREIRO DE 2017 | FEVEREIRO DE 2018 | CRESCIMENTO |
AUSTRÁLIA | 1251 | 2260 | 80,65% |
CANADÁ | 1538 | 2261 | 47% |
ESTADOS UNIDOS | 9835 | 18428 | 87,37% |
JAPÃO | 1928 | 2655 | 37,70% |
É possível esperar, portanto, novas oportunidades para a economia e para o setor de hotelaria e turismo. Hotéis, pousadas, hostels e albergues, agências de turismo e serviços relacionados precisam se preparar para acolher e atender aos turistas que chegarão ao Brasil.
Fonte: Ministério do Turismo